O que é volatilidade de um líquido?

Perguntado por: Henrique Martins Lima  |  Última atualização: 9. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (5 avaliações)

Na química, uma substância considerada volátil é aquela que passa facilmente do estado líquido para o gasoso – enquanto uma substância não-volátil dificilmente evapora na temperatura ambiente.

O que que significa volatilidade?

O que é volatilidade? Volatilidade é a forma de medir a variação um ativo. Isso quer dizer que, quanto maior for a variação de preço de uma ação, maior é o risco de ganhar ou perder dinheiro em transações.

O que é um líquido muito volátil?

Rika O'Malley

Os solventes voláteis são líquidos que se transformam facilmente em vapor e passam ao estado gasoso. Quando inalado, o gás pode causar um estado de intoxicação e danos de longo prazo aos nervos e órgãos.

Qual é o líquido mais volátil?

Quando consideramos diversos líquidos diferentes, notamos que o mais volátil será o que tiver maior pressão de vapor.

O que é volatilização na química?

A Gravimetria de volatilização envolve a separação de componentes de nossa mistura ao aquecer ou decompor quimicamente a amostra. O calor ou a decomposição química separam quaisquer compostos voláteis, resultando em uma mudança na massa, que pode ser medida.

Volatilidade - FÍSICO-QUÍMICA - Prof. Emiliano

35 questões relacionadas encontradas

O que é volatilidade exemplos?

A volatilidade é um termo comum no mercado financeiro, que retrata as altas e baixas dos investimentos. Embora ela possa tornar as aplicações financeiras mais arriscadas, quando bem aproveitada, também pode gerar retorno sólidos para investidores astutos.

Qual a volatilidade da água?

Em uma temperatura de 20ºC, a pressão máxima de vapor da água é igual a 17,535 mmHg; a 50 ºC, ela passa para 98,51 mmHg; já a 100ºC, é de 760 mmHg.

Como saber se é volátil ou não?

Como saber se um produto é volátil? A substância mais volátil é a que tem a maior facilidade pra evaporar, isso é: a que tem a pressão de vapor mais alta! Daí fica fácil de ver que é a substância 1, pois se compararmos todas na mesma temperatura a 1 é a que tem a maior pressão de vapor sempre.

O que é mais volátil água ou álcool?

Dessa forma, dizemos que o álcool é mais volátil que a água, ou seja, tem menor temperatura de ebulição.

Qual dos três líquidos e o mais volátil?

Na temperatura ambiente, o líquido 3 é o mais volátil.

O que é algo não volátil?

O armazenamento não volátil consiste no tipo de armazenamento de memória do computador em que se pode persistir dados; isto é: uma vez gravados, os dados são conservados e portanto não há perda ao se retirar a fonte de energia.

Como saber se a volatilidade é alta ou baixa?

Se comprar na baixa e a volatilidade for alta, não há teto para onde seus ganhos podem ir. Se o preço de uma ação, por exemplo, muda muito em um curto espaço de tempo, dizemos que essa ação tem alta volatilidade.

O que significa maior volatilidade?

Quanto maior for a volatilidade de um ativo, mais intensa serão as oscilações que ele poderá sofrer, o que eleva o risco na carteira. Como os riscos estão geralmente ligados às perspectivas de rentabilidade, os ativos mais voláteis tendem a aumentar o potencial de retorno de um portfólio de investimentos.

Como analisar volatilidade?

Nesse tipo de análise, a volatilidade de um papel é medida por meio de ferramentas como o price action, média móvel, retrações de Fibonacci, entre outras. Em comum, todas elas têm a propriedade de apontar para uma probabilidade de queda ou subida no preço a partir do que a própria oscilação nos preços aponta.

O que evapora primeiro água ou álcool?

Depois de esperarmos um tempo, veremos que rapidamente a acetona irá passar para o estado gasoso, seguida do álcool e só depois de muito tempo é que a água irá evaporar.

Quem é mais volátil álcool ou gasolina?

Algumas diferenças entre Gasolina e Álcool

O álcool (também conhecido como etanol) é uma substância muito volátil e pouco densa, ou seja, evapora mais rápido e possui menor quantidade de energia quando comparado à gasolina. Assim, um tanque cheio de álcool tende a durar menos do que um tanque cheio de gasolina.

Como saber quem é mais volátil?

Resumindo: Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição (T.E.). Em geral, um composto é considerado volátil em razão das suas fracas interações intermoleculares, neste caso as moléculas se afastam levando o líquido ao estado gasoso.

Por que a gasolina e volátil?

Volatilidade. A principal propriedade da boa gasolina é a sua facilidade de transformar-se rapidamente de líquido em vapor, isto é conhecido por volatilidade. A forma pela qual a gasolina vaporiza mostra se ela dá “vida” ao motor ou se o motor bate, abafa ou recusa partir...

Quais são as substâncias voláteis?

Entre os voláteis mais comuns estão o azoto, a água, o dióxido de carbono, o amoníaco, o hidrogénio, o metano e o dióxido de enxofre.

Por que o álcool evapora mais rápido que a água?

Vale ressaltar que o álcool evapora numa taxa mais rápida do que a taxa de evaporação da água porque a temperatura de ebulição do álcool é menor do que a da água, 82◦C para o álcool e 100◦C para a água ao nível do mar. Assim o álcool é capaz de transferir mais calor do termômetro do que a água por evaporação.

Quanto maior a pressão maior a volatilidade?

Dessa forma, podemos dizer que, quanto maior a pressão de vapor de uma substância, maior será sua volatilidade. A volatilidade de um líquido sofre influência de inúmeros fatores, como a temperatura, a evaporação, as forças intermoleculares das substâncias, a superfície de contato e a pressão.

Quanto maior a volatilidade maior o risco?

Quanto maior a variação de preço de um ativo, maior é a sua volatilidade. Logo, quanto mais volátil, mais instável e, consequentemente, mais arriscado.

Quais são os indicadores de volatilidade?

Os indicadores baseados em volatilidade são valiosas ferramentas de análise técnica que analisam as mudanças nos preços de mercado durante um período de tempo especificado. Quanto mais rápido os preços mudam, maior a volatilidade. Quanto mais lentos os preços mudam, menor a volatilidade.

Como diminuir a volatilidade?

Uma das maneiras mais eficazes de reduzir a volatilidade é diversificar seus investimentos.
  1. Diversificação. ...
  2. Tenha uma estratégia clara. ...
  3. Mantenha uma perspectiva de longo prazo. ...
  4. Não tente cronometrar o mercado. ...
  5. Não se deixe levar pela emoção.

Artigo anterior
Qual a medida de 10 gramas de chá?
Artigo seguinte
É dever do Estado proteger a vida?