Quais fatos históricos marcaram o período do surgimento do Barroco em Portugal?
Perguntado por: Márcio Edgar de Fonseca | Última atualização: 29. September 2024Pontuação: 4.9/5 (39 avaliações)
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
Quais fatos históricos influenciaram o Barroco?
Dois fatos históricos, no século XVI, foram de grande influência nas obras dos autores barrocos: a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Essa última ocorreu como uma reação diante da perda de fiéis devido ao protestantismo (luteranismo e calvinismo).
O que marcou o período barroco?
Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.
Qual era o contexto histórico do Barroco em Portugal?
As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
Quais são as principais características do Barroco em Portugal?
O Barroco em Portugal é caracterizado por uma estética da contradição, que reflete os conflitos e tensões da época. A literatura barroca é marcada pelo uso de figuras de linguagem como a antítese e o paradoxo, e por temas como o conflito entre o espírito e a carne, o céu e a terra, o sagrado e o profano.
Barroco em Portugal [Prof. Noslen]
Quais as 4 principais características do Barroco?
As principais características são: a utilização de cores vibrantes, o uso de luz e sombra, a criação de efeitos dramáticos e a preferência por formas orgânicas e sinuosas. Além disso, as obras barrocas costumam ter temas religiosos.
Que fato histórico assinala o início do Barroco no Brasil?
O livro que inaugura o barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira. A obra configura-se como um poema épico que combina fatos históricos e mitológicos para homenagear o governador de Pernambuco Jorge d'Albuquerque Coelho (1539-1596):
Quais são as principais características do barroco europeu?
Da Itália, o barroco se difundiu pela Europa, manifestando-se de maneiras diferentes em cada país, mas preservando suas características básicas: a teatralidade da obra, o contraste claro-escuro, o realismo, o conflito, o forte apelo emocional, os temas míticos ou religiosos e as cenas cotidianas.
Quais as principais obras do Barroco em Portugal?
- peça teatral Guerras do Alecrim e da Manjerona – 1737;
- Sermão da sexagésima – 1655;
- Sermão de Santo Antônio aos Peixes – 1654;
- Sermão do Bom Ladrão – 1655;
- Obras métricas – 1665.
Quem se destacou no Barroco em Portugal?
O melhor da produção barroca portuguesa encontra-se na obra do padre Antônio Vieira – político e pregador de inteligência e sensibilidade acuradas, que sintetizou como poucos os conflitos do homem barroco.
Qual o outro nome dado ao Barroco?
O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.
Quais as características do barroco espanhol?
Na Espanha a pintura Barroca apresenta grande emoção, drama, composição teatral, uso de claros e escuros, iluminação a partir de um ponto, pinceladas soltas, cores luminosas, invariavelmente junto aos temas religiosos. De modo geral, são proibidos: os nus, as figuras sensuais e os temas pagãos.
Porque o nome Boca do Inferno?
Nessa fase passou a escrever cada vez mais poesias satíricas e eróticas, onde expõe sem nenhum pudor a sociedade da época, o que lhe rendeu o apelido “Boca do Inferno”.
Qual foi a principal influência do Barroco?
A principal influência cultural era portuguesa. Dessa maneira, a religiosidade cristã ditava o comportamento das pessoas da época, comandadas pela Igreja Católica.
O que o Barroco criticava?
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
O que o Barroco defende?
As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.
O que o Barroco trouxe para o Brasil?
O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.
Por que o Barroco era considerado um estilo grotesco?
Durante muito tempo, o estilo barroco foi considerado por muitos críticos da arte uma expressão artística “exagerada”, algo que beirava a bizarrice. Acostumados com as regras e métricas bem estabelecidas, muitos que criticavam a tendência não conseguiam compreender a essência do barroco.
Qual é o principal objetivo da arte barroca?
Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.
Quem foi o maior representante do barroco em Portugal?
Resposta verificada por especialistas
O expoente máximo do Barro em Portugal pode ser representado pelos seguintes nomes: Padre Antônio Vieira.
Como era para ser o tratamento aos doentes mentais segundo Pinel?
Como medir volume em cm3?