Quais são os papéis da educação e do professor na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel?

Perguntado por: Clara Erica de Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Enquanto o papel do professor é ser o facilitador do processo, o do aluno é decidir se quer aprender significativamente ou não. Se o material de estudo não tem significado para o aprendiz, se não tem uma relação com a estrutura cognitiva, a aprendizagem será mecânica.

Qual o papel do professor na aprendizagem significativa?

O papel do docente na promoção da aprendizagem significativa é de buscar diferentes formas criativas e estimuladoras, desafiando as estruturas conceituais dos alunos, provocando a instabilidade cognitiva, através da prática de experiências e interações sociais.

Qual deve ser o papel do professor?

Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.

Quais as contribuições para a educação que a aprendizagem significativa proposta por David Ausubel traz?

Ausubel estabeleceu uma diferenciação entre a aprendizagem significativa e a aprendizagem mecânica, a qual se caracteriza sobretudo pela memorização. Na aprendizagem mecânica, as informações são apreendidas sem interação com as informações que já estão presentes na estrutura cognitiva.

O que é aprendizagem significativa para Ausubel?

Para Ausubel, quando alguém atribui significados a um conhecimento a partir da interação com seus conhecimentos prévios, estabelece a aprendizagem significativa, independentemente de esses significados serem aceitos no contexto do sujeito.

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL

44 questões relacionadas encontradas

O que é afinal aprendizagem significativa resumo?

A Aprendizagem Significativa é uma teoria que integra, socializa e dinamiza a aprendizagem mediante o conhecimento prévio do aluno ao mais elaborado e sistematizado. Por meio de uma prática educativa significativa pode se alcançar um ensino transformador na reciprocidade na relação entre professor e aluno.

O que é aprendizagem significativa exemplos?

Um exemplo de aprendizagem significativa para o ensino superior é a ferramenta dos mapas mentais. Trata-se de uma representação visual dos conceitos em forma de proposições, com a junção de termos conceituais para que se estabeleçam significados aos ouvintes.

Como a prática pode contribuir efetivamente para uma aprendizagem significativa?

As informações teóricas e práticas se tornam relevante para a estrutura do conhecimento desde que se mantenha preso aos conceitos presentes, no dia-a-dia da classe, e que certamente se adéqua a estrutura cognitiva, sendo assim uma maior contribuição para a aprendizagem dos discentes, esta contida nas informações e ...

Qual é a importância da aprendizagem significativa?

A ImportÂncia Da Aprendizagem Significativa Na FormaÇÃo Profissional. Quanto mais significativa e clara a aprendizagem se apresentar, maior será a sua funcionalidade, tendo em vista que oferece mais possibilidades de interação com novas situações e conteúdos.

Qual a importância da aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa é um processo em que há a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, de maneira não literal e não arbitrária. O conteúdo que será aprendido ganha significado para o estudante graças ao conhecimento que ele já possui, chamado de subsunçor ou ideia-âncora por Ausubel.

Qual é o papel do professor nos dias de hoje?

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

Qual é o papel do professor na sociedade atual?

O professor exerce um papel primordial na formação dos cidadãos conscientes e responsáveis, pois além de atuar como gestor da aprendizagem ele promove valores fundamentais para a inserção de crianças e adolescentes no meio social.

Qual é o papel do professor segundo Paulo Freire?

Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.

O que o professor pode fazer para criar uma situação favorável à aprendizagem?

Para isso, é papel do professor promover atividades desafiadoras, que estimule o aluno á enfrentar seus obstáculos, aprender com os erros e encarar um feedback como uma atitude construtiva e não derrotista ou pessoal.

Como o professor pode promover uma aprendizagem visível?

São as interações, a linguagem e as rotinas do professor em sala de aula que vão permitir às crianças entenderem que é importante a busca por uma nova perspectiva, usar a imaginação e olhar por sob as camadas para descobrir a complexidade das coisas.

Como podemos trabalhar os conhecimentos prévios dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem?

O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor. Essa prática didática, de acionar o conhecimento prévio, muito discutida em reuniões pedagógicas e de pais, não é apenas uma escolha que reflete a escuta do professor, é muito mais que isso.

Qual a importância da aprendizagem significativa para um estudante tão aberto ao novo?

Além disso, a aprendizagem significativa possibilita que os alunos aprendam de diferentes formas, apliquem distintos tipos de inteligência, e se expressem de variados modos. Isso oferece maior liberdade, independência e autonomia para que os alunos realmente aprendam da melhor forma para cada um.

Quais os principais pontos da aprendizagem significativa?

Dessa forma, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário: disposição do sujeito para relacionar o conhecimento; material a ser assimilado com “potencial significativo”; e existência de um conteúdo mínimo na estrutura cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades ...

Como colocar o aluno efetivamente no centro de suas aprendizagens?

Para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, os educadores precisam mudar a forma como percebem e interagem com seus educandos, partindo da premissa de que todos eles, sem exceção, têm capacidade de aprender e podem contribuir com a sua própria educação.

Como aplicar a aprendizagem significativa?

7 dicas para facilitar a aprendizagem significativa
  1. 1 – Comece a aula contextualizando o novo conteúdo. ...
  2. 2 – Converse sobre as experiências dos alunos. ...
  3. 3 – Conheça o sentido que o aluno construiu. ...
  4. 4 – Apresente o conceito na prática. ...
  5. 5 – Diversifique os exemplos.

Como o aluno aprende aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Quais são os tipos de aprendizagem significativa?

Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

É possível promover uma aprendizagem significativa?

Para que a aprendizagem ocorra é preciso que, primeiramente, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. ... A promoção da aprendizagem significativa se fundamenta num modelo dinâmico, no qual o estudante é levado em conta, com todos os seus saberes e interconexões mentais.

Quais são as situações de aprendizagem?

As situações de aprendizagem alimentam e movem a construção de Projetos de Vida dos estudantes na escola, não configurados como projeções para um futuro, mas como ações vividas e conduzidas num tempo presente, que exigem urgência na tomada de decisão para a melhor gestão das aprendizagens.

O que é afinal aprendizagem significativa Marco Antônio Moreira?

Aprendizagem significativa é aquela em que ideias expressas simbolicamente interagem de maneira substantiva e não-arbitrária com aquilo que o aprendiz já sabe.

Artigo anterior
Como seria viver em Ceres?
Artigo seguinte
O que tira mancha em pedra de mármore?