Quais são os prazos de prescrição no processo do trabalho?

Perguntado por: Ângelo Leal Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

“Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1o A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

Quais os prazos de prescrição trabalhista?

DO PRAZO PRESCRICIONAL

O prazo prescricional atual para o empregado urbano e rural exigirem seus créditos e direitos trabalhistas derivados das relações de trabalho é de 5 (cinco) anos, até o limite de 2 (dois) anos após a extinção do contrato.

Quais são os tipos de prescrição trabalhista?

Tipos de Prescrição na Justiça do Trabalho!
  • PRESCRIÇÃO TOTAL / BIENAL. Depois que o empregado se desliga da empresa, ele tem 2 anos para entrar com a ação. ...
  • PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. ...
  • FGTS. ...
  • FÉRIAS. ...
  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO. ...
  • ACIDENTE/ DOENÇA DO TRABALHO. ...
  • PRETENSÃO DECLARATÓRIA. ...
  • ANOTAÇÃO DA CTPS.

O que é prescrição total na Justiça do trabalho?

Já a prescrição total é aquela que quando se inicia, dá origem ao prazo prescricional e se antes de seu término não for reclamada exaurirá o direito. Nesse caso, há controvérsias acerca do prazo prescricional, se de 5 (cinco) ou de 2 (dois) anos.

Como saber se um processo trabalhista está chegando ao fim?

Para ter acesso a essa funcionalidade e consultar processo trabalhista de forma automática, basta acessar o site do respectivo Tribunal do seu Estado ou no site do Tribunal Superior do Trabalho, caso seu processo esteja na referida instância, procurar por “Sistema Push” ou “Push dos Processos” e fazer seu cadastro.

Prescrição no Direito do Trabalho | Quinta da CLT

18 questões relacionadas encontradas

Quais as diferenças entre prescrição total ou parcial?

92), “se a lesão se dá a direito previsto em lei, fere-se direito de indisponibilidade absoluta e, por isso, a prescrição é total; se a lesão se dá a direito não previsto em lei, fere-se direito de indisponibilidade relativa e, por isso, a prescrição é parcial”.

O que é prescrição bienal e quinquenal?

Há um prazo quinquenal (5 anos) e um bienal (2 anos). A diferença é que cada um deles conta-se de um termo inicial distinto, mas os dois operam juntos (são consumidos ao mesmo tempo).

O que é prazo quinquenal no Direito Trabalhista?

PRAZO PRESCRICIONAL QUINQUENAL: é o prazo referente aos últimos cinco anos que o trabalhador tem direito de reclamar verbas trabalhistas – créditos – não pagas pelo empregador. O início para a contagem de tempo é a data de ajuizamento da ação.

O que é prazo bienal no Direito Trabalhista?

O primeiro é um prazo de dois anos, também chamado de prazo bienal, e diz respeito ao prazo máximo para a propositura da ação judicial após a extinção do contrato de trabalho. Em outras palavras, extrapolando este prazo de dois anos, não será possível ingressar com a reclamação trabalhista.

Quanto tempo para reivindicar direitos trabalhistas?

Prazo para a abertura de processo trabalhista

Há dois prazos referentes a esse tema na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT): dois anos e cinco anos. A gente explica primeiro o de dois anos. Esse é o tempo que um empregado tem para ingressar com uma ação contra a sua ex-empresa. É a chamada prescrição bienal.

Como contar prazo prescrição bienal trabalhista?

TST: Prescrição bienal trabalhista só começa a contar após a projeção do aviso-prévio proporcional. A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) concluiu que o prazo do aviso-prévio proporcional deve ser considerado como marco para contagem da prescrição bienal.

Como contar prazo bienal?

A prescrição bienal do direito de ação conta-se do último dia do contrato empregatício e a contagem do prazo é regida pela Lei nº 810/49, a qual define o ano civil e cujo art. 1º preconiza: Considera-se ano o período de doze meses contados do dia do início ao dia e mês correspondentes do ano seguinte.

