Como era para ser o tratamento aos doentes mentais segundo Pinel?

Perguntado por: Kyara Leal Nunes  |  Última atualização: 29. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (61 avaliações)

O tratamento moral era praticado pelos alienistas e incluía o afastamento dos doentes do contato com todas as influências da vida social nas instituições psiquiátricas, aqueles considerados loucos eram submetidos as normas e disciplinas rigorosas.

Como Pinel tratava os loucos?

No século XVIII, Phillippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, propõe uma nova forma de tratamento aos loucos, libertando-os das correntes e transferindo-os aos manicômios, destinados somente aos doentes mentais.

Como era o tratamento de Philippe Pinel?

Com base nisso, Pinel baniu tratamentos antigos, tais como sangrias, vômitos induzidos, purgações e ventosas, substituindo-as por tratamento digno e respeitoso, que inclui terapias ocupacionais.

Como eram tratadas pessoas com transtornos mentais?

Na maioria das vezes, os portadores de doenças mentais viviam confinados em hospitais psiquiátricos como o de Juqueri, em São Paulo, isolados de tudo e de todos, até a morte. Muitos eram submetidos à camisa de força e a técnicas violentas como a lobotomia e o eletrochoque.

Qual justificativa de Pinel para o tratamento moral?

Pinel condicionava o tratamento moral dos alienados ao ambiente no qual ele se realizava. Por este motivo, promoveu uma reestruturação no espaço institucional que, antes, abrigava a indistinção do hospital geral. O manicômio definiu uma nascente especialização institucional.

História da Saúde Mental: SÉCULO XVIII (1701 a 1800).

22 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo da reforma psiquiátrica?

Também conhecida como Antimanicomial ou Paulo Delgado, a lei tem como fundamento o tratamento mais humanizado dos pacientes acometidos por doenças mentais, com o fechamento gradual de manicômios e hospícios existentes no País.

Quem criou o tratamento moral?

O tratamento moral foi instituído por Philippe Pinel e por Benedict Esquirol, o primeiro criador e o segundo pensador do alienismo. O louco, como doente mental, necessitava de tratamento.

Qual a importância de Pinel para a psiquiatria?

Phillipe Pinel foi o principal percussor do processo de mudança que possibilitou o surgimento do alienismo na sociedade moderna. Ele integrou a corrente que constituiu o saber psiquiátrico por meio da observação e análise sistemática dos fenômenos perceptíveis da doença.

Como era o atendimento ao doente de saúde mental antes da reforma psiquiátrica?

Antes da Reforma Psiquiátrica, promovida pela Lei Federal nº 10.216/2001, os cuidados em saúde mental no Brasil eram exclusivamente guiados pelo viés da institucionalização. Conforme explicita o filósofo Michel Foucault em “A História da Loucura”, essa estratégia não visa o cuidado, mas sim o enclausuramento.

Como era o tratamento dos doentes mentais na idade média?

Na Idade Média sugeriam o tratamento desta doença com orações e água benta. Em meados do século XIX, no tratamento das doenças mentais era utilizada a cadeira giratória combinada com “chuveiradas geladas, laxantes, terapia de coma insulínico e lobotomia frontal”. A cadeira girava até que os doentes desmaiassem.

Porque o termo Pinel?

Por que “pinel” virou sinônimo de “louco”? Por causa do nome de um hospital psiquiátrico – que por sua vez é uma homenagem a um dos pioneiros da psiquiatria, o francês Philippe Pinel.

Quem eram os alienados mentais?

Os alienistas eram aqueles que se ocupavam de estudar, compreender, cuidar e ajudar os pacientes que sofriam de "alienação mental" a superar a doença. O termo nasceu na França revolucionária e sobreviveu até o início do século 20.

Como eram os tratamentos psiquiátricos antigamente e hoje?

Antigamente, não existia tratamento terapêutico. Os pacientes submetidos a punição e ameaças para que cumprissem obrigações. Hoje, a Psicologia conta com abordagens humanizadas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Quem foi o pai da psiquiatria brasileira?

Médico Juliano Moreira foi pioneiro na psiquiatria brasileira e na luta contra teorias racistas. Um menino negro e pobre da Bahia que se torna um dos mais importantes nomes da ciência brasileira, com contribuições inúmeras para a saúde.

Quem descobriu a doença mental?

Podemos dizer que a psiquiatria se iniciou, então, no final do século 18, quando o médico francês Philippe Pinel começou a classificar os doentes separando o que seria um desvio social de uma enfermidade mental.

Quais foram os três marcos da reforma psiquiátrica?

Três questões importantes fizeram parte da agenda da I CNSM: Economia, Sociedade e Estado: impactos sobre saúde e doença mental; Reforma Sanitária e reorganização da assistência à Saúde Mental; cidadania e doença mental: direitos, deveres e legislação.

Qual foi a primeira iniciativa brasileira no tratamento de doenças mentais?

Podemos sintetizar que, no Brasil, a atenção aos transtornos mentais inicia-se com a criação do Hospício Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1852, que, até o final da 2ª Guerra Mundial, teve uma trajetória higienista.

Por que os manicômios foram fechados?

Luta antimanicomial

De acordo com o Conselho Nacional de Psicologia, até o final de 1980, os manicômios, como local de exclusão e segregação, eram regra. O movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira foi responsável por viabilizar a superação das condições degradantes dos manicômios, denuciando as práticas desumanas.

O quê Pinel criou?

31-34), Pinel fundou a tradição da clínica psiquiátrica, permitindo sua constituição enquanto campo de observação e análise dos fenômenos perceptíveis da doença mental.

Quem foi o grande continuador das idéias de Pinel?

Étienne Dominique Esquirol foi um importante médico psiquiatra francês que aprofundou e enriqueceu as ideias de Philippe Pinel, mantendo a concepção unitária da patologia mental grave.

Como eram os asilos que os loucos ficavam?

Em geral, eram recolhidos às enfermarias da Santa Casa de Misericórdia ou à cadeia pública, de onde não saíam senão mortos. Encarcerados em cubículos fétidos e estreitos, muitos passavam os dias acorrentados. Já os submetidos à tutela de instituições religiosas, não raro, sofriam sanções físicas punitivas.

Como surgiu a saúde mental?

A assistência aos pacientes com transtornos mentais no Brasil surgiu nos primeiros hospícios de forma totalmente excludente, retirando os que eram considerados loucos da sociedade. Essa assistência tinha o seu foco simplesmente na doença, esquecendo assim, de compreender o sujeito na sua totalidade.

Quando teve início a revolução Pineliana?

A Revolução Pineliana teve início no final do século XVIII e início do século XIX, na França, e foi importante para a mudança do tratamento dos pacientes com transtornos mentais, saindo de métodos violentos e coercitivos para um cuidado mais humanizado e voltado para o paciente.

O que é a teoria da degenerescência?

A teoria da degeneração de Morel teria criado “um marco explicativo para as doenças mentais no interior do qual desaparecem as barreiras taxativas entre o delírio e as anomalias ou degenerações menores, definidas como desvios físicos ou morais do tipo originário” (p. 17).

Artigo anterior
Como regular o TSH alto?
Artigo seguinte
Quais fatos históricos marcaram o período do surgimento do Barroco em Portugal?