Quais são os modos de transmissão do vírus em plantas?

Perguntado por: Mauro Fernando Azevedo  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

Geralmente, o contágio se dá de uma planta para outra, por enxertos (vírus da tristeza, sacarose, exocorte e xiloporose do citrus), disseminação de pólen e sementes (mosaico comum do feijoeiro), ou mesmo por meio de vetores (vírus do mosaico do pepino).

Como ocorre a transmissão dos vírus na natureza?

A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados. O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas.

Como ocorre a entrada é a distribuição dos vírus na planta?

Os vírus de plantas disseminados pela água contaminada, normalmente, compartilham certas características: possuem partículas bem estáveis (o que lhes permite permanecer viáveis fora da célula hospedeira por algum tempo) e ampla gama de hospedeiras, ocorrem em alta concentração no tecido vegetal infectado e podem ...

Quais as principais vias de disseminação de doença de plantas?

A disseminação do patógeno pode ocorrer por meio de material propagativo infectado (estacas, mudas), tesoura de poda e água do solo. A colonização dos tecidos da planta se dá a partir de ferimentos causados pela poda, desbrota e outros tratos culturais.

Como são classificadas as doenças de plantas?

McNew (1960) CONCEITOS Grupo I - Doenças que destroem os órgãos de armazenamento. Grupo II - Doenças que causam danos em plântulas. Grupo III - Doenças que danificam as raízes. Grupo IV - Doenças que atacam o sistema vascular.

Ciclo de Palestras Virtuais: 06/07 - Modos de transmissão de vírus de plantas

32 questões relacionadas encontradas

Quais as principais vias de entrada e saída dos agentes infecciosos?

1) São agentes infecciosos: bactérias, vírus, leveduras e fungos. 2) As vias de eliminação ou portas de saída de infecção no organismo são: pele, membranas, secreções, fezes, urina, sangue e o aparelho reprodutor. 3) A porta de entrada pode ser uma solução de continuidade na pele, trato urinário, membranas e mucosas.

Como é feita a entrada do Fitovírus na célula vegetal como este se reproduz como realiza o movimento célula a célula é sistêmico?

Os vírus, para cumprirem as etapas de seus ciclos infecciosos, devem se replicar, traduzir suas próprias proteínas, se mover no interior das células, entre as células (movimento a curtas distâncias na planta) e sistemicamente via floema (movimento a longas distâncias na planta).

Como o vírus consegue se reproduzir?

A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

Quais são as formas de transmissão de doenças?

Conteúdo
  • Transmissão de doenças infecciosas – direta por contato.
  • Transmissão de doenças infecciosas – direta por gotas (respiratória) Transmissão de doenças infecciosas – Via respiratória por gotícula. Transmissão de doenças infecciosas – Via respiratória por aerossol. Transmissão de doenças infecciosas – indireta pelo Ar.

Como as doenças podem ser transmitidas?

Muitas doenças são transmitidas pelo contato com a pessoa doente ou com suas secreções. Os tipos de transmissão por contato podem ser diretos ou indiretos: Contato direto: é a transmissão que ocorre com o contato da superfície corporal de uma pessoa infectada.

O que é transmissão direta e indireta de doenças?

TRANSMISSÃO DIRETA MEDIATA: transmissão direta, em que não há contato físico entre a fonte primária de infecção e o novo hospedeiro; a transmissão ocorre por meio das secreções oronasais (gotículas de Flügge). TRANSMISSÃO INDIRETA: transferência do agente etiológico por meio de veículos animados ou inanimados.

Quais são os principais agentes causadores de doenças?

Na natureza existem diversos agentes causadores de doenças em plantas e animais, sendo os principais vírus, bactérias, fungos e parasitas.
...
Outros agentes etiológicos
  • Agentes transmissores.
  • Doenças causadas por Bactérias.
  • Doenças causadas por Protozoários.
  • Doenças causadas por Vírus.

O que é transmissão horizontal e transmissão vertical?

Transmissão é a transferência de um agente etiológico animado de uma fonte primária de infecção para um novo hospedeiro. A transmissão pode ser de dois tipos: horizontal e vertical. Na transmissão horizontal, ocorre a transmissão do agente de um indivíduo para outro, de mesma espécie ou não.

O que são e como se reproduzem os vírus?

Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular.

Quais as principais formas de transmissão de Fitovírus?

A transmissão dos vírus para as plantas podem ocorrer naturalmente ou artificialmente por meio dos homens de diversas formas. A transmissão natural poderá advir via sementes, pólen, material propagativo e vetores (fungos, ácaros, nematoides e insetos).

Como as bactérias penetram nas plantas?

Diante disso, a grande maioria das bactérias penetra na planta hospedeira passivamente (exceção para bactérias do gênero Rhizobium e correlatas) através de aberturas naturais ou ferimentos.

Como os vírus vegetais penetram na célula hospedeira?

Penetração segue a ligação; os vírus penetram a célula hospedeira por endocitose ou por fusão com a célula. Desencapsulamento acontece dentro da célula quando o capsídeo viral é removido e destruído por enzimas virais ou enzimas do hospedeiro, consequentemente expondo o ácido nucleico viral.

Quais são as principais portas de entrada dos agentes infecciosos?

As portas de entrada para os patógenos são as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral). Muitas bactérias e vírus têm acesso ao corpo penetrando nas membranas mucosas que revestem os tratos respiratório, gastrintestinal, geniturinário e a conjuntiva ocular.

Quais os principais grupos de agentes infecciosos?

Os agentes etiológicos das doenças infecciosas e parasitárias pertencem a cinco principais grupos de organismos: bactérias, fungos, protozoários, helmintos e vírus.

O que é via de eliminação do agente?

Via de eliminação

É a via através do qual o agente etiológico abandona seu hospedeiro para alcançar o meio exterior e, assim, um novo hospedeiro susceptível. Está associada com o local de multiplicação ou desenvolvimento do agente.

Como é a transmissão vertical?

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação.

O que significa o termo transmissão vertical?

É quando o vírus da aids passa da mãe para o bebê. A transmissão pode acontecer durante a gestação, no momento do parto ou pela amamentação. Você pode evitar que o seu bebê nasça com o vírus da aids se zer o teste durante o pré-natal.

Como se dá a transmissão vertical?

A transmissão vertical do HIV ocorre através da passagem do vírus da mãe para o bebê durante a gestação, o trabalho de parto, o parto propriamente dito (contato com as secreções cérvico-vaginais e sangue materno) ou a amamentação, sendo que cerca de 35% dessa transmissão ocorre durante a gestação, 65% ocorre no peri- ...

Qual é o agente causador da doença?

Agente etiológico é um agente causador de uma doença. É um termo usado em parasitologia para designar um organismo causador das doenças de origem parasitológicas. Os agentes etiológicos podem ser um vírus, uma bactéria, um protozoário etc.

Quais são as causas da doença?

As causas são as mais diversas e podem ser desencadeadas por organismos patogênicos, tais como vírus e bactérias, por problemas genéticos, por fatores emocionais e, em alguns casos, por fatores completamente desconhecidos.

Artigo anterior
Qual o melhor adubo para planta?
Artigo seguinte
Qual o meio de locomoção mais utilizado?