Quais são os impostos fiscais?

Perguntado por: Sebastião Isaac Mota  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (25 avaliações)

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

Quais são os 5 tipos de impostos?

Impostos federais
  • Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

O que são os tributos fiscais?

Tributos são contribuições obrigatórias que as pessoas e empresas devem pagar ao Estado, visando financiar as atividades governamentais e o desenvolvimento do país. Eles são divididos em três categorias: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Quais são os 13 impostos?

13 impostos federais cobrados no Brasil
  • Imposto de Importação (II) ...
  • Imposto de Exportação (IE) ...
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) ...
  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ...
  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) ...
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ...
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Quais são os impostos fiscais e extrafiscais?

Assim sendo, tem-se que o Imposto sobre Importação, Imposto sobre Exportação, Imposto sobre Produtos Industrializados e o Imposto sobre Operações Financeiras são impostos de função extrafiscal.

Os Comentadores #64 - Enganos e impostos

41 questões relacionadas encontradas

Por que o IPI e extrafiscal?

Diz-se que o IPI é extrafiscal porque sua principal função não é arrecadatória, mas regulatória. Isso significa que seu objetivo primeiro está relacionado com a intervenção no mercado e/ou com o estímulo ou o desestímulo a determinados comportamentos.

Por que o IOF e extrafiscal?

Podemos dizer que um imposto é extrafiscal quando ele possui uma função além da arrecadatória. No caso do IOF, a sua função extrafiscal está relacionada à possibilidade de a União estimular ou desestimular determinados comportamentos da economia do país.

Quais são os 7 impostos federais?

Agora, conheça quais são eles:
  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ...
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ...
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ...
  • Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) ...
  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)

O que é ICMS e ISS?

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e assim como o ISS ( Imposto Sobre Serviço), são dois tributos brasileiros que incidem sobre a venda de serviços (ISS) e sobre a venda de produtos (ICMS).

Quais são os 4 tipos de impostos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

O que é o imposto Cofins?

Este tributo é calculado com base na receita bruta de cada organização. Ele está relacionado à nacionalização de produtos e tem conexões com os impostos municipais, estaduais e federais no contexto tributário brasileiro. O COFINS tem como propósito principal contribuir para o financiamento da seguridade social no país.

Qual a diferença entre fiscal e tributária?

Então, quais as diferenças entre informações fiscais e tributárias? Enquanto a primeira é responsável por atividades mais operacionais relacionadas às obrigações criadas pelo Fisco, a outra é mais responsável ao recolhimento dos tributos e tem um papel mais estratégico dentro da gestão empresarial.

Que tipo de imposto e o ISS?

O Imposto Sobre Serviços (ISS) é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Ele é recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal e também é conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Quantos impostos existem?

No total, existem 92 impostos no Brasil, de acordo com o site do Portal Tributário. Alguns são pagos pelas empresas, de forma a tributar sua lucratividade, produção ou prestação de serviço.

Quantos tributos existem?

Existem 5 tipos de tributos, sendo que os impostos e as taxas são os mais conhecidos. Porém, muitos desses tributos podem mudar se o texto da reforma tributária for promulgado; Entenda mais sobre a carga tributária brasileira, sobre recuperação de tributos e seus impactos no planejamento financeiro da sua empresa.

O que é o imposto ICMS?

O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - é um imposto de competência estadual. Ele incide (base de cálculo) sobre a circulação de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica.

O que é o imposto de IPI?

A sigla IPI significa Imposto sobre Produtos Industrializados. Trata-se de um tributo federal que incide sobre produtos industrializados, sejam eles nacionais ou importados. No entanto, o percentual do imposto varia de acordo com a mercadoria.

Quem é que paga o ICMS?

Empresas e pessoas que vendem produtos ou serviços específicos de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Praticamente todas as operações de venda e importação de produtos e transportes incidem no ICMS e devem pagar o imposto.

Qual a diferença de ICMS e ISSQN?

ICMS E ISS. Tanto o ICMS quanto o ISS são tributos que oneram os preços, pois incidem, regra geral, sobre o valor das notas fiscais de mercadorias ou produtos (ICMS) ou serviços (ISS). O ICMS é devido ao Estado ou Distrito Federal, enquanto o ISS é devido ao município.

Onde incide o IOF?

Como o próprio nome já diz, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.

Qual é o imposto municipal?

O município é responsável por alguns impostos e taxas, sendo os principais o ISS (Imposto sobre Serviços), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e a Taxa de Coleta de Lixo.

O que é ITBI de um imóvel?

O ITBI – IV (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - Inter Vivos) ou simplesmente ITBI é um tributo municipal brasileiro. Esse imposto incide sobre a transferência onerosa, ou seja, com pagamento, por ato entre pessoas vivas, de bens imóveis e de direitos a eles relativos.

Qual é o fato gerador do IPI?

Fato gerador do IPI é: 1 – o desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira; 2 – a saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.

Quando o produto tem IPI?

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um tributo indireto, ou seja, incide sobre o consumo, sendo então repassado no valor da mercadoria, por exemplo, roupas, remédios, alimentos etc. Além disso, o IPI incide sobre produtos industrializados, nacionais ou estrangeiros.

Para quem vai o IOF?

Sobre a destinação da receita, aplica-se ao IOF a regra geral dos impostos, ou seja, o resultado da arrecadação vai para um caixa comum e o governo federal usa como quiser, depois das repartições de receitas entre Estados e Municípios previstas na Constituição Federal.

Artigo anterior
Como encaminhar uma mensagem no Gmail?
Artigo seguinte
Como consultar o Auxílio Brasil pelo meu CPF?