Qual é a função da hipófise?

Perguntado por: Núria Ariana Freitas Monteiro Reis  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem as funções de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...

Qual é a função da hipófise no organismo?

A hipófise, uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada na base do cérebro, produz diversos hormônios. ... Visto que a hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas, ela é frequentemente conhecida como glândula mestra.

Quais são os hormônios produzidos pela hipófise?

Ela armazena e secreta dois hormônios: ocitocina ou oxitocina e ADH (hormônio antidiurético), também chamado de vasopressina.

O que acontece quando a hipófise não funciona?

Outros sintomas possíveis são dependentes da destruição do tecido hipofisário normal comprometendo a produção normal dos hormônios da hipófise, assim em qualquer caso de lesão hipofisária é possível observar alteração menstrual nas mulheres ou da potênica nos homens, redução dos pelos corporais; sintomas de ...

O que é a glândula hipófise?

A glândula pituitária ou hipófise é uma pequena glândula localizada em um espaço ósseo chamado sela túrcica. A hipófise está conectada diretamente ao hipotálamo, proporcionando um elo entre o cérebro e o sistema endócrino.

HIPÓFISE - Suas funções e principais doenças

34 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de problemas na hipófise?

Quando a causa desse aumento na produção de ACTH é devido à hipófise é denominada doença de Cushing.
...
Os pacientes geralmente apresentam sintomas de hipertireoidismo, como:
  • Batimento cardíaco rápido.
  • Tremores.
  • Perda de peso.
  • Aumento do apetite.
  • Sentir-se morno ou quente.
  • Sudorese.
  • Dificuldade para dormir.
  • Ansiedade.

O que é hiperfunção da hipófise?

A hipófise pode apresentar basicamente dois tipos de problema: Quando a glândula trabalha em excesso (hiperfunção) Ou quando há algum prejuízo da função glandular (deficiência).

O que pode causar mau funcionamento da hipófise?

O que causa o excesso na produção dos hormônios pela hipófise? Geralmente, são tumores. Eles representam cerca de um quinto de todos os tumores cerebrais, e alguns de seus tipos predominam nitidamente em mulheres. Esses tumores podem secretar os hormônios hipofisários, só que em quantidade muito maior.

Qual é o tamanho normal da hipófise?

Nas crianças menores de 12 anos, a hipófise atinge altura de até 6 mm e aumenta na puberdade, alcançando o limite máximo da altura de 10 mm, para o gênero feminino, e de 7 mm a 8 mm, para o gênero masculino.

O que um tumor benigno na glândula hipófise pode acarretar?

Tumor na hipófise anterior (mais frequente)

Diminuição da produção de óvulos ou espermatozoides, podendo causar infertilidade, devido a alterações na produção do hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH);

Quais os hormônios produzidos pela hipófise e suas funções?

Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...

Quais são os hormônios produzidos pela glândula tireoide?

É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Quais os hormônios produzidos pela tireoide e qual a sua função?

Ela é responsável pela produção de dois importantes hormônios: a TIROXINA (T4) e a TRIIODOTIRONINA (T3) que têm participação importante na regulação dos órgãos, acelerando ou reduzindo a função desses conforme a necessidade.

Como estimular a glândula hipófise?

Foto: Divulgação Nutrição rica em proteínas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e diminuir a ingestão de açúcar, favorecem o crescimento. O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio e desempenha um importante papel no corpo humano.

Qual é a função do hormônio prolactina?

A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.

Quando a prolactina é considerada alta?

A prolactina alta é chamada de hiperprolactinemia. Ela é caracterizada pelo aumento do hormônio no sangue. Resultados acima da normalidade, são considerados superiores a 100ng/mL.

Qual o tamanho de um tumor na hipófise?

O Tumor na hipófise

Pois, felizmente, grande parte dos tumores da hipófise são adenomas benignos, não produtores de hormônios e menores que 10 mm (microadenomas). Mas podemos encontrar tumores produtores de hormônios, grandes (macroadenomas: > 10 mm), adenomas invasivos e até carcinomas/malignos.

Quais são os distúrbios da hipófise?

Tumores benignos (adenomas) são o problema mais comum da hipófise. Outros distúrbios resultam de defeitos hereditários, alterações congênitas, traumatismos, problemas de suprimento sanguíneo ou sequelas de tratamentos cirúrgicos ou radioterápicos de distúrbios anteriores dessa glândula.

São causas de hipopituitarismo?

Causas do hipopituitarismo

O hipopituitarismo é uma doença pouco comum. Pode ser causado por inúmeros fatores, inclusive determinados distúrbios inflamatórios, um tumor da hipófise ou um suprimento insuficiente de sangue para a hipófise.

Como saber se eu tenho hipopituitarismo?

A melhor forma para confirmar o diagnóstico de hipopituitarismo é consultar um clínico geral ou um endocrinologista para fazer um exame de sangue e confirmar os valores dos hormônios produzidos pela hipófise. Caso exista hipopituitarismo é normal que um ou vários valores estejam inferiores ao esperado.

Qual exame detecta problemas na hipófise?

Quando o paciente apresenta sintomas, geralmente são feitos exames de dosagem hormonal e a ressonância magnética da hipófise. “Muitas vezes, o tumor é detectado incidentalmente, quando o paciente realiza uma ressonância magnética ou tomografia computadoriza do crânio por outro motivo”, diz ela.

Como é a dor de cabeça de quem tem tumor na hipófise?

SINTOMAS DO ADENOMA DA HIPÓFISE

O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente.

Quais os sintomas de Microadenoma hipofisário?

Adenomas funcionais, porém, geralmente produzem um dos hormônios da pituitária em excesso e macroadenomas podem causar sintomas neurológicos como:
  • Fraqueza muscular no olho, de forma que os dois olhos não se movem na mesma direção ao mesmo tempo.
  • Visão dupla ou embaçada.
  • Perda da visão periférica.
  • Cegueira repentina.

Qual a importância da glândula tireoide?

A glândula tireoide produz hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis por atuar em diversos órgãos do corpo e auxiliando na regulação de seu metabolismo. A regulação da produção de hormônios é realizada por um complexo sistema que envolve outros órgãos e glândulas.

Quem produz o hormônio calcitonina?

A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH). Células C (Células parafoliculares). Produzem a calcitonina, um hormônio que ajuda a regular a forma como o corpo usa o cálcio.

Artigo anterior
O que não fazer antes da bioimpedância?
Artigo seguinte
Qual a diferença do coentro para salsinha?