Quais são os períodos de uma doença?
Perguntado por: Sebastião César Carvalho | Última atualização: 19. April 2022Pontuação: 5/5 (74 avaliações)
A história natural da doença, portanto, tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico.
Quais os períodos de desenvolvimento de uma doença?
A história natural da doença, portando, tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente, no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.
Quais são as 4 fases da história natural da doença?
História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).
Quais são as fases das doenças infecciosas?
fase suscetível; fase de doença subclínica; fase de doença com manifestações clínicas; fase de recuperação, incapacidade ou morte.
O que é período patogênico?
O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença. A Síndrome Disfônica Ocupacional tem sua aplicação conceitual nas fases precoces de patogenia da doença vocal funcional ou orgânica.
História Natural das Doenças (Leavell e Clark) | Epidemiologia (Profa. Juliana Mello)
O que é período patogênico quais os 4 níveis de evolução?
O período de patogênese é definido com as primeiras ações de um agente patogênico, com perturbações bioquímicas em nível celular, continuando em perturbações na forma e na função, evoluindo para um defeito permanente, cronicidade, morte ou cura. Evolução aguda – rapidamente o indivíduo pode chegar à morte (raiva).
O que é o período pré patogênico?
PERÍODO DE PRÉ-PATOGÊNESE
Envolve, como já foi referido antes, as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores.
O que são as doenças infecciosas?
As doenças infecciosas propagam-se entre pessoas ou entre pessoas e animais. São doenças causadas por microrganismos, sejam eles bactérias, vírus, parasitas ou fungos.
Quais são os tipos de agentes infecciosos?
- Bactérias.
- Vírus.
- Fungos.
- Parasitas.
- Príons.
Quais são as causas das doenças infecciosas?
Causadas por micro-organismos com capacidade patogênica, como bactérias, fungos, protozoários e vírus, as doenças infecciosas podem ocasionar desde doenças fatais, perturbações passageiras até doenças crônicas.
O que é período pré patogênico e patogênico?
No período pré-patogênico há a atuação dos fatores de risco ambientais no indivíduo que apresenta predisposição aos agressores. O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença.
O que é prevenção secundária e Terciaria?
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: tratamento e cuidados após o tratamento.
Quais são os principais momentos históricos no processo saúde-doença?
No final do século XIX nasce a revolução pasteuriana com o reconhecimento da existência de microorganismos causadores de doença, o que dá origem a introdução de soros e vacinas. Fatores etiológicos até então desconhecidos estavam sendo identificados; as doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.
Quais são os três elementos necessários para uma doença se desenvolver?
- Segundo a OMS, saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.
Quais os processos da doença?
- Agente ou fatores etiológicos: o que causa da doença. Um vírus, por exemplo.
- Hospedeiro: homem ou animal que podem ficar doentes.
- Meio ambiente: espaço onde ocorre ou pode ocorrer a infecção do hospedeiro pelo agente.
Quais são os dois períodos conceituais na explicação da doença e da morte?
Pode-se, historicamente, distinguir dois períodos conceituais na explicação das doenças e da morte, a saber: o pré-técnico ou da magia e o técnico ou da ciência da natureza.
São agentes infecciosos?
São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.
Como se chama o agente infeccioso?
O que é Agente infeccioso:
É também chamado de agente patógeno (do grego pathos, “doença” e genos, origem”). O agente infeccioso está presente em nossos ambientes, são os vírus, bactérias, fungos, protozoários e uma série de outros microrganismos patogênicos causadores de infecções.
Como se chama um agente infeccioso?
Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de “patógeno”. Agente infeccioso: é o microorganismo (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos) capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.
O que são doenças infecciosas e não infecciosas?
Doenças infecciosas são as doenças causadas por agentes como bactérias, fungos e vírus. Doenças parasitárias são as causadas por protozoários, ácaros, vermes e insetos, e as nutricionais as causadas por falta ou excesso de ingredientes importantes na dieta ou ingestão de plantas tóxicas.
Qual a diferença entre doença infecciosa e contagiosa?
Doença Infecciosa = Doença Transmissível. Transmissão de um agente patogênico especifico para um hospedeiro susceptível. Doença Contagiosa: Agente infeccioso transmitido diretamente, de outros humanos ou animais infectados.
Qual é o tipo de prevenção que podemos fazer no período pré patogênico?
Exemplos: vacinação, exame pré-natal, quimioprofilaxia, eliminação de focos de vetores de doenças, fluoretação da água, distribuição de preservativos, adoção de medidas ergonômicas e ginástica laboral no ambiente de trabalho, etc.
Qual o período de transmissibilidade?
Transmissibilidade. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 07 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.
É composta por um período patogênico um período pré patogênico e um período pós patogênico?
( F ) É composta por um período patogênico, um período pré-patogênico e um período pós-patogênico. Não existe período pós-patogênico. ( V ) A fase clínica faz parte do período patogênico. ( F ) É fase pré-clínica faz parte do período pré-patogênico.
Quais os 4 níveis de prevenção?
A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.
Qual a distribuição eletrônica de carbono?
É normal doer e sangrar na primeira vez?