Quais são os órgãos que ficam do lado direito do corpo?
Perguntado por: Ivan Bruno Garcia Moreira | Última atualização: 15. Juni 2024Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)
O principal órgão que fica do lado direito abaixo da costela é o fígado. Além dele, ficam também nessa região parte do diafragma, o rim direito, parte dos intestinos e a vesícula biliar.
Qual o órgão que fica do lado direito abaixo da costela?
Os flancos estão localizados na região umbilical, próximo à cintura. Tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, o principal órgão que se encontra sob essas regiões é o rim. "Caso a pessoa sinta uma dor que irradie dos flancos (lateral do corpo) para as costas, o mais provável é que seja pedra nos rins", diz Sakano.
O que pode ser uma dor do lado direito?
A dor do lado direito da barriga é muitas vezes causada pelo excesso de gases, mas também pode indicar apendicite, pedra na vesícula, infecção nos rins ou pancreatite, por exemplo.
Quais são os órgãos que fica do lado direito?
Dor no lado direito da barriga
Nesta região há vários órgãos, como fígado, vesícula, intestino grosso, apêndice, rim, entre outros.
O que causa dor no lado direito da barriga?
Causas da dor no lado direito da barriga
Existem muitas condições que podem causar dor abdominal inferior direita, mas uma das causas mais comuns é a apendicite. Outras causas incluem: Colite ou inflamação do cólon (intestino grosso) Diverticulite ou inflamação de uma bolsa saliente do cólon.
Órgãos Torácicos e Abdominais: Visão Geral | Anatomia e etc
Quando a dor do lado direito da barriga é preocupante?
Uma das causas mais comuns é a apendicite. Outras causas incluem: Colite ou inflamação do cólon (intestino grosso) Diverticulite ou inflamação de uma bolsa saliente do cólon. A dor no lado direito da barriga perto da virilha é uma experiência que muitas pessoas enfrentam e que pode ser motivo de preocupação.
Onde é a dor no fígado?
A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.
Quando o fígado está inflamado?
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.
O que pode ser uma dor do lado direito abaixo da costela?
A dor do lado direito da barriga abaixo da costela pode ser causada por espasmo do diafragma, pedras no rim direito, cálculos na vesícula biliar, hepatite, gastrite, pancreatite ou pleurite.
O que pode ser dor do lado direito da barriga embaixo da costela?
E o que pode ser dor no pé da barriga no lado direito? Distúrbios gastrointestinais como diverticulite, obstrução intestinal, gastroenterite e úlcera perfurada no estômago são algumas das causas mais comuns. Além delas, temos também a apendicite, que é a inflamação do apêndice.
Onde é a dor nos rins?
A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.
Estou com uma dor do lado direito das costas perto da cintura?
A dor no lado direito das costas pode estar ligada a problemas de postura, hérnia de disco, inflamações ou doenças renais e pulmonares. A dor no lado direito das costas pode ser originada por uma variedade de fatores, sendo alguns deles relacionados diretamente à coluna vertebral.
Como saber se é dor muscular ou nos rins?
- Dor muscular: geralmente melhora com repouso e mudanças de posição.
- Dor renal: pode persistir, independentemente das mudanças de posição.
Onde é a dor de apendicite?
Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.
Como saber se estou com apendicite ou gases?
O inchaço abdominal pode ser um indicativo de apendicite, especialmente quando acompanhado de outros sintomas. Este inchaço pode ser resultado da inflamação e do acúmulo de gases no intestino, fazendo com que o abdômen se expanda e fique sensível ao toque.
É normal sentir dor no fígado?
No interior do fígado não há nervos, portanto o órgão não dói. Mesmo quando acometido por doenças graves como cirrose, insuficiência hepática ou hepatite C, o órgão não apresenta sinais de desconfortos. Por isso, essas condições podem ser silenciosas ou os sintomas serem confundidos com outros problemas de saúde.
Como é a dor de gases na costela?
Uma dor subcostal esquerda associada a distensão abdominal pode ser, simplesmente, sintomas de "gases", pois logo abaixo da costela fica o ângulo esplênico do cólon, que quando distendido, pode comprimir o diafragma e gerar esse desconforto.
Quais os sintomas de costela inflamada?
Quais são os sinais de inflamação? Os principais sintomas são desconforto ou dor no meio do peito e ao longo da linha das costelas que pode se irradiar para os braços e os ombros. A costocondrite afeta mais comumente as costelas superiores do lado esquerdo do corpo.
Quais os sintomas de uma crise de apendicite?
- Dor abdominal: um dos primeiros sintomas de apendicite. Um dos principais sintomas de apendicite é a dor abdominal generalizada. ...
- Náusea e vômito. ...
- Perda de apetite é um dos sintomas de apendicite. ...
- Constipação ou diarreia. ...
- Inchaço no abdômen. ...
- Febre baixa.
Quais os sintomas de que o fígado está doente?
- Dor na região superior direita da barriga;
- Enjoos ou tonturas frequentes;
- Dor de cabeça recorrente;
- Cansaço fácil e sem razão aparente;
- Facilidade em ficar com manchas roxas;
- Peles ou olhos amarelados;
- Urina escura;
- Perda de apetite;
Quais são os sintomas de quem está com gordura no fígado?
- Dor no abdômen;
- Barriga inchada;
- Dor de cabeça;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Perda de apetite.
O que a pessoa sente quando está com gordura no fígado?
Cansaço. Perda de peso inexplicável. Fraqueza. Se a cirrose (o estágio mais avançado) se desenvolver, você pode ter sintomas mais graves, como amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos (icterícia), coceira na pele e inchaço nas pernas, tornozelos, pés ou barriga (edema).
Como é a dor do câncer de fígado?
Os sintomas do câncer de fígado costumam ser dor na barriga, especialmente no lado direito do abdômen, inchaço na barriga, perda de peso sem causa aparente, perda de apetite, cansaço excessivo, pele e olhos amarelados e enjoos constantes.
O que pode atacar o fígado?
Geralmente, o órgão é bastante afetado pelo consumo crônico e frequente do álcool, e o etilista desenvolve acúmulo de gordura no fígado (esteatose), inflamação (hepatite alcoólica) e cirrose. De forma geral, após a metabolização do álcool são produzidas substâncias nocivas ao fígado.
Qual o exame que detecta problemas no fígado?
O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.
Quais os tipos de isomeria constitucional?
Onde e quando surgiu o primeiro homem da terra?