Quais são os principais fundamentos da terceirização na nova Consolidação das Leis Trabalhistas CLT?

Perguntado por: Camila Luísa de Freitas  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (4 avaliações)

Acompanhe a seguir os principais aspectos da Lei da Terceirização.
  • Atividade-fim. ...
  • Direitos trabalhistas. ...
  • Condições de trabalho. ...
  • Quarteirização. ...
  • Tempo de duração. ...
  • Contratos anteriores. ...
  • Segurança jurídica.

Quais são os principais fundamentos da terceirização na nova Consolidação das Leis Trabalhistas CLT explique?

Isso é confirmado pelo art. 5º-B da Lei 6.019/1974, incluído pela Lei 13.429/2017, no sentido de que o contrato de prestação de serviços deve conter: qualificação das partes; especificação do serviço a ser prestado; prazo para realização do serviço, quando for o caso; valor.

O que diz a CLT sobre terceirização?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Qual artigo da CLT fala sobre terceirização?

455, da CLT). Ao passo que a terceirização diz respeito à contratação de empresa para a prestação de um serviço que não está ligado, direta ou indiretamente, ao conjunto de atividades formal ou materialmente compreendidas no objeto social da empresa contratante.

O que mudou na terceirização com a reforma trabalhista?

Dentre as principais mudanças, a lei permite que as empresas contratem profissionais que realizem a atividade-fim do negócio, mas sem estabelecer um vínculo empregatício com a mesma. Ou seja, a lei permite que as empresas contratem um ou mais trabalhadores independente da atividade a ser exercida.

TERCEIRIZAÇÃO: Entenda o que MUDOU! (Direitos Trabalhistas - Lei - CLT)

43 questões relacionadas encontradas

Quais as alterações que a lei 13.429 17 trouxe em relação à terceirização?

A Lei nº 13.429/2017 permite a terceirização ilimitada, irrestrita, sem qualquer regulamentação, ou seja, em todas as atividades da empresa, da mesma forma como preconizava o projeto que tramitava no Senado Federal.

Quais foram as mudanças que a nova lei da terceirização 13.429 2017 trouxe para o cenário trabalhista no Brasil cite as?

Trabalho temporário

A Lei da Terceirização (13.429/17), sancionada em março, já havia mudado as regras do tempo máximo de contratação, de três meses para 180 dias, consecutivos ou não. Além desse prazo inicial, pode haver uma prorrogação por mais 90 dias, consecutivos ou não, quando permanecerem as mesmas condições.

O que diz o artigo 455 da CLT?

- Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamação contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.

Qual o conteúdo do artigo 443 da CLT?

O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

Qual a responsabilidade trabalhista das empresas na terceirização?

2 Responsabilidades das Empresas na Terceirização

Que numa terceirização irregular, aplicando o art. 455 da CLT a responsabilidade será solidária pelos débitos trabalhistas, ou seja, o prestador de serviços terceirizados poderá cobrar tanto da tomadora quanto da prestadora de serviços (BENHAME,2018).

Quem trabalha terceirizado tem carteira assinada?

Empregado terceirizado tem direito à carteira assinada? Sim. Quem é responsável pela carteira assinada do empregado terceirizado é a empresa contratante e não a empresa para a qual ele presta serviços. A carteira de trabalho, além de ser assinada, deve atender a todas as formalidades previstas na CLT.

Como era disciplinada a terceirização trabalhista através da Súmula n 331 TST?

Em 1993, o TST editou nova súmula, a 331, que até hoje é a única orientação sobre a Terceirização: “I – A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário. (Lei n. 6.019, de 03.01.1974).

Qual a vedação legal no contrato de terceirização?

Vedação de Atividades

Nesta hipótese, é vedada qualquer atividade laboral do aprendiz, ressalvado o manuseio de materiais, ferramentas, instrumentos e assemelhados.

Qual é o objetivo da terceirização?

'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho'

O que é o artigo 443?

Art. 443 – O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.

Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado de acordo com o art 443 da CLT?

443 da CLT, o contrato de trabalho por tempo determinado só é valido, em se tratando de: a) serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) atividades empresariais de caráter transitório; c) contrato de experiência (veja subitem 5.3).

Como funciona o contrato de trabalho por prazo determinado?

O que é contrato por prazo determinado? É o contrato de trabalho que tem datas de início e término antecipadamente combinadas entre o trabalhador e o empregador. 2. ... O contrato por prazo determinado já previsto na CLT se refere a atividades temporárias ou transitórias e ao contrato de experiência.

Como funciona o período de experiência?

O contrato de experiência funciona como um período de teste no qual os dois lados podem verificar a viabilidade do vínculo. O empregador tem direito ao desligamento com menos encargos. Já o funcionário pode se desvincular caso não sinta que todas as suas expectativas em relação ao cargo serão alcançadas.

O que diz o artigo 456 da CLT?

Prevê o artigo 456, parágrafo único, da CLT que "a falta de prova ou inexistindo cláusula expressa a tal respeito, entender-se-á que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal.".

Quantas vezes o contrato de experiência pode ser prorrogado?

Um contrato de experiência pode, por exemplo, ser celebrado com o prazo de 30 dias e ser prorrogado por mais 60. O importante, nessa questão, é lembrar que a prorrogação só pode ocorrer uma única vez e, claro, respeitar o prazo máximo de 90 dias, como já dito acima.

Quais as principais mudanças geradas pela lei da reforma trabalhista lei n º 13.467 2017?

Uma grande inovação que a Lei nº 13.467/2017 trouxe foi a rescisão por acordo, prevista no artigo 484-A. De acordo com o artigo, caso ocorra este tipo de rescisão, deverá ser realizado o pagamento de metade do aviso prévio – caso indenizado – e da multa sobre o saldo do FGTS do empregado.

Quais foram as mudanças da reforma trabalhista de 2017?

Descanso. Antes: O empregado que trabalha por mais de 6 horas diárias, tem direito a no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas de intrajornada (horário de almoço) para descanso e alimentação. Depois: O intervalo poderá ser negociado, desde que tenha pelo menos 30 minutos.

Quais são as mudanças mais significativas aprovadas pela reforma trabalhista de 2017 com relação a nossa legislação sindical?

Em vigor desde 2017, a reforma trabalhista (Lei 13.467, de 2017) mudou as regras relativas a remuneração, plano de carreira e jornada de trabalho, entre outras. ... Com isso, o que for acertado entre empregado e empregador não é vetado pela lei, respeitados os direitos essenciais como férias e 13º salário.

Quais são as mudanças e as possíveis consequências para o mundo do trabalho com a lei nº 13.429 2017?

A Lei 13.429/2017 traz as seguintes alterações no contrato de trabalho temporário: • Altera o conceito de trabalho temporário, ampliando o uso dessa modalidade e eliminando o caráter de contratação para situações extraordinárias.

Como era antes e como ficou depois da lei da terceirização?

Antes da Nova Lei de Terceirização, a empresa tomadora (contratante) era solidária as obrigações trabalhistas caso não fossem cumpridas pela prestadora. ... Essa flexibilização dos contratos de serviços terceirizados permite às empresas aumentarem sua competitividade e focarem exatamente naquilo que fazem melhor.

Artigo anterior
Qual a diferença entre pós e especialização?
Artigo seguinte
Quanto tempo posso tomar Musculare?