Quais são os mecanismos de variabilidade genética?

Perguntado por: Érica Diana Gomes Pacheco  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

A variabilidade genética surge através de mutações e recombinações gênicas, sendo a matéria prima sobre a qual a seleção natural atua. A fonte primária de toda a variabilidade genética é a mutação. ... A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética.

Quais os mecanismos de variabilidade genética?

Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.

O que é a variabilidade genética?

Variabilidade genética é uma expressão que diz respeito à variedade de alelos (diferentes versões de um mesmo gene) que uma espécie apresenta. Essa variedade apresenta como fonte primária o mecanismo de mutação, processo responsável por originar novos alelos de maneira totalmente aleatória.

Quais são os mecanismos de variabilidade das bactérias?

As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução.

Quais os principais mecanismos de variabilidade genética encontrados em fungos?

2.3.1 Mecanismos de variabilidade genética em fungos

A ocorrência de mutações é devida a erros na duplicação cromossômica tanto na meiose (reprodução sexuada), quanto na mitose (reprodução assexuada), ambas presentes em fungos (CAMARGO, 1995).

Variabilidade genética - Brasil Escola

32 questões relacionadas encontradas

Quais características humanas que podem ser selecionadas geneticamente?

Da mesma forma que alguns herdam doenças genéticas, outros herdam genes que lhes dão capacidades inusitadas.
...
Conheça abaixo cinco exemplos de "superpoderes" que algumas pessoas possuem graças à genética.
  • Visão submarina perfeita. ...
  • Tolerância ao frio. ...
  • Menos horas de sono. ...
  • Ossos mais densos. ...
  • Adaptação às alturas.

Quais são os tipos de reprodução das bactérias?

O tipo de reprodução mais comum nas bactérias é a assexuada por bipartição ou cissiparidade, onde há uma duplicação do DNA bacteriano.
  • – Cissiparidade (reprodução assexuada) ...
  • – Esporulação (reprodução assexuada) ...
  • – Conjugação (reprodução sexuada) ...
  • – Transdução. ...
  • Reprodução.

Quais os três tipos de mecanismos que ocorrem na recombinação genética das bactérias?

Esses processos são conhecidos como recombinação genética em bactérias e podem ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação.

O que é uma conjugação bacteriana?

A conjugação bacteriana, descoberta por Ledeberg e Tatum (1946), é o processo sexual de transferência de genes de uma bactéria doadora para uma receptora. ... Esses plasmídios têm esse nome genérico por conterem marcadores de resistência a drogas antibacterianas e em geral não se integram no cromossomo bacteriano.

Quais são os mecanismos de transferência genética microbiana?

Os mecanismos responsáveis pela transferência de genes entre bactérias referentes à mesma geração são a transdução, transformação e conjugação, e os principais elementos genéticos envolvidos são os plasmídeos, integrons e transposons.

Qual a diferença entre variabilidade e diversidade genética?

A variabilidade genética mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene que variaram entre si em uma dada população. Não deve ser confundida com diversidade genética, a qual é a quantidade total de variações genéticas observada tanto entre as populações de uma espécie como entre os indivíduos de uma população.

Quais as vantagens e desvantagens da variabilidade genética?

Variabilidade genética e seleção natural

Quanto maior a variabilidade, maior a chance de sobrevivência daquela espécie, pois uma população com grande variabilidade genética possui maior chance de possuir indivíduos que apresentem a capacidade de sobreviver caso ocorra uma mudança drástica no ambiente.

Qual a importância da variação da carga genética de uma determinada população?

Essa variação na carga genética de uma população tem um papel fundamental na evolução das espécies, uma vez que a seleção natural atua selecionando os genótipos mais vantajosos em uma determinada condição ecológica e tornando raros os que são desvantajosos para esta condição.

Como ocorre o efeito fundador?

Um efeito fundador corre quando uma nova colônia é iniciada por alguns poucos membros da população original. Essa população de tamanho pequeno significa que essa colônia pode ter: Variação genética reduzida da população original. Uma amostra não aleatória dos genes na população original.

Quais são os fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população?

fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população – mutação e permutação; fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural.

Como ocorre o processo de seleção natural quais são os fenômenos que permitem a variabilidade?

Para que a seleção natural ocorra, são necessários alguns fatores: variabilidade entre os indivíduos, reprodução diferenciada e hereditariedade. Variabilidade entre os indivíduos: Os organismos de uma mesma espécie precisam ter variações em suas características.

Qual é a importância da conjugação das bactérias?

Na bactéria receptora pode ocorrer recombinação genética entre o cromossomo e o fragmento de DNA unido ao plasmídio recebido da bactéria doadora. Assim, a conjugação possibilita o aumento da variabilidade genética da população bacteriana, o que contribui para a sua adaptação a determinado ambiente.

O que é a cápsula bacteriana e qual sua função?

Função. A cápsula bacteriana é considerada um fator de virulência pois aumenta a habilidade de uma bactéria causar doença. A cápsula protege a célula bacteriana contra a fagocitose por células eucarióticas como os macrófagos. Um anticorpo específico para a cápsula pode ser necessário para que a fagocitose ocorra.

Qual é a função do pilus F como ocorre o processo de conjugação?

O pilus da conjugação, igualmente chamado pilus do sexo ou pilus de F, tem os receptors para reconhecer pilhas destinatárias para receber o material genético do doador. O pilus de F é encontrado em Escherichia Coli. Funciona estabilizando as bactérias durante transferência do ADN, que ocorre através da conjugação.

O que é transposição bacteriana?

Em transdução, o DNA é acidentalmente transportado de uma bactéria para outra por um vírus. ... Elementos de transposição são pedaços de DNA que "saltam" de um lugar para outro. Eles podem mover genes de bactérias que dão às bactérias resistência a antibióticos ou as tornam causadoras de doenças.

Como é conhecido o processo de recombinação genética?

A recombinação gênica (ou genética) refere-se à troca de genes entre duas moléculas de ácido nucléico, para formar novas combinações de genes em um cromossomo. Se dois cromossomos de rompem e se unem novamente, alguns genes transportados por esses cromossomos são trocados, processo esse denominado crossing over.

O que é mutação e quais os tipos?

A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo. Essa alteração pode ocasionar uma mudança correspondente no fenótipo do indivíduo. As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA.

Quais são os tipos de reprodução?

A reprodução dos seres vivos é um processo biológico através do qual os organismos geram descendência, que é de vital importância para perpetuar as espécies. São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.

Como é feita a classificação das bactérias?

De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo.

Quais são os tipos de nutrição e as formas de obtenção de energia das bactérias?

Forma de obtenção de energia das bactérias
  • Heterótrofos: se alimentam de material orgânico para obter glicose e fazer fermentação ou respiração celular. ...
  • Bactérias anaeróbicas ou aeróbicas facultativas: essas podem atuar na presença ou na ausência de oxigênio.

Artigo anterior
O que é imperativo?
Artigo seguinte
O que é ansiedade neurótica?