Quais são os métodos de remediação do solo?

Perguntado por: Mário Dinis Melo  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (69 avaliações)

Técnicas e métodos
  • 1 – Biorremediação. ...
  • 2 – Ozone Sparging SaveTax Ambiental. ...
  • 3 – Extração de vapores de solo. ...
  • 4 – Extração Multifásica. ...
  • 5 – Extração Dual-Phase Extraction (DPE) ...
  • 6 – Sistema de Remediação Ex-Situ.

Quais são os métodos de remediação?

Tecnicas de remediação ambiental
  • Tratamento e bombeamento;
  • Remoção Multifásica;
  • Oxidação química;
  • Retirada de vapores do solo;
  • Biorremediação;
  • Aplicação de barreiras;
  • Imobilização de metais;
  • Estabilização.

O que é remediação do solo?

O processo de remediação de solos contaminados se refere à redução dos teores de contaminantes a níveis seguros e compatíveis com a proteção à saúde humana, seja impedindo ou dificultando a disseminação de substâncias nocivas ao ambiente.

O que é a remediação?

A remediação visa a remoção da fonte de contaminação, a redução de contaminação do solo, da água subterrânea e vapores do solo para níveis aceitáveis ambientalmente, a redução de riscos ambientais ou de exposição de trabalhadores e usuários do local e do recurso.

Como é o método de remediação na prática tradicional?

Lavagem do solo

É o método de remediação do solo mais indicado para áreas extremamente contaminadas, em solos compostos principalmente por argilas. ... para sua realização, a porção do solo comprometida é retirada mecanicamente e lavada com ácidos em um laboratório, para sói depois ser devolvida ao local de origem.

Aula - Métodos para Remediação de Áreas Contaminadas - Solos e Águas Subterrâneas

37 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de fitorremediação?

A técnica da fitorremediação consiste no uso de plantas para ajudar a diminuir a poluição de solos, águas e até mesmo do ar. ... Sílvio Tavares foi um dos primeiros cientistas brasileiros a estudar e introduzir a técnica no País para a descontaminação de solo e água por metais pesados e petróleo.

O que são poços de remediação?

A remediação de águas subterrâneas consiste no processo realizado através da retirada de resíduos contaminantes de águas encontradas nas profundezas do solo. Esse tipo de água fica localizado nas intrínsecas formações geológicas, também conhecidas como vãos no solo.

O que é uma remediação ambiental Cite um exemplo?

A remediação ambiental visa recuperar áreas contaminadas e danosas ao meio ambiente e à saúde pública. ... Os exemplos mais comuns de áreas contaminadas são os lixões e aterros sanitários desativados — que representam diversos riscos ao meio ambiente.

Qual a importância do governo quanto a remediação dos problemas ambientais?

Por que a remediação ambiental é importante? A contaminação ambiental gera perdas que atingem toda a sociedade. Ela pode provocar a desvalorização de áreas e imóveis e extinguir recursos que somente a natureza pode produzir. Por isso, a remediação ambiental é tão importante.

O que é remediação cognitiva?

Remediação cognitiva é um tratamento comportamental que utiliza o treino e a prática de estratégias compensatórias e adaptativas para facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.

O que é remediação de contaminantes do solo e quais as formas de Fazê-la?

A remediação do solo contaminado consiste em uma série de técnicas e métodos usados para remover toxinas e poluentes de terrenos. Podendo ser feita tanto por sofisticados processos que envolvem alta tecnologia, até o que é chamado de biorremediação do solo, que utiliza microrganismos em um processo natural.

Quais são os processos de remediação de poluentes no solo?

Existem diversos tipos de remediação, os principais são: remoção e destinação do solo, biorremediação, escavação, extração multifásica; extração de vapores do solo, tecnologias térmicas, injeção de ar, oxidação química in-situ e algumas outras.

O que é Bioventilação?

