Quais são os momentos em que se pode fazer o controle de constitucionalidade?
Perguntado por: Gonçalo Denis Silva | Última atualização: 20. Mai 2025Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)
O controle de constitucionalidade pode ser realizado em dois momentos distintos, um deles antes do ingresso do ato normativo ou da lei no ordenamento jurídico, ou seja, antes da conclusão de seu processo de elaboração, sendo o outro após sua incorporação ao ordenamento jurídico.
Quais são os momentos de controle de constitucionalidade?
- MOMENTOS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE.
- Controle Preventivo de Constitucionalidade.
- Controle Preventivo pelo Poder Legislativo.
- Controle Preventivo pelo Poder Executivo.
- Controle Preventivo Pelo Poder Judiciário.
- Controle de Constitucionalidade Repressivo.
Quais são as 3 ações principais do controle da constitucionalidade?
O sistema brasileiro de controle de constitu- cionalidade apresenta-se com três espécies de controle judicial: controle difuso ou incidental; ação direta de constitucionalidade e de inconstitucionalidade; e ação direta inter- ventiva.
Quais são os requisitos fundamentais para o controle de constitucionalidade?
Os pilares do controle de constitucionalidade são basicamente dois: a supremacia e a rigidez constitucionais. A rigidez é vista na medida em que a Constituição tem maiores proteções, quando de sua alteração, do que as demais espécies normativas.
Em qual ou quais momentos do processo legislativo ordinário é realizado o controle prévio de constitucionalidade?
Ele ocorre durante as etapas do processo legislativo que antecedem a promulgação do projeto. Como todo ato normativo sofre controle preventivo, depois da promulgação do ato normativo aplica-se o princípio da presunção de constitucionalidade das leis.
CONTROLE de CONSTITUCIONALIDADE: resumo fácil de entender | Cíntia Brunelli
Quais são as formas de controle de constitucionalidade?
Quatro dispositivos, previstos na CF e regulados em 1999, servem ao controle concentrado: Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC), Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) e Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO).
Pode ocorrer controle de constitucionalidade após a publicação da lei?
O controle de constitucionalidade repressivo é o exercido após a ultimação do processo legislativo. É o controle feito depois da publicação da lei ou ato normativo, ainda que no período da “vacatio legis”. Todos os juízes, na análise do caso concreto, realizam esse controle.
Quem pode propor controle de constitucionalidade?
O controle de constitucionalidade da lei ou dos atos normativos é da competência exclusiva do Poder Judiciário.
Quem pode propor o controle de constitucionalidade?
Atualmente, podem propor a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal: o presidente da República; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa do Senado Federal; e o procurador-geral da República.
Quem pode incitar o controle de constitucionalidade?
3.1 Quem pode incitar o controle concreto/difuso
Representante do Ministério Público. Juízes ou Tribunais, de ofício.
Quais são as ações de controle?
- Introdução.
- Ação Liga-Desliga ( On-off)
- Ação Proporcional.
- Ação Integral.
- Ação Derivativa.
O que não pode ser objeto de controle de constitucionalidade?
Portanto, as normas constitucionais originárias são as únicas que não podem ser objeto do controle de constitucionalidade.
O que são ações de controle de constitucionalidade?
Controle de constitucionalidade é o nome que se dá a qualquer processo/mecanismo que vise a verificar a adequação de normas infraconstitucionais à Constituição de um país – que, no caso do Brasil, é a Constituição Federal de 1988.
Quais são as ações de controle concentrado de constitucionalidade?
Os instrumentos processuais que viabilizam o controle concentrado são as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs), as Ações Diretas de Inconstitucionalidade por Omissão (ADOs) e as Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs).
Como é feito o controle preventivo de constitucionalidade?
O controle de constitucionalidade preventivo ocorre antes da promulgação de uma lei ou emenda. Pode ser exercido pelo Poder Legislativo, por meio das Comissões de Constituição e Justiça, pelo Poder Executivo, através do veto jurídico, e excepcionalmente pelo Poder Judiciário.
São exemplos de controle preventivo de constitucionalidade?
Exemplos dessa atuação seriam a sustação de atos normativos pelo Congresso Nacional nas hipóteses em que a atuação do Poder Executivo exorbite seu poder normativo e, ainda, a recusa pelo Executivo quanto à aplicação de uma norma que julga inconstitucional.
Quando Cabe controle de constitucionalidade?
O controle de constitucionalidade tem sua origem atrelada à necessidade de garantir a prevalência da ordem constitucional e dos direitos fundamentais em detrimento da vontade política da maioria, sendo que o exercício deste juízo de verificação pode ocorrer (i) de forma anterior ou posterior ao ingresso do ato estatal ...
Quando pode propor ADI?
Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.
Quando pode propor ADC?
A ADC é utilizada quando há uma controvérsia judicial em relação à constitucionalidade da norma.
Quem pode propor ADI e ADC?
Podem propor ADI e ADC: (i) o Presidente da República; (ii) a Mesa do Senado Federal; (iii) a Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) o Procurador-Geral da República; (vii) o Conselho ...
Quem pode propor ADI interventiva?
Somente o Procurador-Geral da Justiça tem legitimidade para propor ação direta interventiva por inconstitucionalidade de Lei Municipal. A pesquisa no banco de jurisprudência do STF não recuperou decisões com menção a este enunciado após a Constituição Federal de 1988. Data de publicação do enunciado: DJ de 31-10-1984.
Pode ocorrer controle de constitucionalidade antes da lei ser promulgada?
O Poder Judiciário pode exercer controle de constitucionalidade preventivo? - Denise Cristina Mantovani Cera. O controle de constitucionalidade preventivo ocorre antes da promulgação de uma lei ou emenda. Pode ser exercido pelo Poder Legislativo, por meio das Comissões de Constituição e Justiça, pelo Poder…
Quem pode solicitar o controle concentrado?
Enquadram-se nesta categoria o Presidente da República, a mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, o Procurador-Geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e partido político com representação no Congresso Nacional.
É correto afirmar sobre o controle de constitucionalidade?
Sobre o controle de constitucionalidade, é correto afirmar que. na modalidade concentrada, será exercido pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de ação direta, em processo de natureza objetiva, cuja decisão é dotada de efeitos erga omnes.
Quando uma lei pode ser considerada inconstitucional?
O vício de inconstitucionalidade material refere-se ao conteúdo da lei ou norma. A inconstitucionalidade ocorre devido à matéria tratada contrariar os princípios ou violar os direitos e garantias fundamentais assegurados em nossa Constituição Federal. Ex: lei que venha a instituir pena de morte no Brasil.
Qual o poder de Baldur?
Como é a cirurgia do túnel do tarso?