Quais são os principais fatores de virulência do S aureus?

Perguntado por: César Eduardo Lima de Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

Hemolisinas, hialuronidases, lipases, Dnase, catalase e coagulase estão entre os fatores que contribuem para a virulência de S. aureus (OOGAI et al, 2011).

Quais os fatores de virulência dos S aureus?

Os fatores de virulência, já descritos no mínimo 15 para S. aureus, são componentes de superfície microbiana que reconhecem as moléculas da matriz extracelular do hospedeiro, 25 toxinas e 20 moléculas de evasão do sistema imune do hospedeiro (Fluit, 2012).

Qual das alternativas a seguir é considerada um fator de virulência de Staphylococcus aureus?

( ) Um dos fatores de virulência do Staphylococcus aureus é o peptidoglicano.

O que é fator de virulência de uma bactéria?

Os fatores de virulência são estruturas, produtos ou estratégias que as bactérias utilizam para “driblar” o sistema de defesa do hospedeiro e causar uma infecção. Alguns estão relacionados com a colonização do microorganismo e outros com as lesões do organismo, como por exemplo as toxinas.

Qual o principal fator de virulência do S epidermidis?

aureus, os fatores de virulência presentes no S. epidermidis não estão claramente estabelecidos. Sabe-se que eles têm um número limitado de exotoxinas e exoenzimas de degradação e que não causam danos aos tecidos.

Aula: Microbiologia Médica #8 - Staphylococcus: Enzimas, Toxinas e Fatores de Virulência

45 questões relacionadas encontradas

Qual a função do Staphylococcus epidermidis?

O Staphylococcus epidermidis é uma bactéria Gram positiva, coagulase negativa, que é parte da nossa flora normal. O microrganismo coloniza a pele humana e mucosas, notadamente as superfícies úmidas como as axilas, narinas, etc.

Como identificar Staphylococcus epidermidis?

O Staphylococcus epidermidis, ou S.
...
epidermidis pode ser identificada por meio da análise dos sintomas, sendo os principais:
  1. Febre alta;
  2. Cansaço excessivo;
  3. Dor de cabeça;
  4. Mal-estar geral;
  5. Diminuição da pressão arterial;
  6. Falta de ar ou dificuldade para respirar.

O que são fatores de virulência Cite 3 exemplos?

Fatores de virulência. Aderência microbiana. Resistência aos antimicrobianos. Defeitos nos mecanismos de defesa do hospedeiro.

Qual é a definição de virulência?

1. Estado do que é virulento. 2. Capacidade de um microrganismo patogénico se multiplicar num organismo e provocar doença.

Quais os mecanismos de virulência das bactérias?

Os fatores de virulência bacterianos incluem: aderência, invasão, produtos de metabolismo, toxinas, enzimas degradativas, proteínas citotóxicas, endotoxinas, superantígenos, indução de excesso de inflamação, evasão do sistema imune, cápsula, resistência aos antibióticos e crescimento intracelular.

Qual o potencial infeccioso de Staphylococcus aureus?

O alto potencial infeccioso do S. aureus não está restrito apenas à sua facilidade de multiplicação e disseminação nos tecidos, mas também à produção de moléculas com grande poder patogênico, que incluem enzimas e toxinas (Tabela 2).

Qual o principal teste de identificação de Staphylococcus aureus?

O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN); Staphylococcus aureus.

Qual é o mais importante fator de virulência dos estreptococos?

A cápsula é o principal fator de virulência destas bactérias, protegendo-as da fagocitose e do reconhecimento pelo sistema imunológico, assim permitindo a sua sobrevivência, multiplicação e disseminação para vários órgãos.

Quais as características da toxina do S aureus?

Características gerais

Quando em condições favoráveis, produz toxinas – enterotoxinas – que são o agente responsável pela intoxicação alimentar. Estas toxinas são proteínas hidrosolúveis e termoresistentes, mantendo a sua actividade mesmo após a pasteurização.

Qual a função da cápsula de S aureus?

O S. aureus contém ainda polissacarídeos e proteínas antigênicas, assim como outras moléculas importantes, na cápsula, que podem induzir uma resposta imunológica no hospedeiro.

O que é virulência em epidemiologia?

Virulência: é a capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais, relaciona-se à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar etc. Ex: Baixa virulência do vírus da gripe; alta virulência dos vírus da raiva e HIV.

Como é medida a virulência?

Virulência (do termo latino virulentia) é o grau de patogenicidade de um agente infeccioso, que se expressa pela gravidade da doença, especialmente pela letalidade e pela proporção de casos com sequelas.

O que é patogenicidade virulência e infectividade?

Patogenicidade: é capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro suscetível. Virulência: é o grau de patogenicidade de um agente infeccioso que se expressa pela gravidade da doença, especialmente pela letalidade e proporção de casos com sequelas.

Quais são os 3 tipos de plasmídeos?

→ Classificação dos plasmídeos
  • Plasmídeos de fertilidade (F): Promovem o início da conjugação;
  • Plasmídeos de resistência (R): Garantem a resistência a antibióticos e outras substâncias que podem causar dano à bactéria;
  • Plasmídeos de virulência: Tornam as bactérias capazes de provocar doenças;

Quais são os principais fatores de virulência dos fungos?

As condições encontradas no hospedeiro são: altas temperaturas, influências hormonais, ataque pelos fagócitos, microbiota competidora, pH, barreiras físicas e mecânicas e outras. Fatores de virulência são atributos do fungo que proporcionam aos mesmos sobreviver em condições adversas e causar doença.

Quais os 4 fatores que influenciam no crescimento dos microrganismos?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Como diferenciar Staphylococcus Saprophyticus e epidermidis?

Staphylococcus saprophyticus

epidermidis, é considerado um estafilococo coagulase negativo, sendo necessária a realização de outros exames para diferenciar essas duas espécies, como por exemplo a prova da novobiocina, que é um antibiótico que o S. saprophyticus é normalmente resistente e o S. epidermidis é sensível.

Como é realizado o teste para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus?

O teste da coagulase é utilizado para distinguir Staphylococcus aureus dos Staphylococcus não aureus. Consiste em juntar em um tubo de ensaio ou eppendorf 100 microlitros de plasma de sangue de coelho e uma suspensão de microrganismos (provenientes de caldo de cultura ou colônias de um meio sólido) e incubar a 37º C.

Qual teste laboratorial é capaz de diferenciar espécies de estafilococos?

Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).

Artigo anterior
Qual o efeito colateral de albendazol?
Artigo seguinte
Como aquecer bife à milanesa?