Quais são os motivos que levam os estudantes a EJA?

Perguntado por: Wilson Moreira Guerreiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

O trabalho infantil, a pobreza e a desigualdade social são os principais motivos que levam à evasão escolar. Para driblar essa situação, existe o projeto EJA.

O que buscam os alunos da EJA?

Estes jovens e adultos buscam no ensino melhores condições de vida, trabalho, moradia e novas oportunidades de uma vida melhor, sem preconceitos e sem injustiça só porque eles estudam na EJA.

Por que fazer o EJA?

O programa é fundamental para que jovens e adultos possam retomar os estudos e, com isso, dar o primeiro passo na carreira. É que, ao conseguir o diploma do ensino médio, você tem o pré-requisito para ingressar no ensino superior, podendo escolher a área que mais combina com você e com seus sonhos profissionais.

Quais são os principais problemas que envolvem a EJA?

Os desafios enfrentados por ela são comuns aos estudantes dessa faixa etária, como explica a professora Gizely Ribeiro Porto. “Eles têm problemas inerentes à vida adulta, como administrar a casa, filhos, coisas para resolver no trabalho.

O que é a EJA e quais seus objetivos?

A EJA foi instituída pelo Governo Federal com o principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação.

O que a EJA pode ensinar à escola que desiste de estudantes? | Raianny Araújo | TEDxAltodoMouraED

33 questões relacionadas encontradas

O que é o EJA no Brasil?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo.

Que significa EJA?

A Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos tem o objetivo de firmar um pacto social, para melhorar e fortalecer a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil.

Qual o principal desafio da educação Especial e Inclusiva na EJA?

O grande desafio, nesse sentido, é garantir o acesso, permanência e aprendizagem dos alunos que apresentam especificidades sensoriais, cognitivas, físicas e psíquicas no sistema regular de ensino.

Quais são os avanços e as contradições que se apresentam na EJA no tempo presente?

Entre as dificuldades analisadas, estão: o currículo, muitas vezes adaptados dos conteúdos da escola regular; a formação inapropriada dos docentes; a prática de convocar voluntários para exercer o ensino nesse processo de alfabetizar; e a polêmica acerca da idade para matricular-se na EJA, que atualmente é de 15 anos.

Qual é o perfil dos alunos da EJA?

Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.

Quais são as características do aluno da EJA?

4 CULTURA E DIVERSIDADE: Perfil dos alunos e alunas de EJA

São jovens e adultos que por sua experiência de vida são possuidores de um saber sensível, o que os diferencia dos demais, sendo em sua grande maioria receptiva para novas aprendizagens.

Quais barreiras enfrentadas pelos alunos da EJA?

No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...

Como está a EJA na atualidade?

O país tem hoje 3,5 milhões de alunos matriculados no EJA, sendo que 59% deles estão no nível fundamental. Como consequência do fechamento das turmas, atualmente as pessoas com mais de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental só podem encontrar cursos em 8,6% das escolas no país.

Quais são os desafios e as possibilidades para efetivação do direito à educação de jovens e adultos?

As necessidades e condições de aprendizagem singulares desses jovens e adultos são reconhecidas pela legislação, que prevê a oferta regular de ensino noturno, a contextualização do currículo e das metodologias, e uma organização flexível, observado o princípio da aceleração de estudos e a possibilidade de certificação ...

Como fica a EJA em tempos de pandemia?

A pandemia da Covid-19 descortinou desigualdades e os impactos foram sentidos, sobretudo, na educação básica. Falta de infraestrutura e dificuldades têm levado à queda dos índices dos alunos matriculados na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos), que já eram preocupantes e deslanchavam por 4 anos consecutivos.

Quais são os principais desafios da educação inclusiva?

Conheça-os a seguir:
  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ...
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ...
  3. Preconceito. ...
  4. Déficit de profissionais especializados.

Quais são os principais desafios da inclusão?

Portanto confira alguns dos principais desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular.
  1. Apoio governamental, que nem sempre acontece. ...
  2. Adaptação da infraestrutura escolar. ...
  3. Capacitação de docentes e demais colaboradores escolares. ...
  4. Bullying na escola.

Qual a diferença entre educação inclusiva e EJA?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Quem são os alunos do EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino em etapas, compreendendo o ensino fundamental e médio da rede escolar que atende jovens e adultos que não concluíram ou frequentaram o ensino regular em idade apropriada.

Como funciona o EJA para o Ensino Médio?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade presencial ou a distância em que é possível concluir os estudos tanto do ensino fundamental quanto o do médio. O EJA é presencial e divido em duas etapas. Os módulos têm a duração de 6 meses, o que representa anos e séries do ensino regular.

Qual a idade mínima para fazer o EJA?

4º, inciso VII, da Lei nº 9.394/1996, a idade mínima para matrícula em cursos da EJA e para inscrição e realização de exames de conclusão da EJA do Ensino Médio (3º segmento) é de 18 (dezoito) anos completos.

Como funciona o EJA 2021?

Confira quais são as características e como é a Nova EJA do SESI em 2021: Tempo de formação reduzido (mais rápido); Terminar o Ensino Médio todo em um ano (12 meses); Até 80% do ensino feito no formato EaD (Ensino a distância);

Como funciona o EJA 2022?

Essa modalidade permite que os estudantes concluam seus estudos em menos tempo do que a educação regular. De modo geral, o EJA 2022 é composta por módulos. Cada uma das etapas equivale a uma série ou ano do ensino tradicional. Geralmente, a duração do EJA é de cerca de seis meses.

Que tipo de aluno a EJA deve formar?

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.”

Como fazer o perfil do aluno?

A maneira mais fácil de fazer essa verificação é através novamente da pesquisa da persona. Traçar o perfil do seu estudante é ver o que ele fala na internet, quem ele segue. Apenas isso já te dá uma base do que ele procura. Por exemplo estudantes que seguem muitas páginas de línguas.

Artigo anterior
Qual médico pode dar laudo?
Artigo seguinte
O que é o princípio da oralidade no processo civil?