Onde é utilizada a radiação beta?

Perguntado por: Henrique Diogo Coelho de Pinheiro  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. ... O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.

Onde é utilizada a radiação alfa?

Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.

Quais são as aplicações das radiações alfa beta é gama?

Observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga. Sem o devido conhecimento, estas três radiações podem representar perigo, mas quando são devidamente usadas se tornam úteis, principalmente na medicina: são empregadas no tratamento de tumores cancerígenos.

Quando um elemento emite radiação beta?

Assim, quando um elemento radioativo emite uma partícula beta, ele se transforma em um isóbaro, isto é, elemento com mesmo número de massa (pois ele perdeu um nêutron, mas ganhou um próton) e com número atômico (número de prótons) maior 1 unidade.

O que é radiação beta positivo?

As partículas betas β têm carga negativa β ou positiva β+ e são elétrons e ou pósitrons e+ respectivamente. Pósitrons são anti-partículas dos elétrons. ... A partícula β é emitida quando um nêutron de dentro de um núcleo "se transforma" num próton emitindo um β,isto é, um elétron e um antineutrino ν barra.

Radiações Alfa, Beta e Gama - Brasil Escola

19 questões relacionadas encontradas

Quem emite radiação beta?

A emissão de uma partícula beta (0-1β) é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino.

Que tipo de radiação é mais perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

O que emite radiação beta?

A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. ... Esta radiação ocorre na forma de partículas beta (β), que são elétrons de alta energia ou pósitrons emitidos de núcleos atômicos num processo conhecido como decaimento beta.

Como se forma a radiação beta?

Ocorre que uma radiação beta trata-se de elétrons dotados de alta energia emitidos de núcleos atômicos instáveis em um processo denominado de emissão beta. ... Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino.

Quando ocorrem as emissões radioativas?

Essas emissões possuem energia e, por isso, quando são emitidas pelos núcleos de átomos radioativos (núcleos instáveis), atingem as moléculas de gases, como os que estão presentes no ar e conseguem ionizar esses gases, ou seja, arrancam os seus elétrons e formam íons.

O que é radiações alfa beta gama?

Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama (γ): ou raios gama.

O que são os raios gama?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética ionizante nociva à saúde e com alto poder de penetração. Os raios gama interagem com a matéria arrancando-lhe elétrons. ... A radiação gama é produzida, na maioria dos casos, pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis.

O que se entende por radiação gama?

São ondas eletromagnéticas de alta frequência semelhantes à luz e aos raios X. A diferença é que eles carregam muito mais energia. Com alto poder de penetração na matéria, os raios gama só podem ser barrados por elementos extremamente densos, como o chumbo.

São características das radiações alfa?

A radiação alfa possui carga positiva, ela é constituída por 2 prótons e 2 nêutrons, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel alumínio, apesar de serem bastante energéticas. A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações.

Como ocorre a emissão alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

Qual o poder de penetração da radiação alfa?

Poder de penetração:

A velocidade das partículas alfa é baixa, sendo inicialmente de 3 000 km/s até 30 000 km/s. ... Por ser lenta, a radiação alfa tem um poder de penetração muito baixo, não atravessando nem mesmo uma folha de papel, roupas ou pele.

Como ocorre decaimento beta?

Em um reator nuclear, ocorre especialmente o decaimento β, porque a característica comum dos produtos de fissão é um excesso de nêutrons (consulte Estabilidade nuclear ). Um fragmento de fissão instável com excesso de nêutrons sofre β-decaimento, onde o nêutron é convertido em próton, elétron e antineutrino .

Como ocorre o decaimento alfa é beta?

Na equação de decaimento alfa, um átomo pai (P) transmuta em um átomo filho (F) mais radiação alfa (He). A partícula alfa é um núcleo de hélio, pois sua estrutura é composta por 2 prótons. No decaimento beta ocorre a emissão de uma partícula que pode ser um elétron ou um pósitron.

Qual a velocidade da radiação beta?

As partículas Beta são capazes de penetrar cerca de um centímetro nos tecidos(veja a figura a seguir), ocasionando danos à pele, mas não aos órgãos internos, a não ser que sejam ingeridas ou aspiradas. Têm alta velocidade, aproximadamente 270 000 km/s.

Quais são os produtos do decaimento beta?

O decaimento beta é a emissão de um elétron (e-) ou pósitron (e+) pelo núcleo. Existe também a captura eletrônica , que não será tratada neste texto. Neste tipo de decaimento, o número de massa A permanece constante e os números de prótons Z e de nêutrons N variam em uma unidade.

Qual é o isótopo radioativo que emite partícula beta positiva?

O pósitron também pode ser denominado de partícula beta positiva, pois, na verdade, ele é uma antipartícula beta negativa (-10β). Dessa forma, quando um radioisótopo emite um pósitron, seu número de massa (A) não se altera, pois o nêutron formado permanece no núcleo no lugar do próton que se converteu.

Quanto de radiação é perigoso?

- 1.000: hemorragia. - 4.000: possível morte no prazo de dois meses, se a vítima não receber tratamento. semanas. - 20.000: danos ao sistema nervoso central, perda de consciência em questão de minutos e morte no prazo de horas ou dias.

Qual tipo de radiação causa câncer?

Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

Qual a coisa mais letal do mundo?

O Calcanhar de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.

É correto afirmar que quando um núcleo emite uma partícula β?

(UEMS) Sobre as reações nucleares, é correto afirmar que: I. Quando um átomo emite partículas α, seu número atômico cresce 2 unidades. ... Quando um núcleo emite uma partícula β, seu número de massa não se altera.

Artigo anterior
Qual a capacidade de resolução do olho humano?
Artigo seguinte
Quais são os grupos terapêuticos?