A bioventilação é uma técnica de biorremediação que envolve apenas a inserção de ar no meio, para estimular a atividade aeróbia dos microrganismos e surge como uma alternativa aos métodos convencionais de remediação.

Quais são os 4 critérios para aplicação do plano de gestão remediação )?

I - eliminação de perigo ou redução a níveis toleráveis dos riscos à segurança pública, à saúde humana e ao meio ambiente; II - zoneamento e restrição dos usos e ocupação do solo e das águas superficiais e subterrâneas; III - aplicação de técnicas de remediação; e IV - monitoramento.

Como recuperar áreas contaminadas?

Para recuperar uma área com contaminação crítica, classificada como ACRi, ou para reutilizar uma área contaminada é necessário apresentar um Plano de Intervenção à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), agência responsável por fiscalizar atividades geradoras de poluição.

Quais são as técnicas mais utilizadas para detecção de contaminantes no meio ambiente?

As técnicas mais utilizadas no tratamento da amostra são baseadas em processos físicos, extrações por solventes orgânicos, sólido-líquido, com fluido supercrítico, assistida por microondas, por líquido pressurizado, ultrassônica, técnica de derivação química e microextrações.

Para que serve a remediação ambiental?

“A Remediação Ambiental serve para a adequação do local contaminado aos padrões ambientais, toxicológicos, carcinogênicos ou de potabilidade, dependendo de cada especificidade”, afirmam. ... Fonte: Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, da Cetesb.

Qual a importância da remediação?

A remediação ambiental é uma ação que contribui para o bem-estar do planeta e das pessoas que nele habitam. Esse conjunto de medidas é capaz de reabilitar uma área contaminada, seja por resíduos armazenados ou despejados no local. Com isso, o solo e água, que estão em contato direto com seres humanos, são tratados.

Qual a importância da biorremediação para o meio ambiente?

A Biorremediação serve para restaurar o equilíbrio do ecossistema original, sem causar danos colaterais! Justamente por isso é que agentes naturais são utilizados. Ou seja, é empregada para atacar contaminantes específicos, como hidrocarbonetos do petróleo e compostos orgânicos clorados.

O que é Fitoestimulação?

FITOESTIMULAÇÃO Estimula a planta para a biodegradação microbiana dos contaminantes, mediante exsudatos radiculares e/ou fornecimento de tecidos vegetais.

O que é hidrogeologia de contaminantes?

A hidrogeologia de contaminação, nome técnico da área de especialização que cuida da qualidade dos aqüíferos impactados, é muito desenvolvida e comporta conhecimento de várias ciências e tecnologias em conjunto, compondo um panorama amplo e diverso para atuação na ampla gama de variedades de meios geológicos associados ...

O que podemos definir como fase livre para fins de avaliação de áreas contaminadas *?

FASE LIVRE: Produto puro móvel. FASE ADSORVIDA (RESIDUAL) : Agrupamento de gotas de produto puro, retido no solo por forças de capilaridade e adsorção. Geralmente ocupa de 12 a 20 % do volume dos poros.

O que é fitorremediação exemplos?

Fitorremediação é um processo que utiliza plantas como agentes de purificação dos ambientes aquáticos e terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas, como elementos químicos e dejetos de minério (a exemplo: zinco, cobre, magnésio, etc.)

O que é Fitovolatilização?

O processo de fitovolatilização é aquele em que as plantas e/ ou organismos a elas associados ajudam a remover os poluentes do meio pela volatilização destes. ... Os poluentes podem ser transformados em gases através do processo de respiração das plantas.

Porque a fitorremediação é importante?

A fitorremediação é uma tecnologia que utiliza plantas para diminuir os poluentes que estão presentes no meio ambiente. ... As plantas ajudam na retirada de contaminantes como metais, pesticidas e até óleos que estejam poluindo ou degradando determinado local.

Artigo anterior
Quantas questões de Biologia tem na prova do Enem?
Artigo seguinte
Qual o objetivo de um trabalho interdisciplinar?