Quais são os principais fatores de transcrição ativados por citocinas Pró-inflamatórias?

Perguntado por: Frederico Cardoso de Lourenço  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)

As citocinas produzem seus efeitos celulares pela ativação de vários fatores de transcrição como o AP-1, o NF-kB e o STAT, os quais ativam ou reprimem os genes alvo.

Quais são as principais citocinas Pró-inflamatórias?

Dentre as consideradas pró-inflamatórias, temos as interleucinas (IL) 1, 2, 6, 7 e FNT (fator de necrose tumoral). As anti-inflamatórias são IL-4, IL-10, IL-13 e FTCβ (fator transformador de crescimento β) 2,4.

O que são citocinas pro inflamatórias?

Citocinas pró-inflamatórias atuam promovendo o processo inflamatório, garantindo que as reações ocorram e o insulto inicial seja eliminado. ... Atualmente as interleucinas e quimiocinas são consideradas potenciais alvos para fármacos e terapias para tratamento de doenças inflamatórias como artrite reumatoide entre outras.

Quando são gerados os fatores de transcrição?

Grupos de fatores de transcrição ligando locais chamados intensificadores e silenciadores podem ativar ou desativar um gene em partes específicas do corpo. Fatores de transcrição permitem que as células executem operações lógicas e combinem diferentes fontes de informação para "decidir" se expressam um gene.

Como os fatores de transcrição interagem com o DNA?

Os fatores de transcrição são proteínas que contém pelo menos dois domínios funcionais: um de ligação com o DNA e outro de ligação com a RNA polimerase. Essas proteínas controlam, quando, onde e como os gene serão transcritos, sendo a base para o controle da expressão gênica.

Fator de transcrição

41 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da transcrição do DNA?

O objetivo da transcrição é fazer uma cópia de RNA a partir da sequência de DNA de um gene. Para um gene codificador de proteína, a cópia de RNA, ou transcrito, carrega as informações necessárias para construir um polipeptídeo (proteína ou subunidade de proteína).

Como ocorre o processo de transcrição e tradução?

Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.

Como ocorre o processo de transcrição?

O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.

O que são os fatores de transcrição e os promotores reforçadores e silenciadores?

Resumindo, os promotores, reforçadores e silenciadores influem no início da transcrição, por consistirem em sítios de ligação para proteínas conhecidas como fatores de transcrição, que se ligam ao DNA e podem ter efeitos variados sobre a transcrição, aumentando, diminuindo ou modulando o nível da expressão gênica.

Quais as propriedades fundamentais da transcrição?

A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.

O que são substâncias Pró-inflamatórias?

Mediadores químicos da inflamação são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.

O que é Pró-inflamatório?

Existem citocinas que funcionam primariamente como indutoras de inflamação (citocinas pró-inflamatórias), enquanto outras atuam na contra-regulação (citocinas antiinflamatórias).

O que significa citocinas e qual a sua função?

As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune (1-3).

Quais são os tipos de citocinas?

Podem ser divididas no grupos: interleucinas (IL), fatores estimuladores de colônias (CSF), fator de necrose tumoral (TNF), interferons (IFN) e fatores de crescimento (TGF). No entanto sua classificação pode estar relacionada com sua forma estrutural ou seu papel biológico/função.

Quais são as citocinas inflamatórias que interfere na resposta medular?

Existem citocinas que podem ser consideradas como “inflamatórias”, pois aumentam as diferen-tes etapas da resposta imunológica: IL-1 IL-2, IL-6, IL-9, IL-12, IL-14, IL-15, IL-16, IL-17, IL-18, IL-20 TNF e IFNa.

O que são células Th1 e Th2?

Citocinas produzidas pelas células Th1 ativam macrófagos e participam na geração de células Tc, resultando em uma resposta imune mediada por células. Contrariamente, citocinas produzidas pelas células Th2 ajudam a ativar células B, resultando na produção de anticorpos.

Qual a função dos promotores no processo de transcrição?

Basicamente, o promotor informa à polimerase onde "se sentar" no DNA e começar a transcrever. A região promotora precede (e ligeiramente sobrepõe-se) à região transcrita, cuja transcrição especifica. Ela contém locais de reconhecimento para a RNA polimerase ou suas proteínas auxiliares se ligarem.

Qual a função dos fatores de transcrição Tfiid e Tfiih?

O TFIIH controla a transição ATP-dependente do complexo de pré-início para complexo aberto. Além disso, é o maior e mais complexo dos fatores gerais de transcrição - possui 10 subunidades e uma massa molecular com- parável à da polimerase.

O que é uma sequência promotora e qual o seu papel na transcrição?

Promotores. Os promotores são seqüências de DNA específicas importantes para o início da transcrição. Tais seqüências são reconhecidas por algumas proteínas específicas, chamadas de fatores de transcrição, que trazem a RNA polimerase para realizar a montagem dos RNAs.

Como a transcrição é iniciada e terminada?

A transcrição ocorre até que a RNA polimerase encontre na fita molde de DNA um sinal de término. O término acontece quando sinais de término são encontrados. Nesse momento, a polimerase para e libera o DNA-molde e a nova cadeia de RNA.

O que é e onde ocorre o processo de transcrição nas células que lugar ocorre?

Todo o processo ocorre no núcleo da célula. Inicialmente, uma molécula de DNA abre-se no ponto onde o gene a ser transcrito encontra-se. Isso acontece em virtude da ação da RNA polimerase, que promove a abertura e a exposição das sequências de nucleotídeos que irão ser transcritos.

O que é uma transcrição?

Redução de um sistema de escrita a outro (ex.: transcrição fonética). 4. [ Direito ] Registo de um acto feito num suporte oficial apropriado (ex.: transcrição de um casamento, transcrição de um imóvel).

Quais são as etapas do processo de tradução?

A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA's que transportam os resíduos de aminoácidos.

Qual a relação entre genes tradução e transcrição?

Transcrição: Uma fita do DNA do gene é copiada para RNA. Nos eucariontes, o transcrito de RNA deve passar por etapas adicionais de processamento para se tornar um RNA mensageiro (RNAm) maduro. Tradução: A sequência de nucleotídeos do RNAm é decodificada para especificar a sequência de aminoácidos de um polipeptídeo.

O que é o sentido 5-3?

5'- 3': O sentido da vida - Em uma extremidade da fita do DNA está livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra está livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose.

Artigo anterior
O que acontece com Oliver Queen na 6 temporada?
Artigo seguinte
Como reconhecer uma mulher controladora?