Quais são os grupos terapêuticos?

Perguntado por: Victória Laura de Neves  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (10 avaliações)

Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A mais frequente é esta última, que reúne pessoas com vivências semelhantes. Podem existir grupos, por exemplo, para pais que estejam enfrentando a síndrome do ninho vazio, pessoas com determinado transtorno emocional, crianças tímidas etc.

Quais os tipos de grupos terapêuticos?

Podem ser com adolescentes, gestantes, líderes comunitários, etc.; de caráter preventivo, de tratamento ou reabilitação. É importante ressaltar que os grupos operativos também resultam em benefícios terapêuticos.

O que são os grupos terapêuticos?

O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. Para Cardoso e Seminotti (2006), o grupo é entendido pelos usuários como um lugar onde ocorre o debate sobre a necessidade de ajuda de todos.

Como funciona um grupo terapêutico?

A terapia em grupo é um processo terapêutico do qual participam várias pessoas, geralmente, com um problema semelhante. Ela se diferencia da terapia individual pelo fato de a última ter como principal foco o próprio paciente. ... Depois, as pessoas do grupo podem expor seus sentimentos e suas vivências”, esclarece Natalie.

Quais os tipos de grupos psicologia?

Existem dois tipos de grupos, sendo a família um grupo primário e os grupos secundários se referindo ao trabalho, estudos, instituições entre outros. Nos grupos, cada sujeito possui seu lugar e papel, seu modo de ser em coletividade, e o que constitui sua identidade.

Grupos Terapêuticos

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 processos grupais?

Alguns aspectos dos processos grupais que podemos destacar, conforme Alexandre (2002), são coesão, cooperação, conflito, formação de normas, liderança, status e papel social.

Quais são os tipos de grupo exemplifique?

Grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos, contatos mais íntimos. O maior exemplo de um grupo primário é a família. Grupos secundários são aqueles em que os contatos sociais são diretos, mas não há intimidade. Um exemplo de grupo secundário é um partido político.

Quais as etapas básicas para formação de um grupo terapêutico?

Conforme Zimerman (2000), qualquer que seja a finalidade de um grupo terapêutico, seja em instituições públicas ou privadas, a formação desse grupo segue, basicamente, quatro etapas: planejamento, encaminhamento, seleção e composição.

Como formar um grupo terapêutico?

A proposta do grupo deve ser aquela que permite que seus integrantes tenham voz, espaço e corpos presentes, que seja capaz de fazer com que os usuários sintam-se ativos, ouvidos em suas demandas, para então poder ouvir e colaborar com a demanda alheia (2).

Qual o papel do terapeuta de grupo?

O terapeuta encoraja a expressão dos sentimentos, que odem ser positivos ou negativos, afetuosos ou hostis, claros ou ambivalentes e, ao mesmo tempo, estimula o apreço pela honestidade e espontaneidade, incentiva comentários sobre as sensações relativas ao que está se passando no grupo e promove a aceitação dos colegas ...

O que é um grupo terapêutico e quais suas finalidades no CAPS?

A psicoterapia de grupo permite através da escuta e acolhimento, oferecer aos usuários do CAPS a minimização de sofrimentos e estigmas, por meio das trocas de experiência, aliviando a sobrecarga humana e familiar.

Quais são os benefícios terapêuticos?

Saiba quais são os benefícios da terapia
  • Promove autoconhecimento. Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objetivos pessoais. ...
  • Ajuda a encontrar motivação. ...
  • Melhora os relacionamentos interpessoais.

Quais são os tipos de grupos operativos?

Há dois tipos de grupos: a família, que é o grupo primário, trabalho, estudos, instituições e outros são grupos secundários. Dentro de um grupo familiar todos exercem um papel, um denuncia o que se faz ausente, o que suporta as situações, o que se deixa levar pelas emoções entre outras.

Qual a diferença do grupo operativo e terapêutico?

Neste sentido, podemos dizer que os grupos operativos têm um caráter terapêutico apesar de que nem todos os grupos terapêuticos podem denominar-se de grupos operativos. No grupo, a escuta também pode ser provocativa, na medida em que o coordenador problematiza, levanta questões, propõe cortes e rupturas nas falas.

O que são grupos psicoterápicos?

Psicoterapia em grupo é o nome dado a qualquer forma de terapia coletiva, ou seja, que é realizada com várias pessoas reunidas. Em geral, inclui três universos: o indivíduo, o grupo e a sociedade. É nesses universos que o ser humano se desenvolve e realiza a maioria de suas atividades.

Como montar grupo terapêutico online?

Basta fazer inscrição através do formulário online e se comprometer a participar de sete encontros semanais, com 1h30 de duração cada, pela plataforma Google Meet, com no máximo 15 participantes.

Como criar um grupo de apoio?

Crie um plano de negócios que defina sua visão do grupo de apoio. Inclua uma missão que destaque os objetivos do negócio assim como o tipo de cuidado que deseja oferecer àqueles que fizerem parte do grupo. Inclua os custos iniciais do negócio, planos de seguro e despesas com divulgação.

O que é um grupo social exemplos?

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

São exemplos de grupos sociais?

Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva. ... Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.

Quais são as características de cada grupo?

Características. Grupos sociais são caracterizados pelas formas como se organizam. Isso significa que cada grupo social partilha de normas, valores, hábitos e costumes próprios. Além disso, possuem um objetivo comum a todos os seus integrantes, por mais que o nível de contato entre eles possa variar.

Quais os fenômenos grupais?

Associação de pessoas trabalhando juntas em prol de um ou mais objetivos. É a ação conjunta de dois ou mais indivíduos a fim de influir nos resultados de uma ou mais pessoas. Membros de um grupo formam coalizões quando isto lhes parece oportuno, quando os resultados podem ser mais compensadores.

O que é um processo grupal e quais características este possui?

O processo grupal

Implica uma rede de relações que pode caracterizar-se por relações equilibradas de poder entre os participantes ou pela presença de um líder ou subgrupo que detém o poder e determina as obrigações e nor- mas que regulam a vida grupal.

Qual a diferença entre grupo e processos grupais?

Pré-visualização | Página 1 de 1

Grupo e Processos Grupais Condições básicas para o estabelecimento de um grupo A consciência do outro como pessoa. Estabelecimento de relações. Processos grupais Coesão – é a pressão resultante das forças que agem sobre o sujeito para que este permaneça ligado ao grupo.

O que é um grupo operativo?

O grupo operativo é um grupo centrado na tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos da resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal, e não no campo de cada um de seus integrantes, o que seria uma psicanálise individual em grupo.

Artigo anterior
Onde é utilizada a radiação beta?
Artigo seguinte
Quando está grávida de gêmeos a barriga cresce mais rápido?