Quais são os objetivos da CIPE?

Perguntado por: Afonso Micael Freitas de Carneiro  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (12 avaliações)

Os objetivos da CIPE®, entre outros, é identificar um vocabulário especial e desenvolver um sistema de classificação dos componentes da prática de enfermagem (fenômenos, ações e resultados), de modo a sistematizar uma linguagem específica que descreva essa prática(3).

Quais os objetivos da CIPE?

A CIPE foi concebida como um instrumento a ser utilizado na enfermagem de muitas maneiras para: satisfazer critérios recomendados; incluir diagnósticos de enfermagem, tratamentos e resultados; ser definida, testada, refinada e aumentada através de processos em andamento e testes.

Quais são os 7 eixos da CIPE?

Os sete eixos são definidos como(2-4): 1) foco – área de atenção relevante para a Enfermagem; 2) julgamento – opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem; 3) meios – maneira ou método de executar uma intervenção; 4) ação – processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente; ...

Para que serve o CIPE enfermagem?

Para a pesquisa de enfermagem a CIPE:

promoveria urna pesquisa descritiva sobre as abordagens da enfermagem, métodos e tipos de intervenção. possibilitaria a investigação sobre a eficácia dos modelos de provisão de pessoal em relação à dependência dos pacientes.

Como se usa a CIPE?

CIPE • Para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos são recomendados a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento • Para compor intervenções de enfermagem, recomenda-se a inclusão de um termo do eixo ação e pelo menos um termo alvo.

Conceitos importantes sobre NANDA E CIPE

37 questões relacionadas encontradas

Como citar a CIPE?

Conselho Internacional de Enfermeiros. (2016). CIPE Versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa, Portugal: Ordem dos Enfermeiros.

Como fazer diagnóstico de enfermagem pela CIPE?

Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.

O que é escala de CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para permitir uma linguagem científica e unificada, comum à Enfermagem mundial. ... É uma forma de demonstrar resultados da prática de enfermagem também a nível jurídico.

Qual a diferença entre Nanda e CIPE?

O NANDA é um livro usado para diagnóstico de enfermagem ao paciente e o CIPE também é um livro usado para diagnóstico mas engloba o paciente, a conduta do enfermeiro e da comunidade, meio ambiente que o paciente se encontra.

O que é necessário para realizar uma intervenção de enfermagem?

Passo a passo para construir um diagnóstico de enfermagem
  1. 1 – Coleta de dados direcionada. Trata-se de uma das etapas mais importantes do diagnóstico de enfermagem. ...
  2. 2 – Análise e agrupamento dos dados. ...
  3. 3 – Escolha o diagnóstico. ...
  4. 4 – Construa o enunciado do diagnóstico de enfermagem.

Quantos eixos tem a CIPE?

Utilizando o modelo ISO e o Modelo de 7 Eixos da CIPE® para criar enunciados de diagnóstico de Enfermagem e resultado de Enfermagem, recomendam-se as linhas de orientação seguintes (ICN 2005).

Quais são as etapas do processo de enfermagem?

Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:
  • I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ...
  • II – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  • III – Planejamento de Enfermagem. ...
  • IV – Implementação. ...
  • V – Avaliação de Enfermagem.

Quais são as duas partes do diagnóstico de enfermagem?

O diagnóstico de enfermagem costuma ter duas partes: (1) descritor ou modificador e (2) foco do diagnóstico ou conceito-chave do diagnóstico.

E diagnóstico de enfermagem de acordo com a Classificação Internacional para as práticas de enfermagem?

Um diagnóstico de enfermagem da taxonomia da NANDA-I não permite mais de um fator relacionado nem mais de uma característica definidora. A segunda versão da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) contém diagnósticos positivos, negativos e de melhora.

Como foi desenvolvido o projeto Cipesc?

O Projeto CIPESC foi desenvolvido de 1996 a 2000, com o objetivo geral de contribuir para a transformação das práticas de enfermagem em saúde coletiva no Brasil, tendo como referência os pressupostos da reforma sanitária brasileira, os perfis de saúde-doença da população e a inscrição constitutiva da Enfermagem no ...

O que significa a sigla NANDA?

Assim, em 1973, foi realizada a I Conferência Nacional sobre Diagnósticos de Enfermagem, na qual foram classificados os primeiros diagnósticos. Na 5ª conferência, o grupo se denominou North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Atualmente, o nome oficial da associação é NANDA Internacional.

Qual a diferença entre NANDA NIC e NOC?

A NIC inclui todas as intervenções que os enfermeiros realizam para os pacientes, sejam elas independentes ou colaborativas, de cuidado direto e indireto dos pacientes. Na escolha da NOC o enfermeiro faz uma descrição do resultado atual e escolha do resultado desejado (estado final).

Para que serve o NANDA NOC NIC na enfermagem?

A NANDA International desenvolveu uma terminologia comum NANDA-NIC-NOC (NNN), para relacionar diagnósticos, intervenções e resultados(2). Foi desenvolvida através da aliança NNN, da NANDA International, da NIC e da NOC.

Quem é o pai do APH?

Esse atendimento pré-hospitalar teve início no final dos anos 1700 através do médico chefe militar francês de Napoleão, o Barão Dominique Jean Larrey (o pai do APH). …

O que é NOC em enfermagem?

Denominada de NOC ou Classificação dos resultados de enfermagem, esta tem como objetivo definir intervenções de resultados, de forma a facilitar a sua utilização. A NOC documenta, então, o desenvolvimento de resultados padronizados para a avaliação dos cuidados de saúde (Johnson, Maas & Moorhead (org.), 2004).

Quais são os tipos de diagnóstico de enfermagem?

Existem 4 tipos de de diagnóstico de enfermagem, que são os seguintes:
  • diagnóstico de enfermagem real;
  • diagnóstico de enfermagem de bem-estar (ou promoção da saúde);
  • diagnóstico de enfermagem de risco.
  • e diagnóstico de síndrome.

Como se faz um diagnóstico?

Passo a passo do diagnóstico empresarial:
  1. Passo 1) Coleta de informações. Você irá precisar coletar dados de todas as áreas de seu negócio. ...
  2. Passo 2) Análise. ...
  3. Passo 3) Descrição dos problemas. ...
  4. Passo 4) Estratégias para resolução de falhas.

Qual a relação da Cipesc com a CIPE?

A Classificação das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC®) é um projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), entre 1996 e 2000, como contribuição brasileira à Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem (CIPE®), que resultou um inventário vocabular no campo da Saúde ...

Como citar a CIPE 2017?

GARCIA, T. R. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)®: versão 2017. Porto alegre: Artmed, 2018.

Como citar Potter e Perry?

Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan, 2004. 23 Potter, P; Perry, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Artigo anterior
É seguro investir no Banco Original?
Artigo seguinte
Quando a meeira é herdeira?