Quais são os fundamentos de um argumento?
Perguntado por: Pedro Moura de Ribeiro | Última atualização: 1. März 2022Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)
A Teoria da Argumentação (TA) estuda as maneiras de se chegar a conclusões utilizando-se do raciocínio lógico, ou seja, de como conclusões podem ser derivadas dado um conjunto de premissas. Essa área do conhecimento abrange desde diálogos simples a argumentos judiciais.
Quais são os tipos de argumentos?
- Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
- Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
- Argumentação por comparação. ...
- Argumento por causa e consequência. ...
- Argumento por exemplificação. ...
- Argumento por enumeração.
Quais são os componentes de um argumento?
São Paulo: Martins Fontes, 2001.), os elementos fundamentais de um argumento são o dado (D), a conclusão (C) e a justificativa (J). É possível apresentar um argumento contando apenas com esses elementos, cuja estrutura básica é: "a partir de um dado D, já que J, então C".
Quais são os tipos de argumentos e exemplos?
- Argumento de Autoridade: ...
- Argumento por Causa e Consequência: ...
- Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
- Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
- Argumento por analogia (ou a simili): ...
- Argumento de Senso Comum: ...
- Argumento de fuga:
Qual é a principal característica de um bom argumento?
Porém, para o argumento ser bom é necessário algo mais. Além de conclusão e premissas, são indispensáveis mais três condições: As premissas do argumento devem ser verdadeiras ou pelo menos aceitáveis para uma pessoa razoável. As premissas devem oferecer informações relevantes para justificar a conclusão.
O que é um argumento?
O que é um bom argumento?
O que é um argumento bom (ou cogente)? - 2. ... Um argumento pode ser sólido (ou seja, ser válido e ter premissas verdadeiras) e, no entanto, ser um mau argumento. Para um argumento ser bom ou cogente tem de possuir, além da solidez, premissas mais plausíveis que a conclusão.
Como saber se um argumento é bom?
Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira.
Quais são os 5 tipos de argumentos?
- Argumento de autoridade. ...
- Argumento histórico. ...
- Argumento de exemplificação. ...
- Argumento de provas concretas. ...
- Argumento de comparação.
O que é argumento de exemplo?
Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.
Como argumentar exemplos?
Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.
Quais os três princípios da argumentação?
Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.
Como se faz um argumento?
No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).
Quais são os tipos de argumentos na filosofia?
- Argumento de autoridade.
- Argumento indutivo.
- Argumento por analogia.
- Argumento dedutivo.
- Tipos de argumentos inválidos.
- Referências e leitura adicional.
Como classificar um argumento?
Os argumentos podem ser válidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser válidos, com premissas falsas e conclusão falsa. Os argumentos podem ser válidos com premissas falsas e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser inválidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira.
Como identificar os argumentos de um texto?
No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).
São exemplos de textos argumentativos?
Para entendermos melhor o que são os textos argumentativos, vamos dar alguns exemplos: ensaios filosóficos que defendem uma ideia com argumentos; ensaios científicos que explicam propostas a partir de dados, estudos e provas; monografias históricas com visões de determinados fatos; artigos de opinião; manifestações de ...
O que é Contra-argumento exemplos?
O contra-argumento consiste na refutação contra um argumento oposto. ... Argumento a favor do aborto: "o aborto é uma solução para a gravidez indesejada que evita que uma criança nasça em meios a graves problemas familiares, evitando que ela não seja criada por pessoas que não quiseram concebê-la".
O que é argumento de causa e consequência de um exemplo?
Argumento por causa e consequência
Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
O que é argumento 2?
2. Enumeração. A enumeração é o segundo dos tipos de argumentos que abordaremos aqui. Nela, você deverá citar os vários argumentos que possui sobre o assunto, um a um, de modo a, literalmente, enumerar uma série de fatos que comprovam a relevância do que você está defendendo.
Como começar o argumento 1?
- Mostrar contraste ou oposição: porém, mas, em vez de, apresar de, contudo, entanto, pelo contrário.
- Adicionar um ponto: e, além disso, igualmente, da mesma maneira, de igual maneira.
- Apresentar causa e consequência: Dessa maneira, assim, por essa razão, desse modo.
O que são argumentos em uma redação?
O texto argumentativo é aquele em que defendemos um ponto de vista com o objetivo de convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte. Esse convencimento é feito mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas com base em um raciocínio coerente e consistente.
Qual é o melhor método de argumentação?
É importante que o leitor identifique que os argumentos utilizados possuem relação com o ponto de vista defendido pelo autor. Por isso, a argumentação precisa ser linear e feita de maneira lógica e estratégica, evitando confusões interpretativas por parte do leitor.
Como ter bons argumentos em uma discussão?
- Seja confiante. ...
- Evite argumentos generalistas e sem fundamento. ...
- Tenha conhecimento de causa. ...
- Tenha calma e seja educado. ...
- Peça para seu adversário explicar seu ponto de vista. ...
- Não perca a linha. ...
- Foque no tema. ...
- Procure pessoas que concordem com você
O que é a argumentação em filosofia?
Ela consiste em um modo de organização de raciocínios com o objetivo de evidenciar ou contradizer uma proposição (JAPIASSÚ; MARCONDES, 2001). ... Segundo Alves (2005), a argumentação filosófica visa ao convencimento racional, enquanto as demais formas de argumentação têm por objetivo a persuasão retórica.
O que é um argumento em Filosofia?
Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.
Como preparar um detox para limpar o intestino?
Quanto tempo para ficar com barriga de tanquinho?