Quais são os malefícios do TDAH na vida do aluno?

Perguntado por: Cláudio Nogueira de Moreira  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Quando não é devidamente tratado, o TDAH pode abrir portas para comorbidades, como o TOD (Transtorno Opositivo Desafiador). Outra consequência é que o TDAH na juventude está associado a um número considerável de evasão escolar, abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Quais os malefícios do TDAH?

O TDAH pode prejudicar o rendimento na escola, porque essas crianças têm dificuldade para seguir instruções e se concentrar. Seus problemas de comportamento podem interferir com a sua capacidade de se dar bem com a família e amigos, e frequentemente essas crianças se envolvem mais em encrencas.

Como o TDAH afeta a vida social?

Os sintomas do TDAH na fase adulta podem ocasionar prejuízos no trabalho, nas relações sociais e amorosas, problemas com condução de veículos, drogas, crimes, imagem corporal, autoestima e queixas de dificuldades com a memória, dificuldades com lazer, espiritualidade, segurança, relações sexuais, ambiente familiar…

Quais são as implicações educacionais de alunos com TDAH em sala de aula?

O TDAH é considerado um distúrbio infantil, podendo prejudicar a aprendizagem no âmbito escolar, pois existem relatos de pais e professores de crianças portadoras do TDAH de que prejudica todo rendimento escolar, mesmo que a criança demonstre interesse e capacidade de aprender.

Quem tem TDAH vai mal na escola?

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade atrapalha o desempenho escolar e a vida cotidiana de pessoas que tem TDAH, tanto criança quanto adulto porque não conseguem se concentrar desta maneira, tem dificuldade de reter informação e consequentemente, mais déficit de aprendizagem.

TDAH: falta de atenção e hiperatividade podem prejudicar aprendizado

21 questões relacionadas encontradas

Quem tem déficit de atenção pode ser reprovado?

Alunos com TDAH podem ser reprovados. Entretanto, se o aluno possui laudo com diagnóstico do transtorno e se esse laudo foi apresentado à escola no início do ano letivo, o aluno ou o responsável tem o direito de cobrar da instituição de ensino estratégias pedagógicas diferenciadas.

Como o professor deve lidar com alunos com TDAH?

Esteja constantemente próximo à criança, de preferência colocando-a nas primeiras fileiras da sala. Em atividades muito longas, “quebre-as”. Dê as instruções conforme ela for executando as etapas para que mantenha o interesse e a motivação. Crianças com déficit de atenção cansam-se muito rapidamente.

Quais são as principais queixas iniciais no ambiente escolar em relação a alunos com TDAH?

Uma das principais dificuldades dos alunos portadores de TDAH são os problemas de comportamento no ambiente escolar, que se manifestam pela dificuldade de obedecer a um código disciplinar rígido e pela agitação na sala de aula.

Como trabalhar com TDAH na sala de aula?

O que fazer para ajudar as crianças com TDAH?
  1. Não deixe o aluno próximo a janelas e portas: qualquer atividade ou ruído vindo da parte externa tende a distraí-lo;
  2. Coloque-o sentado perto à sua mesa, na primeira carteira;
  3. Mude-o de lugar sempre que perceber que algo 'ameaça' sua atenção ao conteúdo.

O que a escola pode fazer por crianças diagnosticadas com TDAH?

Lidar com o TDAH na escola requer atenção e cuidado com as crianças que têm o transtorno.
...
Oferecer apoio organizacional
  • fazer as tarefas do dia;
  • anotar as dúvidas;
  • verificar as dificuldades;
  • estudar para as provas;
  • organizar o material.

Como é a vida de quem tem TDAH?

Os sintomas do TDAH na pessoa adulta são diferentes dos apresentados na infância e adolescência. Assim, a desatenção aparece mais como uma desorganização, falta de planejamento de atividades e dificuldade com a noção de tempo. Já a hiperatividade se manifesta como desconforto pela quietude.

Como é a vida de uma pessoa com TDAH?

