Quais são os principais conceitos da teoria de Vygotsky?

Perguntado por: Cláudia Sofia Figueiredo de Baptista  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Quais são os conceitos utilizados por Vygotsky?

As funções psicológicas superiores, o desenvolvimento e aprendizagem e a zona de desenvolvimento proximal são conceitos que devem estar claros ao nos referirmos aos processos de ensino-aprendizagem segundo Vygotsky.

Qual é a teoria que Vygotsky defende?

Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

O que é conceito para Vygotsky?

Para Vygotsky, um conceito não é simplesmente um conjunto de conexões associativas que se assimila com a ajuda da memória, nem um hábito mental automático, mas um autêntico e completo ato do pensamento.

Quais os principais conceitos desenvolvidos pela abordagem Histórico-cultural de Vigotski?

A categoria de análise tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos de Vigotski utilizados pelos autores dos textos analisados. Por razões didáticas, os conceitos foram organizados em quatro grupos: "linguagem", "pensamento e linguagem", "desenvolvimento e aprendizagem" e "concepção de homem e mundo".

AULA GRATUITA || Conceitos centrais da teoria de Vygotsky

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os conceitos básicos da teoria sociointeracionista de Vygotsky?

Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.

O que significa abordagem histórico-cultural?

A abordagem Histórico-Cultural é uma corrente nas ciências humanas, que remonta a um grupo de psicólogos russos na segunda metade da década dos anos 20 na União Soviética. Os protagonistas dessa abordagem incluem entre outros Vigotski, Luria e Leontiev e, além, deste grupo mais de 30 pesquisadores dessa época.

O que é conceito e exemplos?

O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente". O conceito pode ser uma ideia, juízo ou opinião sobre algo ou alguma coisa. Exemplo: “A discussão começou porque nós temos conceitos muito diferentes de relacionamento aberto”.

O que são conceitos científicos?

4) Conceito científico – Representa a formulação mais ampla, universal, abstrata e sistematizada do saber que a comunidade científica atingiu até o momento.

O que é conceitos cotidianos?

Os conceitos cotidianos, também denominados espontâneos, são aqueles formados a partir de vivências, de situações concretas. Há ainda os conceitos científicos, estes surgem de ações intencionais, através da instrução, principalmente, nas instituições de ensino.

Quais são as principais teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Qual é a teoria que Piaget defende?

Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...

Qual a contribuição da teoria de Vygotsky para a educação?

Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.

Como se dá a aprendizagem Segundo Vygotsky?

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Quais são as funções psicológicas superiores Segundo Vygotsky?

118). As Funções Psicológicas Superiores (FPS), como memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção, se intercambiam nesta rede de nexos ou relações e formam, assim, um sistema psicológico, em que as funções se relacionam entre si.

Qual é o conceito de Zona de desenvolvimento proximal?

Zona de Desenvolvimento Proximal é: “a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais ...

Como criar um conceito científico?

A formação de conceitos científicos na escola se dá por meio de processos dialógicos estruturados a partir de sujeitos que ocupam lugares diferentes e historicamente referenciados pelos significados atribuídos aos conteúdos do currículo.

Como se processa a formação dos conceitos científicos na criança?

Segundo Vygotsky (1998), o processo de formação dos conceitos científicos é um ato real e complexo do pensamento que pressupõe de determinado nível de desenvolvimento mental, pois uma criança é incapaz de tornar-se consciente da atividade da mente, de ter o controle consciente dos conceitos, para que isso aconteça é ...

O que é conceito filosófico?

Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento, movido pela curiosidade, pelo questionamento do mundo e sobre os fundamentos da realidade.

Como definir o conceito?

Em contrapartida, conceituar é dizer sobre algo o que você conhece, sente, imagina e/ou percebe. Enquanto definir é “dizer o que é”, os conceitos podem ser quantas experiências existirem de algo. Conceito não exige uma precisão absoluta.

Como se faz um conceito?

No desenvolvimento de um conceito para seu projeto toda a ideia é válida. Não restrinja sua criatividade pela existência de limitações técnicas ou financeiras, por exemplo. Anote e desenhe todas as ideias que vierem à cabeça. Se você acha que as pessoas devem andar por cima de seu edifício, registre isso.

Qual é o conceito?

1. Formar, desenvolver conceito acerca de. 2. Julgar, avaliar.

O que é a abordagem cultural?

A abordagem cultural não é baseada em nenhuma escola de pensamento específica. É uma compilação de conhecimentos baseados em ciências sociais, sociolinguística e estudos culturais com o objetivo de criar uma reflexão sobre o ensino de línguas e tornar mais tangível o tratamento sobre cultura.

O que é importante para a psicologia Histórico-cultural?

Para a psicologia histórico-cultural, o processo de desenvolvimento é marcadamente impulsionado por atividade própria de cada fase da existência do sujeito, tal como ocorre na adolescência, ocorre nas demais fases de formação do psiquismo. A esta atividade Leontiev (1959/1978) denomina atividade dominante.

Quais são as bases da psicologia Histórico-cultural?

A Psicologia Histórico-cultural tem sua gênese na compreensão da cate- goria atividade, reconhecendo-a como unidade das formas sensorial-prática e teóri- ca, superando a dicotomia entre esses elementos presentes na ciência psicológica de base positivista.

Artigo anterior
O que prega o feminismo radical?
Artigo seguinte
O que é a emoção do medo?