O que é endometrite animal?

Perguntado por: Mélanie Nicole Borges de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

A endometrite em éguas é uma inflamação, que pode ser aguda ou crônica, no endométrio desse animal. Ela pode ter causas diversas e levar as éguas à subfertilidade ou a infertilidade total. Alguns animais são mais suscetíveis a essa condição devido à sua anatomia, idade ou histórico reprodutivo.

O que é endometrite em éguas?

A endometrite eqüina é considerada como a principal causa de subfertilidade e infertilidade em éguas, tendo um impacto econômico, uma vez que muitas éguas deixam de gerar potros anualmente. Esta subfertilidade é devido ao ambiente infectado dentro do útero para o desenvolvimento do concepto (OLIVEIRA, 2006).

O que é endometrite em bovinos?

A endometrite subclínica é uma doença de natureza crônica e é caracterizada pela presença de neutrófilos na citologia uterina na ausência de sinais clínico de inflamação como o exsudato purulento (SHELDON apud SANTOS, 2010).

Como tratar endometrite em vacas?

No caso das endometrites o tratamento pela infusão intrauterina é o mais utilizado, podendo ser recomendado a antibiótico terapia sistêmica. As drogas de eleição para o tratamento da metrite e endometrites são: oxitetraciclina (longa ação) e cefalosporinas.

O que é uma endometrite?

A endometrite crônica é uma inflamação bacteriana persistente do endométrio, a parede interna do útero. A condição pode impactar diretamente a fertilidade ao diminuir as chances de implantação do embrião no útero e aumentar o risco de aborto.

J.A Online - ENDOMETRITE

22 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de endometrite?

Sintomas manifestados pela endometrite
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Corrimento vaginal abundante e com odor forte;
  • Sensibilidade uterina e inchaço abdominal;
  • Dor no abdômen inferior ou no períneo, região localizada entre a vagina e o ânus;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Mal-estar geral;
  • Febre ou calafrios;
  • Constipação.

Como é a dor da endometrite?

Sintomas da endometrite

Existem vários sintomas que podem sugerir uma endometrite, porém são bastante genéricos, tais como: mal-estar, febre, dores pélvicas ou abdominais, abdômen distendido, hemorragia ou corrimento vaginal.

Como tratar infecção uterina em vacas?

Como tratar metrite em vacas? O tratamento para a metrite puerperal aguda é a administração sistêmica de antibióticos. É indicado o uso de antiinflamatórios não esteroides e, se necessário, recomenda-se a utilização de uma terapia de suporte mais agressiva, inclusive fluido terapia intravenosa ou oral.

Qual a diferença de metrite e Endometrite?

O termo endometrite, metrite, perimetrite e parametrite referem-se respectivamente a inflamação do endométrio e miométrio, superfície serosa do útero, e estruturas de sustentação do útero (JONES, 2000).

Como usar o Ciosin?

Ciosin® é um potente agente luteolítico que causa uma regressão funcional e morfológica do corpo lúteo (luteólise) em bovinos e equinos, seguida de um retorno ao cio e ovulação normal.

O que é Endometrite Pós-parto?

Endometrite puerperal é a infecção uterina tipicamente causada por bactérias que ascendem do trato genital inferior ou do trato gastrintestinal. Os sintomas são: sensibilidade uterina, dor abdominal ou pélvica, febre, mal-estar e, às vezes, secreção vaginal.

Como fazer lavagem uterina em vaca?

O tratamento recomendado é a administração de PGF2α ou produtos análogos, causando luteólise, comportamento de estro de três a cinco dias após a aplicação, abertura da cérvix e expulsão do conteúdo acumulado e eliminação dos agentes contaminantes do útero em aproximadamente 90% dos casos tratados (Noakes et al., 2001).

Qual o conceito de Endometrite clínica Pós-parto em bovinos?

