Quais são os principais conceitos de Wallon?

Perguntado por: Gaspar Martins  |  Última atualização: 12. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (26 avaliações)

Na concepção de Wallon os quatro Campos Funcionais são: Movimento (um dos primeiros a se desenvolver, e é o que dá apoio aos outros campos); Afetividade (fase mais primitiva do desenvolvimento, a qual antecede a cognição); Inteligência (vinculada a fatores biológicos e sociais); Pessoa (campo funcional que gerencia os ...

Qual o conceito de aprendizagem para Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

Quais são os quatro elementos básicos de Wallon?

Na concepção de Wallon, existe quatro campos funcionais – movimento (ato motor ou motricidade), afetividade, inteligência e pessoa (formação do eu).

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?

Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon? O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável.

O que defende a teoria de Wallon?

A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.

A teoria de Henri Wallon

43 questões relacionadas encontradas

Em que Wallon acreditava?

Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.

Quais são as três leis de Wallon?

Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.

Qual a diferença entre a teoria de Vygotsky e Wallon?

A diferença entre os dois consiste no que é considerada a principal mediação nessa relação: para Vygotsky é a linguagem, enquanto para Wallon é a emoção, considerada por ele uma linguagem anterior à própria linguagem, a primeira forma de comunicação (VIEIRA, 1996).

O que há em comum entre Piaget Vygotsky e Wallon?

Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.

Como Wallon considera a emoção?

Wallon também afirma que, apesar das origens orgânicas, as emoções não são provocadas por meios orgânicos. É a interação do ser humano com o meio que desenvolve a pessoa em todos os sentidos, o que é indistinguível da emoção (GALVÃO, 1995).

Quais são os 5 estágios de Wallon?

Assim, Wallon denominou os estágios, sendo os seguintes: Estágio Impulsivo-Emocional, Estágio Sensório-Motor e Projetivo, Estágio do Personalismo, Estágio Categorial e Estágio da Puberdade e da Adolescência, os quais serão abordados a seguir.

Qual é o papel da escola na teoria de Wallon?

Entende-se que, para Wallon, é relevante que a escola ofereça formação integral, ou seja, intelectual, afetiva e social, e que dentro da sala de aula não deve estar apenas o corpo da criança, mas também suas emoções, sentimentos e sensações.

Quais são os tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?

Resposta: Pensamento sincrético e pensamento categorial. Explicação: De acordo com a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon, os dois tipos de pensamento no desenvolvimento infantil são o "pensamento sincrético" e o "pensamento categorial".

Qual o pensamento de Piaget e Wallon?

Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.

Quais as principais características dos estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

O que significa campo afetivo?

Nosso lado afetivo é aquele relativo ao afeto, que tem ou em que há afeto, é o nosso campo da amizade e o amor. Para resumir bem, é o lado das nossas relações com as outras pessoas que nos rodeiam e também nossa imagem refletida na ideia dos outros, a avaliação que eles fazem da gente.

Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?

Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.

O que defende a teoria de Piaget?

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

O quê Wallon afirma sobre o princípio de contradição na criança pequena?

Wallon afirma que o pensamento infantil é "fluido" pelo menos sob dois aspectos: o da oscilação entre hipóteses contraditórias e o da interferência mútua entre linguagem verbal e imagem. A contradição é um princípio importante na teorização de Wallon sobre o pensamento e a linguagem na criança.

Qual é a linguagem Segundo Vygotsky?

Vygotsky afirma que a linguagem possui duas funções básicas: intercâmbio social e pensamento generalizante. A função de intercâmbio social é bem visível nos bebês, uma vez que conseguem, por meio de gestos, expressões e sons, demonstrar seus sentimentos, desejos e necessidades.

O que diz Vygotsky sobre a afetividade?

Vigotski (2001) afirma que a emoção é a reação reflexa de certos estímulos que são mediados a partir do meio sociocultural. As emoções influenciam e diversificam o comportamento, portanto, quando as palavras são ditas com sentimentos agem sobre o indivíduo de forma diferente de quando isto não acontece.

Quais os dois conceitos de Vygotsky?

As ideias de Lev Vygostky possuem quatro conceitos elementares: interação, mediação, internalização e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O teórico defendia que, para melhorar o nível da aprendizagem, mais do que o indivíduo agir sobre o meio, ele precisava interagir com o meio.

Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a ...

Quais são as manifestações da afetividade para Wallon?

Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.

Como Wallon explica a afetividade?

Segundo Wallon, podemos compreender a afetividade de forma abrangente, como um conjunto funcional que emerge do orgânico e adquire uma forma social na relação com o outro e que é uma dimensão fundante na formação integral do indivíduo.

Artigo anterior
Pode pagar pedágio com Pix?
Artigo seguinte
Como conseguir o informe de rendimentos se a empresa fechou?