Quais são os modos verbais exemplos?

Perguntado por: Luísa Alícia Jesus Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam:
  • Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem.
  • Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
  • Imperativo - exprime ordens, pedidos.

Quais são os modos verbais?

Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

O que são formas verbais exemplos?

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Como identificar os tempos verbais?

Os tempos verbais
  1. Presente: expressa que um fato ocorre no momento da fala. Exemplo: Agora Ana descansa.
  2. Pretérito: é a referência a algo que aconteceu antes da fala. Divide-se em perfeito (simples e composto) e imperfeito. 2.1. ...
  3. Futuro: é a referência ao que ainda não ocorreu ou não foi realizado.

O que é modo indicativo modo subjuntivo e modo imperativo?

Note que, no caso do modo indicativo, espera-se que a ação verbal tenha acontecido ou que aconteça de fato. No caso do modo subjuntivo, os acontecimentos são considerados menos certos de ocorrer. No modo imperativo, há um pedido ou uma ordem, que pode ser tanto algo positivo quanto negativo.

MODOS VERBAIS: INFINITIVO, SUBJUNTIVO E IMPERATIVO - Profa. Pamba

31 questões relacionadas encontradas

Quantos e quais são os tempos verbais?

Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.

Quais são as formas nominais?

As formas nominais do verbo são:
  • Infinitivo: forma que expressa a ação em si.
  • Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.
  • Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
  • Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. ...
  • Ajudar é a melhor forma de gratidão.
  • Rir é o melhor remédio.

O que são formas nominais com exemplo?

As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.

O que é frase nominal e exemplos?

Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado!

Quais são os verbos gerúndio?

Verbos no Gerúndio
  • Verbo amar: amando.
  • Verbo caminhar: caminhando.
  • Verbo conversar: conversando.
  • Verbo chamar: chamando.
  • Verbo convidar: convidando.
  • Verbo vender: vendendo.
  • Verbo fazer: fazendo.
  • Verbo agradecer: agradecendo.

Quantas e quais são as conjugações?

Existem três conjugações principais: a 1. ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Como saber o tempo verbal de um texto?

Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.
  1. Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.
  2. Ação no presente: ocorre no momento da fala.
  3. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

Quais os tempos do subjuntivo?

O modo subjuntivo composto apresenta três tempos verbais:
  • pretérito imperfeito.
  • pretérito mais-que-perfeito.
  • futuro.
  • Conjugação dos verbos no modo subjuntivo composto.

Como se forma o subjuntivo?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.

Como funciona o modo subjuntivo?

O modo subjuntivo é usado para expressar dúvida, incerteza, suposições a respeito de uma ação verbal tida como incerta ou muito distante de ocorrer. Em sua conjugação simples, o modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.

Quais são os tempos do modo imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Por que reconhecer o tempo verbal em um texto?

Os tempos verbais têm justamente a função de sinalizar a situação comunicativa e, segundo uma certa afinidade que apresentam com cada uma das duas ordens de situação, dividem-se em dois grupos. Pertencem ao grupo I o presente, o pretérito perfeito composto, o futuro do presente simples e composto, além das locuções.

Tem está em que tempo verbal?

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

O que é conjugação 1 2 e 3?

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.

Qual é a terceira conjugação?

Todos os verbos regulares terminados em -ir, ou seja, que possuem a vogal temática i, encaixam-se no modelo da terceira conjugação, apresentando as terminações definidas para as diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O que é a 2 conjugação?

Existem três modelos fixos de conjugação verbal. A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e. O modelo de conjugação verbal define as terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

O que é um exemplo de gerúndio?

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

Como identificar gerúndio?

O gerúndio composto tem uma especificidade gramatical. Primeiro, ele aponta para uma ação concluída antes da ação da oração principal. E segundo, o gerúndio composto aparece nas orações com a presença de dois verbos. Um verbo auxiliar que pode ser “tendo” ou “havendo” e o outro verbo principal na forma de particípio.

Como identificar o gerúndio?

O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.

Como se forma o gerúndio em uma frase?

Gerúndio
  • O gerúndio, assim como o particípio e o infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. ...
  • Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. ...
  • Composto: indica uma ação já concluída antes da ação da oração principal e é formado pelos verbos auxiliares TENDO e HAVENDO + particípio do verbo principal.

Artigo anterior
Porque a grama fica preta?
Artigo seguinte
Qual o produto bom para tirar ferrugem?