O que é a atenção seletiva?
Perguntado por: Lucas César Martins | Última atualização: 12. Mai 2025Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)
Trata-se da capacidade de escolher uma atividade e focar nela, ignorando o que pode atrapalhar. Essa escolha é principalmente baseada no interesse, na cultura e na experiência pessoal.
O que é concentração seletiva?
ATENÇÃO SELETIVA
Consiste em estar focado numa determinada tarefa e ignorar tudo aquilo que nos possa distrair do que estamos a fazer. Quando a usamos? A ouvir um amigo falar num restaurante que tenha muito barulho de fundo. A encontrar a marca correta de café na prateleira do supermercado.
Quais são as características da atenção seletiva?
Esse processo de seleção da informação é o que caracteriza a atenção seletiva. O estudo da atenção seletiva é comumente realizado por meio de tarefas de busca visual em que os participantes procuram ativamente por um determinado estímulo-alvo apresentado em meio a estímulos distratores.
O que vem a ser percepção seletiva?
Visão geral
Percepção seletiva é o processo pelo qual os indivíduos percebem o que querem nas mensagens da mídia enquanto ignoram pontos de vista opostos. É um termo amplo para identificar o comportamento que todas as pessoas exibem tendem a "ver as coisas" com base em seu quadro de referência específico.
O que é atenção seletiva em marketing?
Em marketing, a atenção seletiva é a propensão que os consumidores têm de prestar atenção às mensagens que se conectam com as necessidades, crenças, interesses e valores deles.
O que é atenção seletiva? | Loucamente Sã
Como trabalhar a atenção seletiva?
Para ajudar a aumentar a sua atenção seletiva, você pode estabelecer um tempo de 10 minutos para conferir suas mensagens e dedicar outros 5 minutos para cada rede social, fragmentando o momento entre cada mensagem ou visualização.
O que caracteriza a atenção seletiva no TDAH?
Déficit de atenção seletiva e sustentada
Um conjunto de reações que fazem com que o cérebro consiga começar e terminar uma tarefa com o mesmo nível de foco. Durante a realização de tarefas, a tendência é que sempre diminua um pouco a atenção. Entretanto, em crianças com TDAH essa queda é maior.
Como a atenção seletiva direciona nossas percepções?
A atenção é um recurso limitado, então a atenção seletiva nos permite ignorar detalhes sem importância e focar no que importa. Isso difere da cegueira por desatenção, que é quando você se concentra muito em uma coisa e não consegue perceber coisas inesperadas entrando em seu campo visual.
O que é percepção seletiva na comunicação?
Percepção seletiva:
Esse processo acontece porque o receptor da informação tende a analisar seletivamente as informações que recebe, com base nas suas necessidades, experiências, histórico de aprendizagem e características pessoais.
Quais são os três tipos de percepção?
Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.
O que é atenção seletiva e atenção sustentada?
Em diversos casos, a atenção sustentada se relaciona bastante com a atenção seletiva, visto que, diversas situações exigem de nós, não só a atenção em si, mas que nos mantenhamos concentrados em uma atividade específica por um longo período de tempo, sem deixar que outros fatores nos tirem deste foco.
Qual a diferença entre atenção seletiva e concentrada?
Ao contrário da atenção seletiva que possibilita o mesmo nível de atenção para execução de várias atividades, na atenção concentrada ocorre justamente o oposto. O foco, a concentração, está em um determinado ponto, como ao ler um livro e/ou escrever um texto importante.
O que é atenção seletiva visual?
Provavelmente muitos outros estímulos visuais, auditivos e tácteis estão presentes simultaneamente no ambiente ao seu redor, e devem ser suprimidos ou atenuados para que você consiga se "concentrar" na tarefa de leitura. Este fenômeno mental é conhecido como atenção seletiva.
Quais os 4 fatores principais da atenção?
O autor também cita que o sistema de atenção desempenha muitas funções, além de meramente ignorar os estímulos conhecidos e sintonizar os novos. As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida.
O que é atenção seletiva e como ela afeta nossas interações com o ambiente?
A atenção seletiva é a capacidade de selecionar estímulos e objetos específicos, determinando uma orientação atencional focal; um estado de concentração das funções mentais, assim como o estabelecimento de prioridades da atividade consciente do individuo diante de um conjunto amplo de estímulos ambientais.
Qual é a função da atenção?
A atenção é o processo pelo qual a consciência é direcionado para determinado estímulo (de origem externa ou interna), que pode ser uma imagem perceptiva ou representativa, um afeto ou um pensamento. Há uma concentração de atividade mental em um determinado objeto (ou alguns objetos) em detrimento dos outros.
Quais são os 5 processos de percepção?
- → Olfato. O olfato está relacionado com a capacidade de perceber odores. ...
- → Paladar. O paladar, juntamente ao olfato, é responsável por garantir a percepção do sabor e textura dos alimentos. ...
- → Visão. ...
- → Audição. ...
- → Tato.
O que é percepção e atenção?
Do ponto de vista da análise do comportamento, o que chamamos de atenção não difere do que chamamos de percepção; estamos, no caso da atenção, mais uma vez falando de controle de estímulos, portanto, de uma relação entre condições antecedentes e respostas operantes.
Por que nossa percepção sonora é considerada seletiva?
A percepção sonora é considerada seletiva devido à opção: C) Porque direcionamos nossa atenção aos sons que nos interessam, ignorando os demais.
Quais os 3 fatores que influenciam a percepção?
Quais os 3 fatores que influenciam a percepção? O estudo desses processos perceptivos mostra que seu funcionamento é afetado por três variáveis: os objetos ou eventos percebidos, o ambiente em que ocorre a percepção e o indivíduo que percebe.
Qual é o conceito de atenção?
A atenção é a capacidade de focalizar a atividade psíquica sobre um ou alguns dos vários estímulos que estão presentes em um determinado local. São recrutadas simultaneamente áreas límbicas, corticais e reticulares do encéfalo. Pode ser dividida em atenção espontânea ou vigilância e atenção voluntária ou tenacidade.
Quem tem TDAH é seletivo?
A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.
Qual atenção é prejudicada no TDAH?
Atualmente, estudos neuropsicológicos sugerem que as limitações em quadros de TDAH podem ser verificadas em mais de um domínio cognitivo. As funções mais associadas ao possível prejuízo cognitivo relacionado ao TDAH são atenção5, memória de trabalho6 e componentes de funções executivas7.
Qual a diferença entre TDAH e falta de atenção?
A principal diferença entre Distúrbio de Déficit de Atenção e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade está na última palavra da sigla TDAH. Ambos, na verdade, são transtornos neurobiológicos de origem genética, assim reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS.
Quais são as habilidades cognitivas prejudicadas no TDAH?
Pode-se concluir que as FE mais afetadas nos indivíduos com TDAH são a atenção, memória de trabalho e controle inibitório, mas estes déficits devem ser mensurados e somados aos critérios de diagnóstico de outros transtornos mentais e/ou de aprendizagem.
Quem é o namorado do Kakashi?
Quais são as frutas que quem tem gordura no fígado pode comer?