Como acontece a doença falciforme?

Perguntado por: Jorge Freitas  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).

Como a doença falciforme é causada?

A doença falciforme é causada por uma modificação no DNA.

Tem causa genética e hereditária, caracterizada pela alteração nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias).

Quais são as formas da doença falciforme?

Existem duas formas de Doença Falciforme. Quando a criança herda dois genes com essa alteração (um do pai e um da mãe) o resultado é a Anemia Falciforme. Já quando a herança genética é de apenas um dos pais a condição é especificada como Traço Falciforme e a criança não apresentará sintomas da doença.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Congênita, a doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.

Quem tem traço falciforme sente dor?

O traço falciforme não causa crises dolorosas, mas, em casos raros, as pessoas podem morrer subitamente enquanto fazem exercícios muito extenuantes que causam desidratação intensa. Esses pacientes correm mais risco de doença renal crônica e embolia pulmonar. Em casos raros, elas podem observar sangue na urina.

Webpalestra - Doença falciforme

43 questões relacionadas encontradas

Quem tem traços de anemia falciforme pode desenvolver a doença?

Meu filho tem traço falciforme, futuramente ele pode desenvolver a doença? Não, o traço falciforme não muda durante a vida. Raramente, as pessoas com traço falciforme podem ter sintomas como sangue na urina se forem submetidas a esforço estremo ou altitude.

Quem tem traço falciforme pode virar anemia falciforme?

Caso um indivíduo com traço falciforme tenha um filho com uma pessoa que também tenha o traço, a criança poderá ter anemia falciforme (se nessa concepção especificamente, ambos os pais transmitirem o gene para hemoglobina S).

Quem tem anemia falciforme morre cedo?

Hemácia falciforme

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

O que é anemia falciforme pode matar?

Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por seqüestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial.

Quem tem anemia falciforme têm mais chances de ter leucemia?

Não, anemia não pode virar leucemia. Uma pessoa que sofre de anemia, mesmo que não tenha tratamento adequada, não vai desenvolver a doença. A maioria dos pacientes pensam que isso pode ocorrer, mas o que acontece é totalmente ao contrário. Com o desequilíbrio nas células, os glóbulos vermelhos acabam reduzindo.

Qual a classificação da anemia falciforme?

Anemia Falciforme é uma doença hemolítica de caráter autossômico recessivo presente em indivíduos homozigóticos para a hemoglobina S, ocorrendo uma mutação na posição 6 da extremidade N – terminal do cromossomo 11, substituindo o ácido glutâmico por valina.

Como identificar Doença Falciforme?

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO DE DOENÇA FALCIFORME? Teste do Pezinho – deve ser realizado na primeira semana de vida. Basta levar a criança ao Posto de Saúde mais próximo. Este exame vai diagnosticar a Doença Falciforme e vai identificar os pacientes com Traço Falciforme.

Qual a diferença entre anemia falciforme e traço falciforme?

Na anemia falciforme a hemoglobina produzida é anormal e é chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.

Quando surgiu a doença falciforme?

A anemia falciforme foi descrita pela primeira vez pelo médico norte-americano James Herrick, em 1910, a partir de amostras de sangue de um indivíduo de ilha de Granada, no Caribe.

Como surgiu o traço falciforme?

Cientistas acreditam que, em algum momento da história, houve uma mutação genética em pessoas de uma população africana que morava numa região afetada pela malária. Foi nesse momento que os genes foram alterados e passaram a causar a anemia falciforme.

Qual é o gene da anemia falciforme?

A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS). Pessoas que têm apenas um gene S e outro normal A são AS, ou seja, têm o traço falciforme e não apresentam sintomas.

Quando a anemia pode matar?

As anemias mais frequentes na população que é a ferropriva e a megaloblástica não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a ...

Qual a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme nos primeiros cinco anos de vida?

Na infância, sobretudo, até os cinco anos de idade, as infecções e o seqüestro esplênico são as principais causas de mortalidade.

Que tipo de anemia é mais grave?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

Qual sintomas de anemia forte?

Sinais e sintomas da anemia
  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

Quem tem anemia falciforme têm o direito de aposentadoria?

Anemia falciforme e aposentadoria por invalidez

Para pedir o benefício de auxílio-doença é necessário que o portador de anemia falciforme tenha trabalhado de carteira assinada no período anterior a 12 meses, em alguns casos 36 meses, antes do pedido no INSS.

Qual o nome da anemia que não tem cura?

Assim como a anemia falciforme, a talassemia não tem cura, e o tratamento é feito com transfusões de sangue regulares. Outro tipo de anemia é a hemolítica autoimune (AHAI).

Quem tem o traço da anemia falciforme pode doar sangue?

Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente.

Quem tem traço falciforme têm risco maior com o Corona vírus?

Pacientes com doença falciforme devem ser incluídos nesse grupo de risco, visto que sofrem asplenia funcional na infância, o que interfere no sistema imunológico, e desenvolvem lesões de órgãos-alvo ao longo dos anos (ex.: hipertensão pulmonar, cardiopatia).

Quem tem Tracos de anemia falciforme pode tomar a vacina do Covid?

Todas as pessoas diagnosticadas com anemia falciforme receberão a vacina da covid-19 nesta fase. COMPROVAÇÃO: Para fazer a comprovação de que você possui esta comorbidade é necessário levar uma receita de medicamento ou atestado médico, emitido no máximo 180 dias (6 meses) antes do dia da vacinação.

Artigo anterior
Quantos Júpiter cabem no sol?
Artigo seguinte
O que é a baixa visão?