Quais são os medicamentos intercambiáveis?

Perguntado por: André Sérgio Coelho Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (75 avaliações)

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

Quais medicamentos não podem ser intercambiáveis?

Para algumas categorias, como: Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), Fitoterápicos, Biológicos e Medicamentos Específicos (exemplos: vitaminas, ácido fólico, minerais, diosmina, hesperidina, quercetina, timomodulina, aminoácidos, entre outros) a intercambialidade não pode acontecer.

O que é um produto farmacêutico intercambiável?

Produto Farmacêutico Intercambiável: equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.

Como eu sei se um medicamento similar é intercambiável?

Um medicamento similar só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência, iguais aos que são exigidos para os genéricos. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis” ou “similares equivalentes”.

O que é similares Intercambiaveis?

A intercambialidade indica a possibilidade de substituição do medicamento de Referência prescrito por um profissional da saúde por outro medicamento, Genérico ou Similar intercambiável, que contenha o mesmo princípio ativo, na mesma dose e forma farmacêutica, administrado pela mesma via e com a mesma posologia e ...

Intercambialidade: Medicamento de Referência, Similar e Genérico

34 questões relacionadas encontradas

O que significa quando um medicamento similar consta na lista de medicamentos similares conforme a RDC 58 2014?

A lista de medicamentos divulgada pela ANVISA por determinação da Resolução RDC 58/2014 apresenta os medicamentos similares que foram testados e já avaliados em comparação aos medicamentos de referência lá indicados. Nesses casos, os medicamentos similares e de referência são considerados equivalentes terapêuticos.

Por que os genéricos não são intercambiáveis com medicamentos similares?

Na prática, os genéricos e similares são cópias dos medicamentos de referência, sendo a diferença entre eles o fato de os genéricos utilizarem o nome do princípio ativo e os similares, o nome comercial.

Como saber se um medicamento é similar?

– Referência: é um medicamento de marca, com nome comercial e, usualmente, com logotipo específico. – Genérico: o nome do produto sempre será o princípio ativo. A sigla que caracteriza a embalagem é a letra “G” em amarelo. – Similar: tem um nome comercial, normalmente parecido com o do medicamento de marca.

Pode trocar genérico por similar equivalente?

ATENÇÃO FARMACÊUTICO: não é permitido trocar genérico por similar!

Qual a diferença entre remédios genéricos e similares?

De acordo com a Anvisa, os medicamentos similares têm por característica manter os mesmos princípios ativos, na mesma concentração, mesma dose e mesma forma farmacêutica do que aqueles medicamentos de referência ou os genéricos. A diferença está no fato de que esses medicamentos possuem marca e nome fantasia.

Quais são os 3 tipos de medicamentos no mercado?

O mercado farmacêutico do país conta com três categorias de medicamentos: os remédios de marca, os genéricos e os similares.

Quais são as classificações dos medicamentos?

A classificação dos medicamentos é dividida em três categorias diferentes, sendo elas: referência, similares e genéricos.

O que significa a palavra intercambialidade?

Intercambialidade é uma característica que avalia a possibilidade de se realizar a substituição de um medicamento utilizado pelo paciente por outro equivalente.

Quais as Intercambialidades autorizadas pela ANVISA?

  • Agrotóxicos.
  • Alimentos.
  • Cosméticos.
  • Embarcações.
  • Farmácias e drogarias.
  • Insumos farmacêuticos.
  • Medicamentos.
  • Produtos para saúde.

Quando for prescrito o medicamento de referência poderá ser dispensado o similar intercambiável?

Caso seja prescrito um similar intercambiável, poderá ser dispensado o próprio similar intercambiável ou referência. Entretanto, se for prescrito um medicamento similar, que não seja similar equivalente, somente o medicamento similar prescrito pode ser dispensado.

É permitida entre os medicamentos inovador com o medicamento similar intercambiável?

Sendo assim, são intercambiáveis entre si os medicamentos de referência e genérico; e referência e similares equivalentes, ou intercambiáveis. Se o médico prescreve um medicamento pelo nome de referência, ele poderá ser substituído pelo farmacêutico por um medicamento genérico ou medicamento similar equivalente.

Quando for feita uma troca de medicamento de referência pelo genérico em que local essa troca deve ser registrada?

4. Se na farmácia não tiver o medicamento genérico, como o usuário deve proceder? A substituição do medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente somente pode ser realizada pelo farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria, e deverá ser registrada na prescrição médica.

Qual é a Lei dos medicamentos similares?

L13235. LEI Nº 13.235, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, para equiparar o controle de qualidade de medicamentos similares ao de medicamentos genéricos.

O que é um similar equivalente?

- Similar Equivalente: este é um produto de marca e tem um nome comercial, geralmente, parecido com o nome do medicamento de referência. A sigla que caracteriza a embalagem são as letras "EQ" (de equivalente).

Quando um medicamento pode ser considerado como uma alternativa farmacêutica em relação a um medicamento de referência?

Dois medicamentos são considerados Alternativas Farmacêuticas quando : - Contém diferentes sais ou ésteres, - Diferentes complexos da mesma molécula terapeuticamente ativa, - Apresentam doses ou formas farmacêuticas distintas. EUA e Brasil, por exemplo: Alternativa Farmacêutica não pode ter registro como genérico.

O que é um medicamento genérico?

São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

Para que serve a intercambialidade?

A intercambialidade de medicamentos corresponde à substituição de produtos com a mesma qualidade, eficácia e segurança para o sucesso no tratamento. Atualmente, os medicamentos são classificados de acordo com a tipologia em: referência, similar e genérico.

O que é cúbitos?

Significado de Cúbito

substantivo masculino O maior dos dois ossos do antebraço, tendo na sua extremidade superior uma apófise que forma a saliência do cotovelo.

O que é intercambialidade de vacinas?

Compartilhar: A combinação de imunizantes diferentes pode ser uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal da população no contexto de escassez global de vacinas da Covid-19.

Como são classificados os medicamentos quanto à origem?

Natural: medicamentos de origem natural. Ex: Mel, Própolis. Vegetal: medicamentos extraídos de plantas. Ex: Berinjela, utilizada para emagrecimento.

Artigo anterior
Como calcular o perímetro de uma forma irregular?
Artigo seguinte
Como desativar o TalkBack do Motorola e7?