Quais são os principais fatores que influenciam a compactação do solo?

Perguntado por: Vitória Cristiana Azevedo Pinto Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)

Causas da compactação do solo
  • a necessidade de máquinas cada vez mais pesadas – visando aumentar o rendimento operacional;
  • trânsito nas lavouras em épocas de alta umidade do solo;
  • a mais importante: produção insuficiente de palha e ausência de rotação de culturas efetiva nos sistemas de produção.

Quais os principais fatores que influenciam a compactação do solo?

Causas da compactação do solo. As forças que atuam no solo podem ser classificadas em externas e internas. Forças externas resultam do tráfego de veículos, animais ou pessoas, assim como do crescimento de raízes grandes que empurram as partículas do solo para forçar sua passagem, podendo até causar compactação.

Quais são os fatores que provocam a compactação do solo e quais as consequências da compactação?

Os fatores que diretamente afetam o crescimento vegetal são conteúdo de água, taxa de difusão de oxigênio, temperatura e resistência mecânica que o solo oferece à emergência de plântulas e ao crescimento radicular, esta última, diretamente relacionada com o grau de compactação do solo.

O que é e como ocorre a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.

Qual a influência da energia de compactação?

Os resultados mostram que o aumento da energia de compactação promove arranjos melhores entre partículas, ocorrendo diminuição do VAM e elevação da estabilidade e rigidez das misturas, sem prejuízos à vida de fadiga.

Me Salva! ATS01 - Compactação - Mecânica dos Solos

15 questões relacionadas encontradas

O que é energia de compactação?

A compactação é um processo que visa melhorar as propriedades do solo através da redução dos seus vazios pela aplicação de pressão, impacto ou vibração. Além disso, esse processo torna o maciço mais homogêneo. Esta operação resulta no aumento do peso específico aparente do solo.

Quais são as energias de compactação?

Esse ensaio, utilizando o Equipamento AASHTO, pode ser realizado nas três energias de compactação, compactando-se cada camada com: 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).

Como é o passo a passo da compactação do solo?

É necessário que o solo compactado ocupe por volta de um terço da altura total do cilindro. Repete-se então o processo por mais duas vezes. O volume final é corrigido raspando-se, com o auxílio de uma espátula, o excesso. Com o que restou no corpo de prova, determina-se então sua massa específica, bem como sua umidade.

O que é compactação e adensamento do solo?

Os processos de compressão podem ocorrer por compactação (redução de volume devido ao ar contido nos vazios do solo) e pelo adensamento (redução do volume de água contido nos vazios do solo).

Para que serve a compactação do solo?

A compactação de solo tem por objetivo reduzir possíveis variações volumétricas, quer pela ação de cargas, quer pela ação da água; aumentar a resistência e impermeabilizar o solo.

Quais as consequências da compactação para a conservação do solo e da água?

O principal efeito da compactação do solo é a perda de poros. Com o aumento da densidade, diminuem-se os poros e, assim, a água não consegue se infiltrar. Sem água no solo, as plantações não sobrevivem. Além disso, num solo compactado, as raízes não conseguem crescer além da camada superficial.

Quais são os malefícios causados pela compactação do solo na agricultura?

Quais os problemas causados pela compactação? O solo compactado oferece maior resistência à penetração das raízes, tem menor capacidade de aeração e maior dificuldade para a infiltração da água. As raízes em solo compactado também são mais sensíveis a doenças.

Quais são as principais causas da degradação do solo?

Em geral, as causas da degradação do solo estão diretamente associadas ao mau uso e conservação do meio ambiente, isto é, ações humanas como desmatamento, queimadas, entre outros.

Que fatores podem intensificar a salinização dos solos?

Existem três causas principais para a salinização do solo: a subida do nível freático, a adoção de métodos incorretos de irrigação e o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e oceanos.

O que causa a impermeabilização do solo?

A impermeabilização do solo é gerada através da cobertura do solo por materiais como cimentação, asfaltamento, calçamento e edificações, entre outros. Fazendo com que o solo perca a capacidade natural de absorção da água e, consequentemente, aumentando o pico de vazão de água em uma eventual chuva a jusante de um rio.

O que é o adensamento do solo?

O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior. Essa saída é provocada por um acréscimo de carga no solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, entre outros.

O que é um solo adensado?

A camada compactada e/ou adensada determina o confinamento das raízes das plantas na camada de solo superficial fértil. Em média, esta camada retém água disponível às plantas para não mais que 7 a 10 dias.

Quais as principais semelhanças e diferenças entre adensamento e compactação?

Você sabe a diferença entre compactação e adensamento do solo? Basicamente, a compactação tem por objetivo reduzir os vazios, ou seja, é a redução do volume do solo com a expulsão do ar, o adensamento visa também a redução do volume do solo, porém, ocorre através da expulsão da água.

Como ocorre o processo de compactação?

A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.

Quais são os principais processos de compactação?

Tipos de compactação de solo
  • Compactação Estática.
  • Compactação Vibratória.
  • Compactadores de Percussão.
  • Rolos Compactadores.
  • Placas Compactadoras.

Como resolver o problema de compactação do solo?

Como evitar e corrigir a compactação do solo:

Uma dica para evitar e também para corrigir o solo compactado é a realização de um sistema de plantio direto, seguindo seus 3 pilares básicos: revolvimento mínimo do solo, cobertura e rotação de culturas.

Quais são as energias de compactação estabelecidas pela NBR 7182 1986?

Esse ensaio, utilizando o Equipamento AASHTO, pode ser realizado nas três energias de compactação, compactando-se cada camada com: 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).

Quanto maior a energia de compactação?

Se for considerado o efeito da energia de compactação, quanto maior a energia desta, mais paralelas tendem a se dispor às partículas. Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.

Qual é a maior energia de compactação dos solos finos e granulares?

Constata-se assim que a maior energia de compactação corresponde um peso volúmico seco maior que é obtido para um teor em água óptimo menor, resultando, portanto, numa curva deslocada para cima e para a esquerda da curva correspondente à menor energia de compactação.

O quê compactação e quais os seus objetivos?

O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.

Artigo anterior
Como calcular a metragem de um cômodo?
Artigo seguinte
O que é fazer vendado?