Como vender bens de uma pessoa interditada?

Perguntado por: Ariana Viviane Jesus  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

O curador não tem poderes para vender livremente os bens do interditado. Ele precisa de uma autorização judicial específica. Para isso, deverá demonstrar a necessidade e a vantagem da venda, cabendo ao juiz decidir se autoriza ou não a celebração do negócio.

Como vender um bem de um interditado?

O alvará judicial, ação de jurisdição voluntária, é a forma adequada para alienação dos bens de pessoa interditada, cuja negociação, conforme inteligência dos artigos 1.774 e art. 1.750 do Código Civil, somente pode ocorrer quando houver manifesta vantagem, mediante prévia avaliação judicial e aprovação do Juiz.

Como fica os bens de uma pessoa interditada?

A partir da sentença de interdição ou da decisão que deferiu a curatela provisória, os bens, os rendimentos e a pessoa do interditado ficarão sob os cuidados do curador, que passará a exercer a sua função de forma direta, mas sob a fiscalização e nos limites fixados pelo Juiz.

Como vender um carro de uma pessoa interditada?

Sendo assim, para se vender um veículo comprado em nome de um menor com deficiência, será necessário contratar um advogado para realizar o pedido de alvará judicial para venda deste veículo.

Quem é interditado pode comprar imóvel?

RESPOSTA IRIB: Somente com autorização judicial será possível a aquisição de bem imóvel por pessoa interditada, através de pedido de seu curador ao Juiz de Direito competente.

CURADOR PODE VENDER BEM DO CURATELADO? COMO FUNCIONA?

16 questões relacionadas encontradas

Quando o curador pode vender bens do curatelado?

Necessidade de alvará judicial

Desta forma, aplicando-se a regra do art. 1750 do CC/02 à curatela, os imóveis pertencentes ao curatelado somente podem ser vendidos quando houver manifesta vantagem, mediante prévia avaliação judicial e aprovação do juiz.

Como vender imóvel de curatelado?

O que se deve fazer? Pois bem, o primeiro ponto é procurar o atendimento de advogados ou da Defensoria Pública, pois, para a venda do bem de um curatelado é necessária uma autorização judicial, que poderá ser concedida em um processo de “alvará para venda”.

O que o curador não pode fazer?

V- Quais são as condutas vedadas ao curador/ O que o curador não pode fazer?
  1. condutas incompatíveis com a curatela;
  2. causar prejuízo ao patrimônio do curatelado;
  3. causar dano físico ou moral ao curatelado.

Quem é responsável por uma pessoa interditada?

Curador é o indivíduo responsável por realizar as ações que o interditado se tornou incapaz de fazer pela declaração de sua interdição. A pessoa é determinada pelo próprio juiz e tem a responsabilidade, como vimos, de zelar pelos interesses do interditado.

O que o curador pode fazer com os bens do curatelado?

O curador só pode conservar em seu poder o valor que for necessário para as despesas ordinárias com o sustento, tratamento e administração dos bens do curatelado. Qualquer valor excedente deverá ser investido em benefício da pessoa em situação de curatela. O curador não pode retê-lo!

O que acontece com o CPF de uma pessoa interditada?

Se o CPF está cancelado ou foi anulado por decisão judicial, não há o que fazer, esse número de documento não será recuperado. Se a situação for pendente de regularização, a pessoa deve atualizar a situação fiscal, ou seja, enviar as declarações de imposto de renda faltantes para a Receita Federal.

Quem precisa concordar com a curatela?

Nos termos da lei, o cônjuge ou companheiro será preferencialmente o curador do outro, desde que não estejam separados judicialmente ou de fato. Se não houver cônjuge ou companheiro, dá-se preferência ao pai ou mãe. E, na falta dos genitores, será nomeado curador o descendente mais apto e mais próximo ao curatelado.

Quem tem mais de 70 anos pode vender imóvel?

Quanto à capacidade de pessoas com mais de 70 anos de vender ou comprar imóveis, a resposta é sim, desde que estejam plenamente capazes de exercer sua capacidade civil. Não é a idade que determina a capacidade, mas sim a habilidade de exercer os direitos civis.

Como movimentar conta de curatelado?

As eventuais sobras de valores e/ou créditos extraordinários a que tem direito o curatelado, devem ser depositados em conta bancária em seu favor, sendo que as movimentações somente poderão ocorrer mediante prévia autorização do Juízo, com a devida prestação de contas.

Como vender um imóvel de uma pessoa incapaz?

De acordo com o Código Civil brasileiro, em seu artigo 1.691, a venda de imóvel de propriedade de incapaz só poderá ser realizada com autorização judicial, mediante a comprovação da necessidade ou utilidade da venda para a subsistência do incapaz ou para a administração de seu patrimônio.

Qual é o valor de um processo de interdição?

No estado de São Paulo, no ano de 2019, foi determinado pela OAB que os honorários advocatícios mínimos para propositura de um processo de interdição para defesa em juízo de primeiro grau são de R$ 5.954,25.

Quem é interditado pode morar sozinho?

O curatelado sendo parcialmente interditado, ou seja, quando cabe somente ao curador assisti-lo no que diz respeito aos atos jurídicos (como tomar grandes decisões, assinar contratos, realizar compra e venda de bens, movimentar conta em banco, e outros), ele pode morar sozinho.

Quem pode exigir prestação de contas do curador?

A lei permite que as contas sejam exigidas pelo juiz com a periodicidade que achar conveniente. Em nosso escritório, há mais de vinte anos representamos os interesses de uma curadora.

Quais os direitos de quem tem a curatela de uma pessoa?

Como é o procedimento e quais são os principais direitos e deveres do curador?
  • Receber pensões e outras rendas;
  • Prestar despesas de sustento; e.
  • Administrar, conservar e melhorar seus bens.

Quem fiscaliza o curador?

Os atos do curador, tanto os que digam respeito à administração dos bens do curatelado quanto aqueles que se referem aos cuidados pessoais dedicados a este, serão fiscalizados pelo Ministério Público e pelo juiz, na forma prevista no Código Civil e no Código de Processo Civil.

Quem tem curatela pode sacar dinheiro?

Os valores depositados em estabelecimento bancário de titularidade do curatelado, somente podem ser levantados com prévia autorização judicial, depois de demonstrada a necessidade, conveniência e vantagem para o incapaz.

Qual o prazo de validade de uma curatela?

A certidão ou o termo provisório de guarda, tutela ou curatela que não especificar prazo determinado pelo Juiz terá validade de dois (02) anos contados da data de sua emissão.

O que acontece com a curatela quando o curatelado morre?

Com a morte do curatelado extingue-se a curatela e, por consequência, a figura do curador. Igualmente, falta ao curador poderes para representar em juízo o espólio e eventuais sucessores do falecido curatelado. 3.

O que acontece com a morte do curatelado?

Em caso de falecimento do curador nomeado anteriormente, revela-se necessária a instauração de procedimento judicial autônomo para nomeação de novo curador, de modo a se verificar efetivamente se este é a pessoa mais adequada para zelar pelos interesses do interditado.

Quem herda os bens de uma pessoa incapaz os irmãos ou o curador?

Nesse caso, deve ser nomeado um curador ou tutor, conforme o caso. Este deverá administrar os bens do curatelado e figurar como seu assistente. Portanto, desde logo, ao prestar compromisso por termo em cartório, o curador será o gestor financeiro e patrimonial do curatelado.

Artigo anterior
Como é servido o jantar americano?
Artigo seguinte
Qual é a mensagem do girassol?