Quais são os parâmetros avaliados pela AGA?

Perguntado por: Leandro Afonso Borges Garcia Carvalho  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Avalia as 4 principais dimensões (capacidade funcional, condições médicas, funcionamento social e saúde mental) a partir dos seguintes parâmetros:
  • equilíbrio, mobilidade e risco de quedas;
  • função cognitiva;
  • condições emocionais;
  • deficiências sensoriais;
  • capacidade funcional;
  • estado e risco nutricional;

O que a AGA avalia?

A AGA é sempre multidimensional, frequentemente interdisciplinar e tem por objetivo determinar as deficiências e incapacidades apresentadas pelo idoso, objetivando o planejamento do cuidado e de acompanhamento a longo prazo.

O que é o Aga?

O termo “Avaliação Geriátrica Ampla (AGA)” começou a ser utilizado por Marjory Warren, no Reino Unido, no final da década de trinta. ... Ela difere do exame clínico padrão por enfatizar a avaliação da capacidade funcional e da qualidade de vida e por basear-se em escalas e testes quantitativos.

Quem pode aplicar a AGA?

Aplicação da AGA na prática clínica

Para a melhor utilização da avaliação geriátrica ampla (AGA), é interessante o recrutamento de uma equipe multiprofissional básica (médico, enfermeiro e assistente social) ou ampliada (profissionais como fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, dentre outros).

Quais parâmetros devem ser avaliados na avaliação funcional do idoso?

Testes para avaliação da capacidade funcional
  • Capacidade aeróbica (Teste de Caminhada de 6 minutos e Escala de Borg) ...
  • Teste de força de membros superiores (Dinamômetro de mão) ...
  • Teste de força de membros inferiores (Teste de sentar e levantar da cadeira) ...
  • Teste de mobilidade funcional (Timed up and Go)

Parâmetros da água - como faço para analisar

26 questões relacionadas encontradas

São dimensões da avaliação funcional da pessoa idosa?

As dimensões mais estudadas e utilizadas na AGA se referem ao estado funcional, saúde mental e funcionamento social. ... Esta se resume na avaliação dos fatores físicos, psicológicos e sociais que afetam a saúde dos pacientes mais idosos e frágeis.

Quais os 5 elementos Inter-relacionados para uma avaliação do idoso?

A Avaliação Multidimensional do Idoso inclui a investigação de vários aspectos tais como: físico , mental, funcional , social , ambiental e outros específicos.

O que é a escala de Lawton?

A Escala de Lawton foi utilizada para avaliação das atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Seu escore varia de 7 a 21, de forma que maiores pontuações indicam melhor desempenho. Os idosos com pontuação menor do que 11 na foram classificados como dependentes em AIVD neste estudo.14.

É fundamental que a AGA seja realizada por um especialista nas várias dimensões?

Este processo consiste em uma avaliação ampla e multidimensional; é fundamental que seja realizada por um especialista nas várias dimensões. D A avalição funcional é um método de avaliar a capacidade do idoso exclusivamente no seu ambiente.

Como funciona a escala de Katz?

O processo de avaliação geriátrica pela escala de Katz é dado para avaliar o estado funcional e Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD), como banho, vestir, transferência, controle dos esfíncteres e alimentação, fatores que determinam a autonomia do idoso.

O que é avaliação global do idoso?

A Avaliação Global da Pessoa Idosa direciona a atenção para o/a idoso/a, com problemas complexos, de forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida.

O que é o curso de gerontologia?

Gerontologia significa estudo do envelhecimento, um dos temas mais importantes da atualidade devido ao aumento da expectativa de vida humana. A importância de acompanhar o processo de envelhecimento de uma pessoa é proporcionar mais qualidade de vida em termos de saúde física, psicológica e biológica.

O que é síndrome da fragilidade do idoso?

A fragilidade é conceituada como uma síndrome clínica, que pode ser identificada por perda de peso involuntária, exaustão, fraqueza, diminuição da velocidade da marcha e do equilíbrio e diminuição da atividade física.

