Quais são os modos do verbo?

Perguntado por: Diogo Carlos Figueiredo Nunes Paiva  |  Última atualização: 5. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (18 avaliações)

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

O que é o modo indicativo subjuntivo é imperativo?

Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Quantos e quais são os modos do verbo?

Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

Quais são os tipos de modos?

Dessa forma, temos três modos: o modo indicativo, o subjuntivo e o modo imperativo.

Quais são os verbos no modo subjuntivo?

Modo subjuntivo é um tipo de flexão verbal. Ele é utilizado para apontar um acontecimento incerto, um fato futuro, expressar uma vontade ou mesmo assinalar uma condição. Os tempos do modo subjuntivo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro simples e futuro composto.

MODOS VERBAIS: INFINITIVO, SUBJUNTIVO E IMPERATIVO - Profa. Pamba

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 modos verbais?

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Qual a diferença entre o modo indicativo é subjuntivo?

Modo indicativo: exprime certeza, precisão do falante perante o fato. Ex.: Eu gosto de chocolate. Modo subjuntivo: exprime atitude de incerteza, dúvida, imprecisão do falante perante o fato. Ex.: Espero que você esteja bem.

O que indica o modo imperativo?

O modo imperativo é um tipo de flexão verbal e está associado à ação de dar uma ordem ou um conselho e fazer um pedido, um convite ou uma súplica. A formação do imperativo afirmativo da segunda pessoa do singular (tu) e do plural (vós) está relacionada à conjugação de verbo no presente do indicativo.

Qual é a função do modo indicativo?

O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. O modo indicativo tem seis tempos verbais entre presente, passado e futuro.

Quais são os tipos de modo imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Qual é a principal característica do modo verbal imperativo?

Modo usado para dar uma ordem ou advertência

Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).

O que quer dizer a palavra subjuntivo?

Etimologicamente, a origem latina da palavra subjuntivo remete ao significado de algo que se subordina, subjuga-se. Daí o modo subjuntivo ser principalmente aquele das orações subordinadas, que dependem de uma oração principal, cujo verbo no modo indicativo expressa um fato real, uma certeza.

Como se forma o modo subjuntivo?

A formação do futuro do subjuntivo deriva do pretérito perfeito do indicativo. Embora a regra pareça clara, alguns verbos merecem atenção especial no momento da conjugação. Quando estudamos o verbo, aprendemos que sua principal característica é a capacidade de se flexionar para transmitir noções temporais.

Quais são os 5 tempos verbais?

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O que é o modo imperativo exemplos?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Vejamos alguns exemplos de verbos no modo imperativo para ficar mais claro o conceito deste modo verbal. Exemplos: Vamos, corram!

Como ensinar modo verbal?

As 7 melhores dicas da internet para fazer a conjugação verbal sem estresse!
  1. Padronize o pretérito imperfeito. ...
  2. Identifique a origem do verbo. ...
  3. Conheça o M.A.R.I.O (sem trocadilhos) ...
  4. Entenda que “mim” não realiza a conjugação verbal. ...
  5. Não se atrapalhe com o “vós” ...
  6. Preste atenção nos verbos defectivos.

O que é o verbo no pretérito perfeito?

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada.

Como identificar o modo subjuntivo?

O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

Qual é a função do modo subjuntivo?

O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo.

Qual é a diferença entre o pretérito perfeito e o pretérito imperfeito?

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

Artigo anterior
Como fazer um plano de Riscos?
Artigo seguinte
O que é uma sacerdotisa de Acera?