Porém, o que muitas pessoas desconhecem é que o TDAH pode também persistir na vida adulta da pessoa. Descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção, inquietude e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos do adulto com TDAH.

O que acontece se não tratar o TDAH?

“Performance insuficiente na escola, problemas na vida social, abuso de substâncias, acidentes de carro, chance reduzida de prosseguir os estudos até a universidade. No caso dos adultos, a falta de tratamento também afeta o trabalho e a renda, a satisfação no casamento e a chance de divórcio.”

O que acontece no cérebro de uma pessoa com TDAH?

Neste caso, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como a memória. São inquietos e, em alguns casos, impulsivos. Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro.

Quem tem déficit de Atenção pode ter uma vida normal?

As crianças diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem ter desenvolvimento e uma vida normal com o tratamento.

Como trabalhar com pessoas com TDAH?

Não deixe papeis espalhados, gavetas entulhadas de materiais que você não precisa. Faça uma lista de pendências e vá resolvendo cada uma passo a passo. Use um gravador ou faça anotações durante as reuniões. É muito comum a pessoa com TDAH esquecer grande parte do que foi dito.

Como trabalhar uma criança com TDAH?

TDAH – Algumas dicas para os pais
  1. Reforçar o que há de melhor na criança.
  2. Não estabelecer comparações entre os filhos. ...
  3. Procurar conversar sempre com a criança sobre como está se sentindo.
  4. Aprender a controlar a própria impaciência.
  5. Estabeleça regras e limites dentro de casa, mas tenha atenção para obedecer-lhes também.

Como trabalhar com alunos com déficit de atenção?

Ou seja, utilize coisas do dia a dia para estimular a aprendizagem, por exemplo, você pode ensinar vocabulário enquanto faz a lista de compras do mercado. Reduza distrações potenciais, sempre coloque as crianças com problemas de foco perto da fonte de instrução ou fique perto dela ao dar instruções.

Qual é o principal desafio da psicomotricidade no ambiente escolar?

Nesse sentido, vale reiterar que a psicomotricidade tem entre suas responsabilidades a coordenação motora global e fina, a respiração e as noções que as crianças têm em relação ao espaço e ao tempo (ALVES, 2012 citado por SOUZA & SCHMIDT, 2017).

Quais são os 18 sintomas de TDAH?

O TDAH possui 18 sintomas divididos em 3 grupos: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à impulsividade. Durante a infância, o TDAH se manifesta através de dificuldades na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores.

Quais são os 18 sintomas do TDAH?

Principais características de quem tem TDAH
  • Dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas;
  • Parece não escutar quando se fala diretamente com ele (a);
  • Não segue instruções tem problema em terminar tarefas do dia a dia;
  • Tem dificuldade para se organizar;
  • Perde coisas necessárias para fazer tarefas do dia a dia;

Quais são os direitos de um aluno com TDAH?

De acordo com o projeto de lei, de autoria do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), pessoas com TDAH passariam a ter direito à assistência do Estado, como garantia de diagnóstico precoce, tratamento e medicação adequados.

Quais são os direitos do aluno com TDAH?

Publicada lei que assegura direitos a alunos com TDAH e outros transtornos de aprendizagem. No último dia 30 de novembro, foi sancionada e publicada a Lei Federal nº 14.254, que assegura direitos aos educandos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

Pode reprovar em 2021?

Alunos indicados pelo conselho de classe terão que fazer recuperação em janeiro. O governo estadual de São Paulo informou nesta quarta-feira (22) que, por causa dos efeitos da pandemia de Covid-19 na educação, decidiu não reprovar automaticamente os alunos sem desempenho satisfatório em 2021.

Quanto tempo vive uma pessoa com TDAH?

O tratamento para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), juntamente com os riscos relacionados à saúde que ele representa, tem a possibilidade de adicionar uma média de 9 a 13 anos à expectativa de vida de crianças e adultos diagnosticados com TDAH.

Artigo anterior
Como evitar que a sopa azede?
Artigo seguinte
Quantas moléculas de ATP são produzidas a partir de uma molécula de FADH?