Quais são os principais contratos bancários?

Perguntado por: Filipa Mélanie Amaral  |  Última atualização: 21. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

Na extensa gama da atividade bancária, cabe identificar os principais contratos, que podem ser assim classificados (tipos de contratos): contrato de moeda e crédito, depósito e financiamento; contrato misto, de crédito e serviços (intermediação bancária); contrato de serviços (garantia, custódia, cofre, etc).

Quais são os tipos de contratos bancários?

Principais Modalidades de contratos bancários
  • Antecipação Bancária. Com envolvimento de pessoas jurídicas, a antecipação ocorre quando uma empresa negocia títulos ou valores a receber. ...
  • Desconto Bancário. ...
  • Faturação (factoring) ...
  • Carta de Crédito. ...
  • Arrendamento Mercantil. ...
  • Câmbio.

Quais os principais serviços bancários?

Os chamados serviços bancários estão presentes no dia a dia dos consumidores. Pagamento de contas, depósitos à vista, cadernetas de poupança, recebimento de salário são alguns exemplos de serviços disponíveis.

Como é classificado o contrato de Depósito Bancário?

Página 421 O depósito bancário é contrato real, isto é, somente se aperfeiçoa com a entrega do dinheiro pelo depositante ao banco. Normalmente celebrado por prazo indeterminado, extingue-se por resilição unilateral de qualquer das partes.

Qual o contrato bancário próprio que se assemelha a antecipação?

Contrato de desconto bancário - Solução simples para a empresa antecipar o capital das dívidas devidas por terceiros sem dor de cabeça.

Contratos Bancários

24 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de contrato de empréstimo?

Quais os tipos de contrato de empréstimo? Existem dois tipos de contratos: o comodato e o mútuo.

O que é um contrato bancário?

Os contratos bancários são contratos que necessariamente uma das partes é a instituição financeira, ou seja exerce uma função econômica sendo relacionado ao exercício na atividade bancária.

Quais os 3 tipos de depósitos?

Os depósitos bancários dividem-se em: à vista, com aviso prévio e a prazo fixo. À vista, o dinheiro depositado fica à disposição do cliente da instituição financeira, logo, este poderá efetuar os saques por meio de cheques no momento em que lhe for mais oportuno e conveniente.

O que é o contrato de mútuo bancário?

O contrato de mútuo nada mais é que um contrato de empréstimo. Contudo, trata-se de empréstimo de coisa fungível, necessariamente. Mas, o que é um bem fungível? São aqueles bens que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.

Qual a diferença entre contrato e Cédula de crédito Bancário?

Neste sentido, podemos apontar, como um dos grandes diferenciais entre a cédula de crédito bancário e um contrato de financiamento é a questão da finalidade, já que a CCB pode ser usada para qualquer situação, inclusive como empréstimo pessoal, onde não há comprovação de utilização.

Quanto ganha um diretor de produtos bancários?

1 – Diretor de Produtos Bancários | Salário: R$ 37.456,48

É função de um Diretor de Produtos Bancários também homologar novos produtos e estabelecer estratégias de controle de riscos. Esses profissionais normalmente carregam em seu currículo uma formação em Economia ou Comércio Exterior.

O que são serviços essenciais de um banco?

O pacote de serviços essenciais, como é chamado, pode ser contratado a qualquer momento a partir da abertura da conta corrente ou poupança. Para isso, basta o titular ir até a sua agência bancária e solicitar esta modalidade. O pacote contempla a realização de uma série de operações básicas a cada mês.

Quais os serviços que os bancos devem prestar gratuitamente?

A Resolução nº 3.919 do Banco Central (BC) determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, assim como o fornecer dois extratos e consultas pela internet e por telefone.

Quais são os 3 tipos de contratos?

subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.

Quais são os tipos de contratos?

Quais são tipos de contratos existentes?
  • Contrato por tempo indeterminado. ...
  • Contrato por tempo determinado. ...
  • Contrato de trabalho eventual. ...
  • Contrato de trabalho autônomo. ...
  • Contrato de experiência. ...
  • Contrato de teletrabalho. ...
  • Contrato temporário. ...
  • Contrato de trabalho intermitente.

Quais os tipos de contrato mais utilizados?

Quais são os principais tipos?
  • contrato por tempo determinado;
  • contrato por tempo indeterminado;
  • contrato de trabalho eventual;
  • contrato de estágio;
  • contrato de experiência;
  • contrato de teletrabalho;
  • contrato intermitente;
  • contrato de trabalho autônomo.

Qual o principal diferença entre um contrato de mútuo e um de mútuo bancário?

Nos mútuos em geral o objeto pode ser qualquer bem fungível. No caso do mútuo bancário, o objeto será forçosamente dinheiro ou títulos fungíveis. Na maioria das vezes, a instituição mutua dinheiro.

Quais os tipos de contrato de mútuo?

Tipos de contrato de mútuo:
  • Mútuo gratuito;
  • Mútuo oneroso.

Que quer dizer evicção?

Para o direito civil, evicção é a perda de um bem por ordem judicial ou administrativa, em razão de um motivo jurídico anterior à sua aquisição. Em outras palavras, é a perda de um bem pelo adquirente, em consequência de reivindicação feita pelo verdadeiro dono.

O que é o compulsório bancário?

O recolhimento compulsório é mais um dos mecanismos que o Banco Central (BC) tem à disposição na sua caixa de ferramentas na manutenção da estabilidade financeira e de combate à inflação. Trata-se de parcela do dinheiro dos correntistas que os bancos são obrigados a manter depositada no BC.

O que é depósito simples?

A generalidade dos depósitos comercializados pelas instituições de crédito são depósitos simples, ou seja, depósitos remunerados a taxa fixa ou a taxa variável, independentemente da modalidade de movimentação dos fundos (a prazo ou a prazo não mobilizável antecipadamente):

Quais são as principais características dos contratos bancários?

As principais características do contrato bancário são: comutativo, contrato de massa, adesividade, sigilo bancário, instrumento de crédito, sistema rígido de contabilidade, complexidade estrutural e busca pela simplificação, caráter profissional e comercial, informalidade e interpretação específica.

O que é um contrato bancário impróprio?

Trata-se de contrato instrumental de um mútuo, em que o mutuário-fiduciante (devedor), para garantia do cumprimento de suas obrigações, aliena ao mutuante-fiduciário (credor) a propriedade de um bem.

Como é classificado o contrato de factoring?

Como é classificado o contrato de factoring? O contrato de fomento mercantil é atípico, direcionado pelas regras gerais para contratos no código civil. Sua natureza é consensual, onerosa, comutativa e paritária. De modo geral, os contratos de factoring variam entre si, o acordo firmado nele é lei maior na operação.

Artigo anterior
Qual o melhor exercício para quem tem estômago alto?
Artigo seguinte
Qual é o jogo que as árvores odeiam?