Quais são os objetos de aprendizagem?

Perguntado por: Anna Lima Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.

O que são objetos de aprendizagem e desenvolvimento?

Objeto de Aprendizagem é um recurso digital que pode ser utilizado como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, e que tem a capacidade de ser reutilizado em vários contextos de maneira a facilitar a apropriação do conhecimento.

Quais características de um Objeto de Aprendizagem?

A principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos.

Quando o assunto é Objeto de Aprendizagem?

33-65) objeto de aprendizagem é “qualquer material digital, como, por exemplo, textos, animações, vídeos, imagens, aplicações, páginas web, de forma isolada ou em combinação, com fins educacionais”.

Como encontrar objetos de aprendizagem?

5 sites com Objetos de Aprendizagem free
  1. O eduCapes é um portal de Objetos de Aprendizagem aberto do governo. ...
  2. O LOA é o Laboratório de Objetos de Aprendizagem da UFSCar, nele você encontra jogos educacionais organizados pelas matérias a qual pertencem, como matemática, português e música.

Você sabe o que são objetos de aprendizagem | Tudo sobre aprender

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os objetos digitais de aprendizagem?

Objetos digitais de aprendizagem são recursos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora de sala de aula, como jogos, animações, simuladores e videoaulas.

Quais são os repositórios de objetos de aprendizagem?

Repositórios de Objetos de Aprendizagem são como depósitos virtuais onde ficam armazenados os materiais com fins educacionais. Também podem ser entendidos como banco de dados por meio dos quais é possível localizar e obter recursos educacionais para diferentes níveis de ensino e disciplinas.

O que é Objeto de Aprendizagem no plano de aula?

“Objetos de Aprendizagem são definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem.

Quais são os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

O que é Objeto de Aprendizagem na educação infantil?

Segundo Nascimento (2005), entende-se por Objeto de Aprendizagem, qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Estudos recentes têm mostrado que os Objetos de Aprendizagem podem ser uma alternativa pedagógica eficaz no ensino dos conteúdos inseridos na proposta de trabalho.

Quais as principais características de um objeto de aprendizagem e como estas características podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem?

Em síntese, os objetos de aprendizagem podem ser descritos como maneiras diferentes de comunicar determinado conteúdo com estímulos que proporcionam formas distintas de assimilação ajudando na distribuição da carga cognitiva que o aluno precisa utilizar para compreender um tema.

São característica da aprendizagem?

As principais características de um processo de aprendizagem são a mudança de comportamento, onde não é o suficiente participar de um treinamento para dizer que aprendeu alguma coisa; é necessário colocar em prática o que aprendeu e, somente com os resultados, é que podemos dizer se a pessoa aprendeu de fato ou não.

São características intrínsecas à objetos de aprendizagem?

Flexibilidade e possibilidade de reutilização são algumas das características de um Objeto de Aprendizagem, que facilitam a disseminação do conhecimento, assim como sua atualização.

Como criar um objeto de aprendizagem?

Ao iniciar um projeto de construção de objetos de aprendizagem, é preciso primeiramente organizar-se levando em consideração algumas peculiaridades, a saber: a) Para quem se destina (nível de ensino, série); b) Que conteúdo será estudado através dele; c) Onde será utilizado (será para aulas à distância ou para aulas ...

O que são os objetos do ensino?

O termo objeto didático ou objeto de ensino é entendido nesta pesquisa por todo ou qualquer objeto que o professor possa utilizar em sala de aula, de maneira a interferir no processo de ensino e aprendizagem.

Quais são os objetivos do processo de ensino e aprendizagem?

Os objectivos de ensino-aprendizagem expressam intenções, propósitos definidos, explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas. Dizem respeito ao que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade (cognitiva, física, afectiva, estética e ética) e, especialmente, em cada aula.

Quais são os principais objetivos do ensino fundamental?

32, determina como objetivo do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante: I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores ...

O que é durabilidade no processo de Objeto de Aprendizagem?

Durabilidade – são recursos tecnológicos que não estão sujeitos a mudanças da tecnologia. Granularidade – analisamos que contém vídeos com conteúdo em pedaços, contribuindo com a reusabilidade dos objetos. Interoperabilidade - operam em diversos sistemas operacionais e diversos sistemas.

Quais são os tipos de repositórios de dados?

Tipos de repositórios de dados
  • Armazém de dados. Um data warehouse é um grande repositório central de dados que reúne dados de várias fontes ou segmentos de negócios. ...
  • Data Lake. ...
  • Data Mart. ...
  • Repositórios de Metadados. ...
  • Cubos de dados. ...
  • Selecione a ferramenta certa. ...
  • Limite o escopo inicialmente. ...
  • Automatize o máximo possível.

Qual é o repositório de objetos de aprendizagem considerado como o maior do mundo?

Acesso em 20/09/13. Pois é um programa da Universidade do Estado da Califórnia em parceria com instituições de ensino superior, sociedade profissional e indústria. Ele é considerado o maior repositório de aprendizagem e se ocupa da construção de bases de conhecimento compartilhadas de materiais de aprendizagem.

O que são repositórios digitais exemplos?

Repositórios digitais são colecções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controle suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo).

O que é um Objeto Digital?

Resultados: Frequentemente o termo “objeto digital” é usado de forma intercambiada com termos como: artefato digital, documento digital, recurso digital, material digital e arquivo de computador. Porém o conceito de objeto digital pode ser simples ou complexo dependendo das diferentes abordagens e escopo.

São caracterizados como objetos digitais de aprendizagem exceto?

Os Objetos Digitais de aprendizagem são recursos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula. Nesse contexto, são caracterizados como objetos digitais de aprendizagem, exceto: Escolha uma: a. Jogos.

Como o Objeto digital de aprendizagem contribui com a aprendizagem Quais são suas características?

O espaço virtual cria a possibilidade de um cenário educativo mais interativo e menos passivo, em que as escolhas das ferramentas devem ser pensadas conforme objetivo pedagógico, perfil e estilos dos alunos, tanto o predominante quanto os que se deseja desenvolver para ter automotivação, diferentes formas de ...

Quais são as características de um OA?

Características de objetos de aprendizagem

Para ser classificado como OA, existem “condições” que o material precisa conter, defendem as pesquisadoras Mára Lúcia Fernandes Carneiro e Milene Selbach Silveira. Duas são essenciais: “explicitar claramente um objetivo pedagógico e ser autocontido”.

Artigo anterior
Qual é a menor camada do planeta Terra?
Artigo seguinte
Como saber se o aluno tem direito aos 500 reais?