Como pode ocorrer e quais as consequências do assédio moral para o colaborador no ambiente de trabalho?

Perguntado por: Rafaela Gonçalves Carneiro  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

Os efeitos do assédio são graves tanto para o colaborador quanto para o empregador: além de causar danos à saúde das vítimas, todo o local de trabalho sofre com um comportamento abusivo, pois gera-se um clima de insegurança e mal-estar geral, que tem impacto na motivação e na produtividade do grupo como um todo.

Como acontece o assédio moral no ambiente de trabalho?

O assédio se caracteriza pelo ato de importunar alguém de forma abusiva. Isso ocorre, por exemplo, com perseguição, propostas, declarações ou insistências, de forma virtual ou presencial. No ambiente de trabalho, ele se configura quando a pessoa é exposta a uma situação constrangedora, abusiva ou inapropriada.

Quais as possíveis repercussões do assédio moral no ambiente organizacional?

As vítimas sofrem danos emocionais e psicológicos, que podem afetar sua qualidade de vida, desempenho profissional e relacionamentos pessoais. Por outro lado, as empresas enfrentam prejuízos financeiros e de reputação, além de uma queda na produtividade e no clima organizacional.

Quais são os possíveis danos para a pessoa assediada?

significativa redução da autoestima; diminuição da produtividade; afastamentos por doenças; desligamentos; aumento das doenças profissionais, do absenteísmo, dos acidentes de trabalho; comprometimento permanente da saúde físico-psíquica em função da pressão psicológica sofrida.

O que fazer com o assédio moral no ambiente de trabalho?

Apresente suas preocupações de forma clara e objetiva, fornecendo evidências sempre que possível. Procure apoio: Se não se sentir confortável em denunciar diretamente à empresa, procure apoio externo, por exemplo no sindicato, ou com um advogado trabalhista.

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO | ADVOGADO EXPLICA

43 questões relacionadas encontradas

Qual a punição para assédio moral no trabalho?

A pena estipulada será de detenção de um a dois anos e multa, aumentada de um terço se a vítima for menor de 18 anos. Isso sem prejuízo da pena correspondente à violência, se houver.

Quem responde pelo assédio moral no trabalho?

Assédio moral no emprego: de quem é a responsabilidade? Mesmo quando o assédio moral é praticado por chefes ou gerentes, e não diretamente pelo proprietário da empresa, a pessoa processada junto à Justiça do Trabalho é o empregador como pessoa jurídica. Quem responde, de fato, pela conduta assediadora é a empresa.

O que deve ser feito em caso de assédio no trabalho?

Caso essa movimentação não surte efeitos, o trabalhador deve procurar o sindicato da sua categoria ou ainda realizar uma denúncia na Justiça do Trabalho ou no Ministério Público do Trabalho. O trabalhador também pode avaliar a possibilidade de ingressar com ação judicial de reparação de danos morais.

Como deve agir uma pessoa que está sendo vítima de assédio?

Procure solidariedade, ajuda mútua e estratégias coletivas para enfrentar o problema; Procure suporte emocional com amigos, família, colegas e psicólogos; Evite conversar a sós com o agressor.

O que pode causar o assédio moral?

Esse tipo de assédio se dá por meio de práticas abusivas, tais como cobranças exageradas e persistentes ou o estabelecimento de metas abusivas e crescentes por parte de gestores ou representantes da organização, com o intuito de alcançar objetivos organizacionais, por exemplo.

Quais são as possíveis consequências para a empresa se as alegações de assédio moral não forem tratadas adequadamente como isso pode afetar a cultura organizacional?

Entre os principais impactos, observa-se a desvalorização do trabalho, seguida do baixo desempenho profissional, enquanto na vida pessoal, as condutas abusivas podem levar o trabalhador ao adoecimento físico e psíquico.

Qual é a principal maneira de prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho?

Conduzir Treinamentos de Sensibilização: Oferecer treinamentos regulares sobre assédio moral para todos os funcionários. Esses treinamentos devem destacar os comportamentos inaceitáveis, as consequências do assédio e os canais disponíveis para relatar casos.

