Como funciona a Lei de Cotas para deficientes nas empresas?

Perguntado por: Dinis Eduardo Ramos Nascimento Nogueira  |  Última atualização: 14. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Lei de cotas para PCD: como funciona na prática? Seguindo a lei de cotas para PCD, as empresas devem promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, abrindo e reservando vagas para empregar pessoas com deficiência. Uma empresa com 500 empregados, por exemplo, deve reservar 15 vagas para PCDs.

Como funciona cota de PCD nas empresas?

Conforme a legislação, as proporções para empregar pessoas com deficiência variam de acordo com a quantidade de funcionários. De 100 a 200 empregados, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%. As empresas com mais de 1.001 empregados devem reservar 5% das vagas para esse grupo.

Como funciona cotas para deficientes?

O que é a lei de cotas para deficientes? A Lei de Cotas para Deficientes exige que empresas com 100 colaboradores ou mais reservem parte do corpo de funcionários para pessoas com deficiência. Os números de vagas devem ser a partir de 2%, aumentando junto ao tamanho da empresa.

O que diz a Lei nº 8213 que trata da contratação de deficientes nas empresas?

A Lei, em seu artigo 93, determina que empresas com mais de 100 empregados preencham de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS ou pessoas com deficiência.

Quais os direitos de um PCD em uma empresa?

Os funcionários que trabalham no regime celetistas estão protegidos legalmente pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), inclusive a PcD nesta modalidade de contrato. Dessa forma, engloba direitos como igualdade salarial, adicional de insalubridade, doença ou acidente de trabalho.

Como funciona a lei das cotas para deficientes?

29 questões relacionadas encontradas

O que a empresa ganha ao contratar um deficiente?

Funcionários mais produtivos, redução da rotatividade e um ambiente livre de preconceitos são algumas das vantagens de contratar pessoas com deficiência. Em um mundo cada vez mais corrido, as empresas que agem de forma mais humana e empática encontram diferenciais competitivos importantes.

Quanto tempo um PCD pode ficar na empresa?

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que dá prazo de até 40 dias para que as empresas contratem um novo empregado com deficiência, ou beneficiário reabilitado da Previdência Social, para substituir outro demitido.

Quais cargos não entram na cota de PCD?

§ 4º Não serão computados para preenchimento da reserva legal de cargos, mesmo que com a condição de pessoa com deficiência ou reabilitado pelo Instituto Nacional do Seguro Social: I – os aprendizes; II – os aposentados por invalidez; III – os empregados com contratos de trabalho intermitente.

Qual a desvantagem de ser PCD?

O que pode fazer o relacionamento com pessoas com deficiência difícil é a postura dos colegas de trabalho e da própria empresa. É claro que, como qualquer pessoa, uma PCD pode ter um temperamento difícil e dificultar a convivência no ambiente profissional.

O que acontece se a empresa não contratar PCD?

As empresas que não cumprirem com a legislação estarão sujeitas a multas elevadas, além das intervenções do Ministério Público do Trabalho - MPT que atua fiscalizando as relações entre empregados e empregadores.

Quais são as regras de cotas?

A Lei 14.723, de 2023, determina que os candidatos concorrerão às vagas reservadas pelo programa de cotas, que são 50% do total, apenas se não alcançarem as notas para ingresso às vagas de ampla concorrência.

Como funciona o sistema cotas?

Como funciona a Lei de Cotas

Ela determina que no mínimo 50% das vagas em instituições federais de ensino superior devem ser reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Quem é PcD pode trabalhar em vaga normal?

Sim, dependendo do grau de deficiência do trabalhador poderá haver horário flexível ou reduzido, com proporcionalidade de salário, quando tais procedimentos se fizerem necessários.

Quais são os tipos de deficiência que se enquadram na Lei de Cotas?

1) Quais as pessoas têm direito a vagas de PCD? Deficiência auditiva, Cegueira ou Baixa Visão, Deficiência intelectual, Transtorno de Espectro Autista (TEA), Deficiência múltipla.

O que determina a Lei nº 12.711 2012?

Estabelecimento de prioridade para os cotistas no recebimento do auxílio estudantil. Redução do critério de renda familiar per capita para um salário-mínimo na reserva de vagas de 50% das cotas. Extensão das políticas afirmativas para a pós-graduação. Inclusão dos estudantes quilombolas como beneficiários das cotas.

Quem é considerado PCD pela Lei?

Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O conceito está expresso no art.

Quais são os benefícios de uma pessoa com PcD?

Reserva de vagas de estacionamento; Isenção na Declaração do Imposto de Renda; Isenção de impostos na compra de carros para PcD, o que torna os veículos mais baratos; Transporte, hospedagem e tratamento tanto para a pessoa com deficiência usuária do SUS quanto para o acompanhante em outras cidades.

Qual o Cid que se enquadra como PcD?

CID-10 PARA DEFICIÊNCIAS

2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Quem tem TDAH pode ser considerado PcD?

O entendimento de que o TDAH não é Deficiência se baseia no fato do transtorno ser uma disfunção, não podendo ser contemplado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso porque não é uma condição que impossibilita seu portador de exercer uma função específica, mas sim somente dificulta a realização da mesma.

Como comprovar cota de PcD?

A deficiência é comprovada através do laudo médico ou do certificado de reabilitação do INSS.

Quem tem algum tipo de deficiência aposenta mais cedo?

A aposentadoria por idade da pessoa com deficiência também exige a carência de 180 meses, que é comprovada quando se faz a contribuição mês a mês, como um tempo mínimo de espera para ter direito a se aposentar.

Quais os 3 tipos de cotas?

A Lei nº 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas, reserva 50% das vagas de universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica a estudantes de 3 diferentes tipos de cotas: Cotas Sociais; Cotas Raciais; Cotas para pessoas com deficiência.

Quais são os três tipos de cotas?

Cotas para candidatos negros; Cotas para candidatos com deficiência; Cotas para candidatos de baixa renda; e. Cotas para candidatos indígenas e quilombolas.

O que mudou com a nova Lei de Cotas?

Entre as principais mudanças implementadas pelo PL estão a redução de renda familiar necessária para reserva de vagas para cotas e inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários. Além disso, o texto determina que a lei seja monitorada anualmente e avaliada a cada dez anos.

Como funciona a Lei de Cotas 2024?

Como funciona as cotas no Sisu 2024? A política de cotas reserva 50% das vagas para alunos de escola pública. Dentro destes 50% destinado aos cotistas, metade irá para membros de famílias com salários de até 1 salário-mínimo e a outra metade independe de renda.

Artigo anterior
Quantos dias Nosso corpo aguenta em jejum?
Artigo seguinte
Como está um bebê de 7 meses na barriga?