Qual a vantagem do custeio direto?
Perguntado por: Carlos Benjamim Pereira Leite | Última atualização: 16. Juli 2024Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)
Visa o custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da emprêsa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.
Quais são as vantagens e desvantagens dos métodos de custeio?
As maiores vantagens do método de custeio variável é definir a margem de contribuição, já mencionada acima, e esclarecer os custos dos produtos. No entanto, a sua desvantagem é que os dados apurados não são úteis em longo prazo e também não são podem ser usados na contabilidade da empresa.
Qual é a principal vantagem do método de custeio direto ou variável no sentido de gerar informação para tomada de decisão de cada produto fabricado ou serviço prestado?
A principal vantagem do método de custeio direto ou variável no sentido de gerar informação para tomada de decisão de cada produto fabricado ou serviço prestado é identificar a margem de contribuição unitária de cada produto ou serviço.
Qual é a principal vantagem do custeio variável?
As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para as tomadas de decisão (por exemplo, quais produtos, linhas de produtos, áreas, clientes, segmentos são mais lucrativos, etc).
É entendida como desvantagem do método custeio direto ou variável?
Apesar de ser tão eficiente e comum no Brasil, o modelo de método de custeio variável possui algumas desvantagens. São elas: apesar da exclusão de custos fixos ser algo que facilita os cálculos, também pode atrapalhar o processo de precificação dos produtos.
Compreenda as Vantagens e Desvantagens do Custeamento Variável - Contabilidade Custos - AULA 7
Qual é o melhor método de custeio?
Concluiu-se que o método de custeio mais apropriado é o custeio variável, devido considerar para sua apuração de custo, apenas os custos variáveis, atingindo dessa forma um resultado viável para aplicação de indicadores que são utilizados para auxiliarem os gestores na tomada de decisão.
Qual a diferença de custeio por absorção e custeio direto?
“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios. “
O que é o custo direto?
O custo direto é aquele determinado necessariamente pela produção, como com a compra de matéria-prima. Trata-se de um valor fácil de determinar, sem a necessidade de muitos cálculos. Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta.
Qual a vantagem do método de custeio ABC?
Apresenta muitas vantagens, como redução de riscos de negócio e de custos, aumento da eficiência, melhoria nos resultados e aumento da capacidade de resolução de problemas.
Qual a vantagem do custeio ABC?
Objetivos do custeio ABC
O Custeio Baseado em Atividades tem como objetivo avaliar precisamente os custos das atividades realizadas em uma empresa, por meio de direcionadores capazes de dividir as despesas e custos indiretos (aqueles que não estão diretamente relacionados à produção).
O que é custeio direto ou variável?
O custeio direto, ou custeio variável, é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos.
Qual é a principal vantagem do método de precificação que utiliza o custeio direto como base?
A principal vantagem do método de precificação que utiliza o custeio direto como base é que ele permite uma visão mais clara e objetiva dos custos variáveis envolvidos na produção de um produto ou serviço.
Qual é a principal vantagem do método de custeio por absorção?
O custeio por absorção atende à legislação fiscal e deve ser usado quando as empresas buscam o uso do sistema de custos integrado à contabilidade. Pode ser também menos custoso de se implementar, pois não requer a separação dos custos de manufatura nos componentes fixos e variáveis (SEVERIANO FILHO e MELO, 2006).
Qual o método de custeio mais usado?
Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades. Cada um tem a sua particularidade, por isso, abaixo, vamos contextualizá-los.
Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?
Nota-se que o custeio por absorção é o método mais utilizado pelas empresas, sendo utilizado por 24 empresas. Em seguida tem-se o método de custeio direto ou variável, utilizado por 13 empresas.
Qual é a grande diferença entre o método de custeio direto e ou variável em relação ao método de custeio por absorção?
Enquanto o Custeio por Absorção aloca custos fixos e variáveis aos produtos e lança as despesas no resultado do período, o Custeio Variável considera somente os custos variáveis aos produtos fazendo com que os custos fixos sejam lançados no resultado.
Quais as vantagens e desvantagens do custeio ABC?
- Melhor qualidade nas informações dos custos de produção ou serviços;
- Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão;
- Menor necessidade de rateios arbitrários;
- Identifica quais produtos ou serviços consomem mais recursos e seus consequentes gastos;
Porque o sistema ABC é pouco utilizado?
A complexidade da implantação e operação do sistema, a dificuldade de manutenção, além do alto custo para a sua implantação e a subjetividade das informações sobre a distribuição dos custos indiretos foram as razões pelas quais as empresas decidiram não utilizar o sistema ABC.
Qual o método de custeio aceito pela Receita Federal?
O Custeio por absorção é o único aceito pela Auditoria Externa, porque atende aos princípios contábeis da Realização da Receita, da Competência e da Confrontação. Além disso, é o único aceito pelo Imposto de Renda.
São exemplos de custo direto?
Exemplos de custos diretos incluem: matéria prima; salários de mão de obra direta; equipamentos e custos de produção.
E características de um custo direto?
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
Quais os principais custos diretos?
São exemplos de custos diretos: Mão de obra direta; Materiais diretos; Suprimentos de manufatura.
Qual sistema de custeio fornece o menor lucro?
Assim, em uma indústria em que nem todos os produtos são vendidos dentro de determinado período, o custeio variável tende a apresentar a menor margem de lucro, uma vez que os custos fixos são lançados de uma vez no resultado.
Qual é a principal desvantagem do método de custeio por absorção?
a) A principal desvantagem do custeio por absorção consiste na utilização dos rateios para distribuir os custos indiretos entre os departamentos e/ou produtos.
Quais são as duas formas de custeio?
O MÉTODO DE CUSTEIO
A apropriação dos custos aos seus portadores finais podem se dar de duas formas: 1 alocação integral dos custos do ciclo operacional interno, a qual denomina-se de custeio por absorção; 2 apropriação somente dos custos variáveis, à qual nomeia-se de custeio variável.
O que quer dizer filho da peste?
Como baixar extrato FGTS pelo celular?