O que são famílias TTL e CMOS?

Perguntado por: Erica Mendes Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

Componentes digitais do tipo TTL (Transistor-Transistor Logic) são formados em sua lógica por transistores e resistores, o que os tornam consumidores de energia maiores que os CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor), porém mais rápidos.

O que é um dispositivo TTL?

O Transistor-Transistor Logic (TTL) é uma designação para circuitos digitais que trabalham em 5V e utilizam transistores bipolares em sua construção. A família TTL é derivada de uma família mais antiga: DTL, Lógica Transistor Diodo.

Quais as vantagens da família CMOS sobre a família TTL?

Hoje são disponíveis famílias de integrados CMOS que podem operar com baixas tensões e com velocidades que se aproximam daquelas obtidas com algumas famílias TTL. A grande vantagem está na manutenção do baixo consumo, mesmo em velocidades elevadas de operação.

O que é a tecnologia CMOS?

CMOS é uma tecnologia de construção de circuitos integrados como processadores, memórias RAM, Flip-Flops e portas lógicas. É uma tecnologia baseada em oxidação em metal semicondutor. No caso dos circuitos citados, o semicondutor é o silício.

Quais características popularizaram as tecnologias TTL e CMOS?

Circuitos CMOS não consomem tanta energia quanto os circuitos TTL quando em repouso. Contudo, o consumo de energia do CMOS aumenta rapidamente com freqüências altas em comparação ao TTL. Baixo consumo de corrente de distribuição requer menos fonte de alimentação, causando assim um projeto mais simples e mais barato.

TTL e C-MOS - Famílias Lógicas - Principais características

27 questões relacionadas encontradas

Quais a principais características entre as famílias lógicas TTL e CMOS?

O CMOS comparado ao TTL:

Componentes CMOS geralmente são mais caros que o equivalente em TTL. Contudo, a tecnologia CMOS é geralmente menos cara em um nível de sistema, pois os chips CMOS são menores e requerem menos regulação. Circuitos CMOS não consomem tanta energia quanto os circuitos TTL quando em repouso.

Quais as vantagens e desvantagens em utilizar TTL ou CMOS?

CMOS: O consumo elétrico de dispositivos CMOS é muito mais baixo do que o dos dispositivos TTL, por serem baseados em tecnologia FET, estando na faixa de 1 a 2 microampères (1 a 2 uA)!.

Qual a principal vantagem dos circuitos construídos com a tecnologia CMOS?

As principais vantagens apresentadas pelas tecnologias CMOS são o baixo consumo de potência, alta imunidade a ruído, alto nível de integração, simplicidade de projeto e operação confiável em ampla faixa de valores de tensão.

Quais são os dois circuitos independente do CMOS?

No CMOS existem dois circuitos independentes:
  • Um relógio permanente.
  • Uma pequena quantidade de memória RAM.

O que são famílias de CI's?

Produto Velocidade-Potência: Historicamente, as famílias de circuitos integrados têm como características marcantes a sua velocidade de operação e a potência consumida. Em geral, o projeto de tais circuitos busca um retardo de propagação baixo (alta velocidade de operação) e valores baixos de potência dissipada.

Qual a desvantagem apresentada pela família CMOS?

Consequentemente, os dispositivos CMOS não produzem tanto calor residual quanto outras formas de lógica, como lógica NMOS ou lógica transistor-transistor (TTL), que normalmente têm alguma corrente estacionária mesmo quando não estão mudando de estado.

Quanto à família TTL podemos afirmar que?

Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial. Assim, podemos rapidamente associar qualquer componente que comece pelo número "74" à família TTL.

Qual é a tensão de alimentação dos circuitos integrados da família TTL?

A tensão de alimentação típica para circuitos integrados da família TTL é de 5V. A figura abaixo mostra as características de operação de uma porta lógica pertencente à família TTL.

Qual a diferença entre o TTL 74xx e 54xx?

A família TTL foi originalmente desenvolvida pela TEXAS Instruments, mas hoje, muitos fabricantes de semicondutores produzem seus componentes. Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.

O que é fan-in Fan-out?

Fan-In (leque de entrada) é o número de entradas que uma porta lógica possui. Fan-Out (leque de saída) é o número máximo de portas similares que uma porta pode acionar permanecendo dentro das especificações.

Qual o circuito integrado da família TTL disponível como codificadores?

A série 7400 se originou com os circuitos integrados TTL feitos pela Texas Instruments. Devido à popularidade destes componentes, eles foram produzidor por outros fabricantes que mantiveram a sequência da série 7400 para auxiliar na identificação de partes compatíveis.

Quantos transistores são utilizados para uma porta AND e OR de 2 entradas na tecnologia CMOS?

O comportamento da porta OR, onde somente será igual a zero se caso as duas entradas será igual a zero, com um total de 6 transistores, onde no CMOS os drenos são conectados pelo metal e o PMOS um da fonte para o dreno, e uma ligação para o metal com o poli silício.

Quais são as principais tecnologias do circuito integrado?

Basicamente existem três tipos de wafers: tipo puro que é usado para a fabricação de CIs, Epitaxial (Epi) que é um wafer formado por um cristal único com um filme depositado na sua superfície e Silicon on Insulator (SOI) que consiste num filme de cristal silício depositado num filme isolante sobre o wafer que serve de ...

Onde fica o CMOS na placa-mãe?

Ela geralmente fica próxima aos slots PCI, mas dependendo do modelo da placa-mãe, talvez esteja em outro lugar ou mesmo encoberta por placas de expansão e cabos internos. Na maioria das vezes, a CMOS é uma bateria padrão de 3V, redonda e achatada como a de um relógio (CR2032).

Quais os tipos de portas lógicas?

As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois niveis são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V no padrão TTL.

Como funciona o transístor de efeito de campo?

O transistor de efeito de campo (FET – Field Effect Transistor) funciona através de um campo elétrico em sua junção. Ele é bastante utilizado em amplificadores, como chave ou controle de corrente em uma carga, assim como o TBJ já apresentado aqui. O FET é encontrado em 2 tipos básicos, canal N e canal P.

O que é um sinal TTL?

Lógica transistor-transistor (em inglês, Transistor-Transistor Logic ou simplesmente TTL) é uma classe de circuitos digitais montados a partir de transistores de junção bipolar (BJT) e resistores.

Qual o valor padronizado de tempo de atraso de propagação para a família TTL?

Os valores fan-in = 1 e fan-out = 10, são típicos para a família TTL. TEMPO DE PROPAGAÇÃO: É o tempo de retardo entre a mudança de nível na entrada e a correspondente mudança de nível na saída, que de um modo geral, situa-se entre 1ns a 50ns (nano-segundo).

Quais são as famílias lógicas mais utilizadas em Eletrônica Digital?

Principais Famílias Lógicas
  • RTL – Lógica resistor-transistor.
  • DTL – Lógica diodo-transistor.
  • DCTL – Lógica transistor de acoplamento direto.
  • TTL – Lógica transistor-transistor.
  • ECL – Lógica emissor-acoplado.
  • MOS – Metal Oxide Semicondutor.
  • PMOS – Lógica MOSFETs de canal p.
  • NMOS – Lógica MOSFETs de canal n.

Qual é a diferença fundamental entre CIs da família TTL e da família CMOS?

Componentes digitais do tipo TTL (Transistor-Transistor Logic) são formados em sua lógica por transistores e resistores, o que os tornam consumidores de energia maiores que os CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor), porém mais rápidos.

Artigo anterior
O que é audiência domiciliar?
Artigo seguinte
Quantos minutos de escada para emagrecer?