A endometrite clínica é caracterizada pela presença de secreção vaginal purulenta detectada na vagina dos animais afetados 21 dias ou mais após o parto, mucopurulenta (aproximadamente 50% pus, 50% muco) ou catarral, detectada na vagina 26 ou mais dias pós-parto (LEBLANC et al., 2002a; SHELDON et al., 2006; SHELDON et ...

Como evitar Endometrite em éguas?

A idade da égua, natureza e extensão da infecção, agente etiológico e comprometimento degenerativo do endométrio devem ser levados em conta. Para eliminar os fatores predisponentes e evitar a contaminação, deve ser iniciada uma terapia intra-uterina.

Como é o útero de uma égua?

Útero. Primeiramente, o útero da égua é um músculo tubular unido à vagina e às tubas uterinas. Possui uma forma semelhante a um T ou Y e é considerado bicorno. Assim, o corpo do útero mede cerca de 18-20 cm de comprimento por 8-12 cm de diâmetro mas éguas multíparas e mais velhas tendem a ter úteros maiores.

Como saber se a égua vai parir?

Fique atento a esses sinais antes que sua égua dê à luz
  1. Tetos aumentados. ...
  2. À medida que o parto se aproxima, as tetas também aumentam. ...
  3. Um tipo de cera se formará na ponta de cada teto.
  4. As áreas do quadril e da anca começarão a relaxar, o que cria um afundamento perto da base da cauda.

O que causa metrite?

A metrite é uma inflamação da camada interna da parede uterina, decorrente de contaminações bacterianas ou lesões provocadas no útero das vacas.

O que é metrite em cães?

Essa infecção no período pós-parto, capaz de causar inflamação por todas as camadas do útero, é chamada de metrite. Complicações durante o parto e gestação podem contribuir com a ocorrência de metrite nos animais domésticos, assim como o abortamento.

Quais os tipos de piometra?

A piometra em cadelas pode ser de dois tipos:
  • Aberta: após dois meses do cio, a cadela apresenta corrimentos vulvares purulentos, é mais fácil de identificar e tratar e representa até 85% dos casos;
  • Fechada: a infecção obstrui o colo do útero devido ao surgimento de nódulos no endométrio.

Qual o melhor antibiótico para infecção uterina?

Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.

Como corrigir prolapso uterino em vacas?

O tratamento basicamente é operatório. Mas, antes de redução do prolapso, o útero deve ser lavado e os restos de placenta e corpos estranhos devem ser removidos. Logo depois, para a realização do procedimento o útero é erguido e mantido acima da vulva do animal.

O que fazer quando há retenção de placenta?

Quando a vaca já está com retenção de placenta, uma das recomendações é cortar os restos placentários e fazer uma higienização local. Além disso, deve-se tentar combater uma proliferação bacteriana, sendo indicado uma antibioticoterapia sistêmica.

Qual exame detecta endometrite?

Diagnóstico da endometrite crônica

A presença da endometrite crônica no organismo pode ser detectada por meio de uma biópsia do endométrio ou por uma histeroscopia. Resultados de exames de sangue, de urina e de imagem que identifiquem alterações no organismo complementam o diagnóstico.

Como acabar com a endometrite?

A endometrite tem cura e o tratamento é, em geral, simples. Ele visa eliminar a infecção e a inflamação do endométrio. Para isso, a paciente é medicada com antibióticos, porém, em casos agudos graves, pode ser necessário recorrer a uma internação para que ela receba o medicamento de forma intravenosa.

Qual melhor remédio para endometrite?

A endometrite tem cura. O tratamento para remover a infecção pode envolver o uso de antibióticos, como doxiciclina, ciprofloxacina, amoxicilina com clavulanato, azitromicina. Esses remédios são usados ​​para combater as bactérias que causam a inflamação do endométrio.

Artigo anterior
Quais direitos fundamentais são absolutos?
Artigo seguinte
Como contratar 500 MB da Vivo?