Porque a extinção de animais é preocupante?

Perguntado por: Xavier Castro de Castro  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

A perda de uma espécie animal está longe de afetar somente essa espécie. Existem vários impactos associados ao decréscimo da biodiversidade, nomeadamente: Proliferação de doenças nos humanos, algumas espécies animais agem como “barreira” para determinadas doenças e infeções.

Por que devemos nos preocupar com a extinção dos animais?

Com a extinção, nós também perdemos na qualidade e quantidade de alimentos. Sem os predadores, lavouras ficam comprometidas pelo ataque contínuo de pragas. Com a perda de alimentos, há desemprego (muitos produtores e intermediários deixarão de faturar com a venda de sua produção) e prejuízos.

Quais são as consequências da extinção dos animais?

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Como a extinção dos animais afeta os seres humanos?

Indo direto ao ponto: a redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas estão diante de um futuro em que os estoques de alimentos serão mais vulneráveis a pragas e doenças e a oferta de água doce será irregular ou escassa. Para os seres humanos, isso é preocupante.

Porque os animais estão em risco de extinção?

As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.

35 Animais Albinos Que Só Foram Vistos Uma Vez

17 questões relacionadas encontradas

O que falar sobre animais em extinção?

Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da Terra. Desmatamento, mudanças climáticas, caça ilegal e tráfico de animais são alguns dos motivos que têm colocado muitos animais em extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, o processo de extinção está sendo intensificado pela ação humana.

O que falar sobre extinção?

A extinção acontece por diversos motivos, seja uma catástrofe, seja a ação do homem no meio. Como exemplos de catástrofes que podem resultar em extinção, podemos citar a queda de meteoros, glaciações, aquecimento global, erupções vulcânicas, alterações no nível do mar, entre outros processos que não podem ser evitados.

O que pode ser feito para evitar a extinção de animais?

Nunca comprar produtos feitos de animais ou plantas ameaçadas ou em perigo de extinção. alternativas ao plástico. Separar corretamente os resíduos e evitar plásticos de uso único como sacolas, garrafas, canudinhos, embalagens, etc. Apoiar as espécies ameaçadas.

Como resolver o problema da extinção?

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.

Porque os animais estão ameaçados de extinção e o que o ser humano pode fazer para ajudar a reverter essa situação?

A poluição do meio ambiente é uma das principais causas da extinção de animais. Ao poluir, prejudicamos o meio ambiente natural dos animais e aumentamos o aquecimento global. Isso faz com que as condições climáticas da área onde a espécie vive se alterem. Portanto, devemos tentar ser limpos e respeitar o meio ambiente.

Qual seria a consequência da extinção de animais de grande?

;Animais maiores são uns dos primeiros a começar a sumir. Grandes carnívoros, como a onça, precisam de muitas presas. A área que demandam para viver é muito grande. Com a perda do habitat, as populações ficam reduzidas;, explica Mariana Napolitano, coordenadora do Programa de Ciências do WWF-Brasil.

Qual o animal que corre mais risco de extinção?

1 – Urso-polar. O aquecimento global, gerado pelas mudanças climáticas, anda acelerando o derretimento das geleiras pelo mundo. Com menos alimentos à disposição, a população de ursos-polares está diminuindo rapidamente.

Qual é a importância da extinção?

A extinção é, sem dúvida, importantíssima para o processo de evolução. Imagine que a extinção dos dinossauros no Período Cretáceo nunca tivesse ocorrido. Será que os mamíferos teriam se desenvolvido de tal maneira? Apesar da extinção do Cretáceo ser a mais conhecida, a maior extinção em massa ocorreu no Permiano.

Quantos animais foram extintos até hoje?

Desde 1500, um total de 311 espécies de vertebrados terrestres foram declaradas extintas, o que significa que existem mais espécies perdidas do que extintas. Os autores sugerem que os futuros esforços de pesquisa se concentrem nos locais onde as espécies foram identificadas pela última vez.

O que podemos fazer para salvar os animais?

Essas ações compreendem: não praticar caça ou pesca ilegal; não alimentar animais silvestres; praticar turismo responsável de observação; participar de ações de educação ambiental; não comprar animais silvestres não autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); ...

Qual é o problema da extinção?

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

Qual a importância de proteger e preservar os animais?

A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.

Como ajudar os animais selvagens?

Denuncie desmatamentos e queimadas ilegais às autoridades competentes. Denuncie o tráfico de animais silvestres, o comércio ilegal, a caça e a pesca predatória às autoridades. Canais de denúncia: Por telefone: contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima.

O que acontece com os animais com o desmatamento?

Muitas vezes o desmatamento acaba por retirar as espécies endêmicas (restritas a uma determinada área ou região) de um lugar, levando-as à extinção. Como dito, a retirada da vegetação afeta também as espécies de animais, pois destrói os seus habitat. Assim, o desmatamento afeta todo o ecossistema do lugar.

Quais são as leis de proteção aos animais?

Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de ⅓ a ⅙.

O que está provocando a extinção atual?

No entanto, são os seres humanos que estão causando a extinção em massa atual, devido ao uso indevido do solo nas atividades agropecuárias, poluição das águas e do ar, indutores das mudanças climáticas, a superpopulação entre outros.

Qual animal brasileiro que corre risco de extinção?

O Brasil tem 1.249 espécies de animais com ameaça de extinção. É o caso do mico-leão dourado, da onça-pintada, da anta, do tubarão-martelo, do pica-pau-amarelo e até do lobo-guará, símbolo do Cerrado mineiro.

Qual é a consequência da extinção?

Consequências da extinção animal

A perda de uma espécie animal está longe de afetar somente essa espécie. Existem vários impactos associados ao decréscimo da biodiversidade, nomeadamente: Proliferação de doenças nos humanos, algumas espécies animais agem como “barreira” para determinadas doenças e infeções.

Qual a maior extinção?

Extinção do Permiano-Triássico: maior evento de extinção em massa da história da Terra, que afetou uma série de espécies, inclusive muitos vertebrados (250 milhões de anos atrás).

Artigo anterior
Quanto levar para o Chile 6 dias?
Artigo seguinte
Quando o canceriano está interessado?