Como evitar o assédio moral no ambiente de trabalho?

Nada mais efetivo que a prevenção do assédio moral, que pode ser feita por meio de políticas e regulamentos internos, bem como incentivos para que empregados relatem condutas que não estejam adequadas, com livre e fácil acesso aos canais de denúncia.

Quais são os tipos de assédio moral no ambiente de trabalho?

Em alguns casos, isso pode até afetar a vida pessoal e a saúde mental do colaborador. O assédio no trabalho pode ser categorizado em dois tipos diferentes: assédio moral e assédio sexual. Entenda cada um deles agora!

O que é assédio moral e suas consequências?

O assédio pode provocar stresse pós-traumático, perda de autoestima, ansiedade, depressão, apatia, irritabilidade, perturbações da memória, perturbações do sono e problemas digestivos, podendo até conduzir ao suicídio.

Quais são os 4 tipos de assédio?

Existem quatro tipos de assédio mais comuns: moral, sexual, stalking e bullying. Entenda melhor cada um deles, saiba como se proteger e alertar os outros sobre a situação.

O que fazer para provar que se está sofrendo assédio moral?

Sendo assim, é necessário a apresentação de evidências das situações, o que pode ocorrer com a descrição dos acontecimentos, corroborados com provas testemunhais. Além disso, também podem ser utilizados como prova os e-mails, documentos, mensagens e gravações que demonstrem o comportamento do assediador.

O que fazer quando se sofre assédio?

A denúncia também pode ser feita nas Agências da Superintendência do Trabalho e na Defensoria Pública. Se você for testemunha de algum caso de assédio sexual, também pode realizar a denúncia nos mesmos canais.

O que a lei diz sobre assédio moral?

LEI Nº 14.612 DE 3 DE JULHO DE 2023

Altera a Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Advocacia), para incluir o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação entre as infrações ético-disciplinares no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil.

O que pode ser usado como prova de assédio moral?

Testemunhas. Todas as pessoas que presenciaram os momentos de constrangimento e humilhação, podem ser testemunhas como prova de assédio moral. São elas que vão comprovar que aquela circunstância de fato existiu para a justiça do trabalho.

O que caracteriza assédio moral no trabalho como provar?

O que caracteriza assédio moral no trabalho?
  1. Utilizar o poder para obter resultados;
  2. Fazer brincadeiras que sejam ofensivas ou constrangedoras;
  3. Realizar ameaças (como punições ou demissão);
  4. Determinar jornadas de trabalho excessivas;
  5. Acusar o colaborador de erros não cometidos;
  6. Humilhar e ameaçar subordinados;

O que um chefe não pode dizer ao empregado?

Nunca revele simpatias e antipatias

Porém, como chefe, você não deve dizer aos funcionários quem você gosta e quem não gosta, por exemplo, o em quem confia e em quem não confia.

Qual o prazo para denunciar assédio moral no trabalho?

Quanto tempo leva? Procedimento conciliatório: 20 (vinte) dias, prorrogáveis por igual período; Juízo de admissibilidade: 30 (trinta) dias; Admitida a denúncia: prazos de acordo com a Lei Estadual nº 869/1952.

O que diz a CLT sobre assédio moral no trabalho?

A prática de assédio moral pode gerar rescisão indireta do contrato de trabalho por ofensa a várias alíneas do art. 483 da CLT, como rigor excessivo, perigo manifesto de mal considerável, descumprimento de obrigações legais ou contratuais, serviços superiores às forças do trabalhador, ofensa à honra e à boa fama.

O que é considerado assédio no ambiente de trabalho?

Agir de modo a impedir ou dificultar que a vítima obtenha promoção; Causar danos em seu local de trabalho; Desconsiderar recomendações médicas; Induzir a vítima ao erro.

Artigo anterior
É proibido queimar lixo no quintal de casa?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para o corpo se acostumar com a dieta?