O que é a avaliação geriátrica ampla e quais parâmetros Ela avalia?

AGA ou avaliação geriátrica ampla consiste em uma ferramenta composta por escalas que dimensionam globalmente o paciente idoso permitindo identificar quais são os idosos com maior fragilidade, além de questão escala avalia multidimensionalmente o indivíduo e utilizando o método centrado na pessoa.

Qual a importância da avaliação geriátrica ampla?

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) é um método de triagem que avalia alterações promovidas pelo envelhecimento e suas repercussões. Utiliza de várias escalas para se obter a melhor estratégia no cuidado da pessoa idosa.

Para que serve a escala de depressão geriátrica?

A Escala de Depressão Geriátrica - Geriatric Depression Scale (GDS) (Quadro 1), desenvolvida por Yesavage5 em 1983, é um dos instrumentos mais comumente aplicados para rastreamento de depressão entre a população idosa6.

O que é o processo de senescência?

Todos que chegam à velhice experimentam as alterações fisiológicas (normais) desse processo, o que denominamos SENESCÊNCIA. Por exemplo, temos a leve perda auditiva (presbiacusia), diminuição da visão (presbiopia), leve alteração da memória, entre outras mudanças que não caracterizam doenças.

Quais os principais objetivos do IVCF 20?

É um instrumento de fácil utilização e de rápida aplicação. Dessa forma, o IVCF-20 mostra-se como bom instrumento para identificação inicial do idoso de risco, capaz de reconhecer o idoso que precisa ser submetido a uma avaliação realizada por equipe geriátrico-gerontológica especializada.

O que é senescência e senilidade?

A senescência abrange todas as alterações que ocorrem no organismo humano no decorrer o tempo e que não configuram doenças. São, portanto, as alterações decorrentes de processos fisiológicos do envelhecimento. ... A senilidade, por sua vez, é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento.

O que a escala de Lawton e Brody avalia?

Esta escala, criada por Lawton & Brody, em 1969, avalia sete atividades instrumentais: usar o telefone, locomoção com meios de transporte, fazer compras, realizar trabalhos domésticos, preparo de refeições, uso de medicação e administração das finanças. Esta avaliação é feita através de perguntas direcionadas ao idoso.

Como avaliar escala de Lawton?

Avaliação de resultados: a pontuação varia de 0 (ZERO) a 9 (NOVE) pontos, onde 9 (NOVE) indica dependência (parcial ou total) para o desempenho de todas as atividades e 0 (ZERO) indica independência na realização de todas as atividades propostas.

O que é escala de Pfeffer?

É uma escala de 11 questões aplicada ao acompanhante ou cuidador da pessoa idosa discorrendo sobre a capacidade desse em desempenhar determinadas funções.

Quais instrumentos são comumente utilizados para a avaliação inicial do idoso?

Escala de Lachs

A Triagem Funcional do Idoso tem como objetivo o rastreamento de indicadores de perda da capacidade funcional. Este instrumento é utilizado para identificar os principais problemas que podem levar o idoso a alterações funcionais capazes de interferir no desempenho das suas atividades diárias.

Quais abaixo são instrumentos utilizados para aferir a funcionalidade do idoso?

ESCALA DE LAWTON & BRODY: desenvolvida por Lawton e Brody, em 1969, é um instrumento que permite medir a incapacidade funcional e serve para planejar e avaliar intervenções em idosos.

O que avaliar em um idoso?

A avaliação do idoso normalmente difere da avaliação médica padrão.
...
Entrevista
  1. Depressão: O paciente idoso pode omitir ou negar sintomas de ansiedade ou depressão, mas traí-los pela voz baixa, entusiasmo moderado ou mesmo lágrimas.
  2. Saúde mental e física: O que o paciente diz sobre o sono e o apetite pode ser revelador.

Artigo anterior
Quanto custa a travessia para Ilha Grande?
Artigo seguinte
O que são crises evolutivas?