Quais são os principais fatores intrínsecos de alteração e deterioração de alimentos?

Perguntado por: Nicole Mara de Brito  |  Última atualização: 11. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...

Quais são os fatores intrínsecos dos alimentos?

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

Quais os principais fatores que comprometem a deterioração dos alimentos?

O PH dos alimentos também influencia na deterioração. Ou seja, ingredientes de baixa acidez têm maior suscetibilidade à multiplicação microbiana. Já nos alimentos mais ácidos, é mais provável o crescimento de leveduras e bolores, por exemplo. As cascas e películas, por sua vez, podem protegê-los da deterioração.

Quais as principais causas de deterioração dos alimentos?

A deterioração dos alimentos é um processo complexo ao qual não é causado somente por um único microrganismo, mas sim pelo resultado de múltiplas bactérias deteriorantes e condições extrínsecas que favorecem seu crescimento (Wei et al.,2019).

Quais são as principais causas de alterações nos alimentos?

O ambiente, a manipulação, a água disponível e a umidade, a temperatura, a atmosfera e a acidez são os mais importantes. De maneira geral as alterações são causadas por: mesófilos, bactérias ácido lácticas, coliformes totais e fecais, bactérias pectinolíticas, leveduras e fungos (WATADA, KO & MINOTT, 1996).

Microbiologia de Alimentos: Fatores Intrínsecos e Extrínsecos

26 questões relacionadas encontradas

O que são fatores extrínsecos e intrínsecos?

Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra.

Quais os fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para a contaminação microbiológica da carne de frango?

A carne é considerada um excelente meio de cultura para os microrganismos, pois apresenta fatores intrínsecos e extrínsecos que favorecem o crescimento microbiano. Sendo alguns destes: alta atividade de água; pH favorável para a maioria dos microrganismos e elevado teor de nutrientes.

O que são os fatores intrínsecos?

Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem: atividade de água (aw); valor de pH e acidez total; tipo de ácido; potencial redox ou valor redox (Eh);

Quais as principais características de um alimento deteriorado?

Os alimentos que sofrem deterioração apresentam odor desagradável, bolor, aspectos limosos e também não devem ser consumidos, pois podem causar doenças.

Quais são os fatores extrínsecos?

Já os fatores extrínsecos são os relacionada com o ambiente (umidade e temperatura). A faixa de pH de um microrganismo é definida pelo valor mínimo (no final ácido da escala) e pelo valor máximo (no final básico da escala).

O que podemos fazer para evitar a deterioração dos alimentos?

Para evitar a deterioração dos alimentos perecíveis, é necessário que as empresas alimentícias tenham um olhar mais crítico acerca dos ingredientes utilizados, processo de produção, condições de higiene, armazenamento e até mesmo o tipo de embalagens utilizadas.

O que é um alimento deteriorado?

O alimento deteriorado teve influência de microrganismos deteriorantes, físicos ou químicos e, por isso, tornou-se impróprio para o consumo humano ou animal. A deterioração pode ser observada por alterações de odor, cor, aspecto, sabor e textura no alimento.

Onde se encontra exclusivamente fatores intrínsecos?

Fatores intrínsecos estão relacionados ao ambiente onde está o alimento.

Quais os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a alteração da pressão?

Existem fatores extrínsecos como pressão, cisalhamento, fricção e umidade; fatores intrínsecos como idade, estado nutricional, perfusão tecidual, uso de medicamentos e as doenças crônicas.

Quais são os principais fatores intrínsecos e extrínsecos de quedas?

Vários autores enfocam que a queda é um even- to multifatorial influenciado por fatores intrínse- cos, tais como: alterações fisiológicas, anatômicas, doenças crônicas, efeitos de medicamentos; ou fa- tores extrínsecos tais como: condições ambientais e sociais que impõe desafios aos idosos.

Quais são os agentes de deterioração?

Os efeitos da luz, da temperatura e da umidade relativa, de maneira isolada ou combinada, são considerados agentes físicos de deterioração dos documentos.

Quais as principais alterações nos processos de deterioração de alimentos enlatados?

Um alimento enlatado pode sofrer alterações por causa variadas: a) Problemas de natureza microbiológica, que envolvem sub-processamento térmico, resfriamento inadequado das latas após a esterilização comercial, re-contaminação dos alimentos por vazamento das latas e deterioração pré-processamento térmico.

Quais são os principais microrganismos deteriorantes em alimentos?

As bactérias, fungos e leveduras podem ser considerados microrganismos deteriorantes, pois geram alterações no leite ou seus derivados tornando-os impróprios para o consumo.

Quais são os elementos intrínsecos?

Elementos intrínsecos incluem os componentes físicos e as características funcionais tais como design, cor, resistência, sabor e matérias-prima.

O que são fatores de risco intrínsecos?

Os fatores de risco intrínsecos incluem as características relacionadas ao próprio idoso, tais como a idade, a capacidade funcional, a presença de doenças crônicas e de distúrbios da marcha.

Qual é a diferença entre fatores de risco intrínsecos e extrínsecos?

As quedas podem ser provocadas por fatores intrínsecos (alterações fisiológicas) e extrínsecos (relacionados ao ambiente em que o idoso está inserido).

O que é um fator extrínseco?

Quando falamos de agentes que podem influenciar na qualidade e eficácia dos fármacos, devemos ter muito cuidado com os fatores extrínsecos, ou seja, fatores relacionados às condições do ambiente de armazenamento e transporte desses medicamentos.

Porque é importante conhecer os fatores Intrinsecos e extrínsecos dos alimentos relacionados ao crescimento de micro-organismos?

Fatores intrínsecos e extrínsecos: afetam na vida e na morte dos microrganismos; Podem: • Impedir a deterioração dos alimentos, aumentando a vida útil dos produtos; • Impedir a veiculação de doenças; • Garantir a qualidade dos alimentos.

Quais os principais fatores intrínsecos que favorecem o desenvolvimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Artigo anterior
O que foi o Paço Municipal e para que era utilizado?
Artigo seguinte
Qual a melhor pomada Ginecologica para coceira e ardência?