Quais são os indicadores mais usados nos laboratórios?

Perguntado por: Íris Raquel Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

As mais comumente usadas são os kits de controle de qualidade fornecidos por órgãos como PNCQ (SBAC) e PELM (SBPC). Outra forma, é por meio de certificações que geram selos de qualidade nos processos laboratoriais, conhecidos como acreditações, sendo as mais populares a DIC, ONA e PALC.

O que são indicadores laboratoriais?

Os indicadores laboratoriais são ferramentas essenciais na gestão do estabelecimento, proporcionando condições para o aperfeiçoamento contínuo, a maximização da qualidade e a redução dos erros e do retrabalho.

Quais os indicadores da qualidade da fase analítica?

São exemplos de indicadores da fase pós-analítica: sucesso na comunicação de valores críticos, percentagem de resultados liberados no prazo e intercorrências na liberação de resultados, exames liberados e não solicitados, exames solicitados e não liberados e porcentagem de laudos retificados(33, 35).

Qual a aplicabilidade de indicadores de qualidade para a gestão de laboratório?

O uso dos indicadores da qualidade vem sendo valorizado na gestão dos laboratórios clínicos para otimizar a qualificação e a quantificação das falhas nos diferentes processos laboratoriais, bem como para auxiliar a implantação de medidas corretivas e preventivas e apontar a eficácia das ações tomadas.

O que é um indicador de qualidade?

Para você entender bem, os indicadores de qualidade são uma das ferramentas do sistema de gestão da qualidade (SGQ) para monitorar e controlar a eficiência de processos. Os resultados servem de base para a implementação de medidas corretivas e melhoria contínua do controle de qualidade.

Gestão por Indicadores

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os objetivos dos indicadores de qualidade?

Indicadores da qualidade são ferramentas que possibilitam controlar a eficiência dos processos e mensurar a qualidade dos mesmos, sempre focado em melhoria contínua.

Como medir indicador de qualidade?

Quanto menos recursos forem utilizados, maior terá sido a eficiência do processo. Abaixo alguns elementos que podem ajudar a medir o indicador de eficiência: Horas de trabalho por produto produzido ou serviço realizado. Quantidade de dinheiro gasto para a execução de determinado processo ou em uma atividade.

Como entender as regras de westgard?

As “Regras de Westgard” são geralmente utilizadas com 2 ou 4 medições de controle por corrida, o que significa que elas são apropriadas quando dois materiais de controle diferentes1 são medidos uma ou duas vezes por material, que é o caso em muitas aplicações bioquímicas.

O que é um ensaio de proficiência?

Ensaios de Proficiência (EP) são estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais.

O que é a fase analítica?

Fase analítica: corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita. Fase pós-analítica: inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.

O que é controle de qualidade laboratorial?

CQ ou Controle de Qualidade laboratorial é um conjunto de ações e fatores que auxiliam na precisão dos procedimentos e resultados laboratoriais, além de proporcionar maior confiabilidade, que é transmitida aos pacientes.

O que não pode faltar em um laboratório?

Objetos de laboratório de química
  • Óculos, luvas e aventais. Os óculos de segurança são necessários em todos os laboratórios escolares de química. ...
  • Becker. ...
  • Erlenmeyer. ...
  • Tubo de ensaio. ...
  • Vidro de relógio. ...
  • Funil. ...
  • Recipientes graduados. ...
  • Bico de Bunsen.

O que significa uma coleta de qualidade?

São qualificações atestadas, em outras palavras. O laboratório recebe o aval do órgão responsável. Para conseguir a acreditação laboratorial, o negócio deve obedecer às normas brasileiras sobre o setor e manter uma rotina diária de controle de qualidade de equipamentos e dependências do laboratório.

Quais os setores que não podem faltar no Laboratório de Análises Clínicas?

Todos esses quesitos têm um papel fundamental na qualidade dos exames e no atendimento prestado.
  • Qualidade dos exames. ...
  • Bioquímica. ...
  • Endocrinologia. ...
  • Hematologia. ...
  • Imunologia. ...
  • Microbiologia. ...
  • Micologia. ...
  • Uroanálise.

O que é retificação de laudo?

A retificação de laudos, conforme previsto nas normas que regulamentam o segmento de análises clínicas no Brasil, é possível desde que seguido o protocolo que exige a emissão de um novo laudo, constando nele a retificação realizada e mantendo arquivados as duas versões do laudo tanto a original quanto a retificada.

Como calcular o custo de um exame?

O custo variável de um exame é formado pela soma de oito componentes: custo nominal, consumíveis, calibradores, controles, perdas, material descartável, material de escritório e manutenções.

O que são ensaios de proficiência Cite alguns benefícios obtidos a partir desses ensaios?

O Ensaio de Proficiência é responsável por levar informações importantes para a rotina dos laboratórios, tais como: identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.

O que é programa de proficiência?

O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é uma avaliação do desempenho do participante contra critérios pré- estabelecidos por meio de organização, desempenho e avaliação de medições ou ensaios nos mesmos ou em itens similares por dois ou mais laboratórios, de acordo com as condições predeterminadas.

O que significa Controllab?

Controllab – Controle de Qualidade para Laboratórios.

Quais são as 5 regras múltiplas de Westgard?

Regras Múltiplas: As Regras de Westgard no Controle da Qualidade dos Laboratórios Clínicos
  • Regra 1:2s. Regra de Alerta. ...
  • Regra 2:2s. Regra de Rejeição. ...
  • Regra 1:3s. Regra de Rejeição. ...
  • Regra R:4s. Regra de Rejeição. ...
  • Regra 4:1s. Regra de Rejeição. ...
  • Regra 7x. Regra de Rejeição. ...
  • Regra 7T. Regra de Rejeição. ...
  • Regra 10x.

Como entender o gráfico de Levey-Jennings?

Como interpretar seu gráfico de Levey-Jennings

A análise do gráfico é muito contributiva para compreensão da variabilidade dos resultados obtidos dos materiais e já pode apontar se há erro aleatório ou erro sistemático, ainda na fase em preparo.

O que é controle de 3º opinião?

É um tipo de controle que não foi projetado ou otimizado para uso com nenhum equipamento, kit ou sistema específico, ele é produzido por um fabricante diferente do fabricante do teste.

Como avaliar a qualidade de uma empresa?

EM QUE CONSISTE UMA GESTÃO DE QUALIDADE?
  1. Não crie um número exagerado de metas. Conheça a realidade de sua empresa e saiba ter visão. ...
  2. Você e toda sua equipe precisam ter em mente quem são os seus clientes e suas necessidades. ...
  3. Surpreenda-o!
  4. — USE-A!

Quais são os objetivos da qualidade?

Os objetivos da qualidade podem ser expressos através de números facilitando para a organização um melhor controle e acompanhamento. Ser pertinente para conformidade dos produtos e serviços – serem adequados às condições de uso e serem flexíveis para se adaptar.

O que é um objetivo de qualidade?

Se observarmos este conjunto de definições podemos concluir: Um objetivo da qualidade é um determinado resultado que procura-se alcançar e está diretamente relacionado com o grau de satisfação dos requisitos seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade.

Artigo anterior
Onde ocorre o processo de absorção dos monossacarídeos?
Artigo seguinte
Quem é Nathalia do BBB 22?