Como descobrir a família na tabela periódica?

Perguntado por: William Garcia de Lopes  |  Última atualização: 18. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (48 avaliações)

As famílias na Tabela Periódica são as sequências verticais da tabela, ou seja, as colunas. Também conhecidas como grupos, as famílias da Tabela Periódica são numeradas de 1 a 18, da esquerda para a direita.

Como identificar a família na Tabela Periódica?

As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.

Como identificar a família de um elemento químico?

Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.

Como encontrar a família de um elemento químico?

Para saber de qual família (coluna) o átomo é, podemos contar quantos elétrons existem na camada de valência ou no subnível mais energético.

Quais são as 18 famílias da tabela periódica?

Famílias ou grupos
  • Metais alcalinos (grupo 1, com exceção do hidrogênio)
  • Metais alcalino-terrosos ou alcalinos terrosos (grupo 2)
  • Pinictogênios (grupo 15)
  • Calcogênios (grupo 16)
  • Halogênios (grupo 17)
  • Gases nobres (grupo 18)

A HISTÓRIA DA TABELA PERIÓDICA | FALA CIENTISTA

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 grupos principais da tabela periódica?

Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.

Como saber se é família A ou B?

A relação que podemos estabelecer entre as famílias B e a distribuição eletrônica é a de que os subníveis d ou f são os possíveis subníveis mais energéticos para os elementos de transição, já que os subníveis s ou p são os subníveis mais energéticos dos elementos representativos (famílias A).

Como descobrir a família de um elemento de transição?

Os elementos de transição são aqueles que se localizam na região central da Tabela Periódica. Segundo a notação mais antiga, as famílias desses elementos eram as do grupo B, que tinham a seguinte ordem da esquerda para a direita: IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB, VIIIB, IB e IIB, sendo que a coluna VIIIB era tripla.

Como descobrir a família dos elementos químicos utilizando o subnível mais energético?

Quando somamos os dois elétrons do subnível s com os seis elétrons do p, temos um total de oito, valor que corresponde exatamente ao número de famílias “A”. Assim, cada uma das famílias A possui um subnível mais energético com uma quantidade particular de elétrons que representa a família, da seguinte forma: IA- s1.

Qual é o elemento químico que não tem família?

O Hidrogênio é um elemento químico que não possui família periódica, participa da composição de diversas substâncias e apresenta ampla utilização.

Qual é a família dos metais alcalinos terrosos?

Os metais alcalino-terrosos integram a família 2A dos elementos químicos na tabela periódica, sendo considerados elementos com propriedades básicas, também denominadas de alcalinas. Os seis metais deste grupo são Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra).

Qual família do NA?

Os elementos que pertencem à família dos metais alcalinos são aqueles que pertencem à coluna 1 ou IA. Respectivamente, na ordem da Tabela, eles são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

Como achar o grupo na tabela periódica pela distribuição eletrônica?

Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
  1. Os grupos (ou famílias) da Tabela são numerados da esquerda para a direita de 1 a 18.
  2. Os grupos (ou famílias) na tabela são divididas em A ou B.
  3. A Tabela periódica apresenta um total de sete períodos.
  4. Os lantanídeos pertencem ao 6o período, e os actinídeos, ao 7o

Quais são as famílias radioativas?

No estudo da radioatividade, constatou-se que existem apenas 3 séries ou famílias radioativas naturais, conhecidas como: 1) Série de Urânio, 2) Série do Actínio e 3) Série do Tório.

O que são as famílias radioativas?

As séries ou famílias radioativas correspondem ao conjunto de átomos que estão relacionados por sucessivas desintegrações. Ouça o texto abaixo!

O que é série ou família radioativa?

Série (ou família) radioativa natural é uma sequência, que ocorre espontaneamente na natureza, na qual elementos radioativos se transformam uns nos outros, ao longo de uma série de desintegrações, até chegar a um elemento químico estável.

Quais são todas as famílias?

São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.

Que nome recebem as famílias 1 2 13 14 15 16 17 é 18?

As famílias 13, 14, 15, 16, 17 e 18 são conhecidas, respectivamente, como família do boro, do carbono, do nitrogênio, dos calcogênios, dos halogênios e dos gases nobres.

Qual é a última família da tabela periódica?

As duas últimas linhas da Tabela Periódica representam as Famílias dos Lantanídeos e dos Actinídeos, como pode ser visto na nossa Tabela Periódica Completa.

O que significa K Na tabela periódica?

O potássio (K) é um metal alcalino pertence ao grupo 1 da tabela periódica com número atômico 19. É facilmente oxidado pelo gás oxigênio e reage violentamente com água.

Como saber se é um metal ou Ametal?

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Quais são os 7 gases nobres?

Quais são os gases nobres? Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto.

Artigo anterior
Qual é o coeficiente angular é linear?
Artigo seguinte
Como fazer para ter mais espaço na memória do celular?