Quantas vezes podemos interromper a prescrição bienal na Justiça do Trabalho?

202 somente admite a interrupção da prescrição por uma única vez. O ajuizamento da presente reclamação trabalhista deu-se há mais de dois anos da propositura da primeira; é evidente, portanto, o transcurso do prazo bienal e, por conseguinte, a prescrição da pretensão do autor.

Como funciona a prescrição quinquenal?

Já a prescrição quinquenal trabalhista se refere ao tempo de serviço que poderá ter suas verbas devidas reclamadas, ou seja, a partir da abertura da ação judicial até cinco anos antes.

Como contar o prazo quinquenal?

A contagem do prazo da prescrição quinquenal tem como termo inicial a data do ajuizamento da ação, e não do término do contrato de trabalho, conforme entendimento consolidado no item I da Súmula 308 do TST.

Quais direitos trabalhistas não prescrevem?

- Causa impeditiva – Não há início da contagem do prazo. Exemplo: Conforme o artigo 440 da CLT não corre prazo de prescrição aos menores de 18 anos. - Causa suspensiva – O prazo fica paralisado temporariamente até que resolvido o obstáculo, e após, retoma-se a contagem.

O que se entende por prescrição extintiva?

A prescrição extintiva é aquela presente no ordenamento jurídico abrangendo toda esfera do direito. É a perda da possibilidade de reivindicar um direito pelo decurso (perda) de prazo.

Qual a prescrição do FGTS?

Prazo para cobrar depósitos do FGTS é de 30 anos se ação foi proposta até 13 de novembro de 2019.

Quando interrompe a prescrição bienal?

202 , PARÁGRAFO ÚNICO , CÓDIGO CIVIL . A ação trabalhista distribuída interrompe a prescrição bienal e a quinquenal. Vale lembrar que o simples ajuizamento de reclamação, ainda que arquivada, interrompe a prescrição, sendo desnecessária a citação do reclamado para que a interrupção se opere.

Como interromper a prescrição intercorrente trabalhista?

A interrupção da prescrição intercorrente, incidente na fase da execução judicial trabalhista, pode se dar por meio de protesto interruptivo, uma vez que esta medida judicial (artigo 202 , II , do Código Civil )é compatível com o Processo do Trabalho, a teor do artigo 769 da CLT .

Quantas vezes posso entrar com a mesma reclamação trabalhista?

O art. 732 da Legislação Consolidada prevê e institui penalidade ao (à) reclamante que, por duas vezes seguidas, dá causa ao arquivamento de reclamação trabalhista, nos termos do art. 844 da CLT , consistente na perda do direito de renovar sua postulação pelo prazo de seis meses.

Qual o termo inicial para a contagem da prescrição bienal?

O termo inicial da prescrição bienal coincide com o termo final do aviso prévio, independente da data do pagamento dos haveres resilitórios e sua homologação. Inteligência conjunta dos artigos 7º , inciso XXIX , da CRFB e 489 , da CLT .

Quando inicia a contagem do prazo do aviso prévio?

Conforme dispõe o art. 20 da Instrução Normativa SRT 15/2010, o prazo de 30 (trinta) dias correspondente ao aviso-prévio conta-se a partir do dia seguinte ao recebimento da comunicação, que deverá ser formalizada por escrito.

Quando começa a contar o aviso prévio?

Art. 20 - O prazo de trinta dias correspondente ao aviso prévio conta-se a partir do dia seguinte ao da comunicação, que deverá ser formalizada por escrito.

Até quando uma empresa pode recorrer em processo trabalhista?

Qual o prazo para entrar com a ação? Para dar entrada ao processo trabalhista, o prazo de é 2 anos contados a partir da demissão; depois disso, o empregado perde o direito de propor a ação. Também só poderá reclamar as verbas dos últimos 5 anos, contados da data de entrada do processo.

Artigo anterior
Tinha fungo sintomas?
Artigo seguinte
Quais direitos já foram conquistados pelos quilombolas ao longo da história?