Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Perguntado por: Nuno Gaspar de Amaral  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.

Quais os aspectos da teoria da afetividade proposta por Wallon?

Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. ... A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade. Ela tem uma ativação orgânica, ou seja, não é controlada pela razão.

Quais aspectos estão relacionados a Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Wallon?

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON. A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

Em que aspectos a teoria de Wallon colabora para a educação?

Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.

Quais são as principais ideias de Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA

38 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito de aprendizagem para Wallon?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

Qual a importância da teoria de Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

Quem foi Wallon e suas contribuições para a educação?

Henri Paul Hyacinthe Wallon foi filósofo, médico, psicólogo e político francês. Nasceu em 1879, em Paris e dedicou sua vida a pesquisa e observação da criança em ambiente escolar. Ele propôs o estudo do ser humano inteiro. Ou seja, não só na parte cognitiva, como também em questão da afetividade e motricidade.

Quais as principais contribuições de Wallon para o processo de ensino e aprendizagem?

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a ...

Quais as contribuições de Wallon para a educação física?

Education Physical. Wallon (2007, apud WERLANG, 2010) buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando as pessoas em sua totalidade, nas suas expressões e na relação com os outros.

Como acontece às aquisições cognitivas em Wallon?

Pode-se apreender da leitura de Wallon que as funções psicológicas superiores desenvolvem-se a partir das dimensões motora e afetiva. E que esta se alterna e conflitua com a afetividade, em especial com a emoção. Contudo a cognição permanece inseparável da afetividade, devendo no adulto alcançar um equilíbrio dinâmico.

O que a teoria afetiva propõe?

A teoria propõe que os comportamentos de trabalhos afetivos são explicados pelo humor dos funcionários e emoções, enquanto comportamentos cognitivos são os melhores preditores de satisfação no trabalho.

O que é o princípio da afetividade?

Trata-se de um princípio que coloca o afeto como um valor jurídico, como elemento embrionário da estruturação familiar. A percepção do afeto se dá através da análise da conduta dos envolvidos, observando atos representativos da relação afetiva, tais como: Cuidado e convivência; ... Intenção de constituir família.

Qual a contribuição da teoria da afetividade no processo de aprendizagem?

A afetividade na relação professor-aluno constitui-se elemento inseparável do processo de ensino e aprendizagem. ... Os resultados mostraram ainda que cabe as instâncias formativas analisar as interações entre professores e alunos, buscando identificar aspectos afetivos que influenciam o processo de ensino e aprendizagem.

Qual o nome da teoria de Wallon e quais os principais conceitos estudados?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

O que diz Wallon sobre a educação infantil?

Wallon buscando compreender o psiquismo humano volta sua atenção para a criança e assim enfocando o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são as fases do desenvolvimento e o vínculo entre cada campo funcional e suas implicações em um todo na criança.

Qual é o papel do professor para Wallon?

Ocupa uma função ímpar e privilegiada no desenvolvimento da criança e pode contribuir para o sucesso ou o fracasso do aluno na escola. Ele pode estabelecer vínculos afetivos muito fortes com e entre os alunos. Conclui-se, portanto, que o professor contagia e é contagiado pelos alunos. Wallon (1971, p.

Qual a importância da afetividade na vida do ser humano?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

É conceito de aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

São conceitos centrais no estudo do desenvolvimento para Henri Wallon?

A teoria de Henri Wallon trabalha com o conceito de que o processo de aprendizado é constituído pela dialética. Nesse caminho, fica desaconselhado indicar verdades absolutas sobre o modo como a gente aprende. ... Assim, Henri indica o estudo do indivíduo por completo ao juntar suas partes afetivas, motoras e cognitivas.

Quanto ao princípio da afetividade é correto afirmar?

O princípio da afetividade está estampado na Constituição Federal de 1988, mais precisamente em seus artigos 226 §4º, 227, caput, § 5º c/c § 6º, e § 6º os quais prevêem, respectivamente, o reconhecimento da comunidade composta pelos pais e seus ascendentes, incluindo-se aí os filhos adotivos, como sendo uma entidade ...

Qual o entendimento do STJ acerca do princípio da afetividade no Direito de Família?

Sinteticamente dizendo, o Princípio da Afetividade é um norteador das demandas que comportam o ramo do direito das famílias (DIAS, 2016). Não menos importante e de maneira uníssona à Dias, Lôbo entende que a afetividade é um alicerce para o Direito de Família, atua sobre as relações socioafetivas e na comunhão da vida.

O que é afetividade familiar?

Quando a formação familiar tem o afeto como elemento fundamental, dá-se o nome de Família Afetiva, não importando o vínculo biológico. Essas relações surgem a partir de valores como atenção, cuidado e solidariedade. ... O que vai determinar a constituição de uma família não é mais a consanguinidade, mas sim o afeto.

O que a teoria Piaget defende?

Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...

O que diz a teoria de Vygotsky?

1 → O que diz a teoria de Vygotsky

Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. ... É a partir dela que conseguimos interagir, nos comunicar e nos fazer entender — e mesmo ela só é desenvolvida com o aprendizado.

Artigo anterior
Qual destes alimentos é fabricado com o uso de bactérias?
Artigo seguinte
Qual é o tabaco mais fraco?