Quais são os fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica?

Perguntado por: Frederico Brito Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

Portanto, a pedagogia histórico-crítica tem como pressuposto a problematização sobre o modo de produção para compreender o desenvolvimento histórico do homem. Este pressuposto implica questionar o papel da educação escolar no interior do modo de produção capitalista.

Qual o fundamento da pedagogia crítica e quais seus principais pedagogos?

A Pedagogia crítica é uma filosofia educacional descrita por Henry Giroux como um "movimento educacional, guiado por paixão e princípio, para ajudar estudantes a desenvolverem consciência de liberdade, reconhecer tendências autoritárias, e conectar o conhecimento ao poder e à habilidade de tomar atitudes construtivas."

Quais as características da pedagogia Histórico-crítica?

A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.

Quais são os fundamentos filosóficos psicológicos e Didático-pedagógicos da pedagogia Histórico-crítica?

A pedagogiahistórico-crítica fundamenta-se no materialismo histórico, ou seja, na compreensão da história tomando como base o desenvolvimento material, da determinação das condições materiais da existência humana (SAVIANI, 2008).

O que é concepção histórico-crítica?

A concepção histórico-crítica surge no quadro das tendências críti- cas da educação brasileira, objetivando a superação das teorias crítico- reprodutivistas. Historicamente, as teorias crítico-reprodutivistas aparecem como resultado de análises referentes ao fracasso do movimento de maio de 68 na França.

02 Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica

32 questões relacionadas encontradas

O que é a teoria pedagógica Histórico-crítica?

É uma teoria de orientação socialista, organizada no Brasil a partir da década de 1980. Na Pedagogia Histórico-Crítica a educação escolar é valorizada, tendo o papel de garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum.

Qual o papel do professor na Pedagogia Histórico-Crítica?

Conclui-se que o professor tem papel fundamental no ensino e aprendizagem de seus alunos, ensinando o conhecimento acumulado da humanidade e desenvolvendo atuação primordial quanto à conscientização dos estudantes em relação à sociedade, com foco em uma sociedade justa e igualitária, buscando contextualizá-los ...

Quais são as teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Qual o objeto da educação Segundo Saviani?

Escreveu Dermeval Saviani: “Para a Pedagogia Histórico-Crítica, a educação é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”.

Qual é o objeto da educação para Saviani?

Depois de esclarecida a natureza da educação, Saviani (2005) trata da sua especificidade, ou seja, aquilo que é específico da educação, o seu objeto. Foi dito que a educação tem a ver com idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades.

Quanto à Pedagogia Histórico-Crítica?

Sendo assim, a pedagogia histórico-crítica tem a compreensão de que o ato educativo deve ocorrer em sua totalidade, gerando uma visão ampla e complexa, relacionando os conteúdos com o processo de formação do sujeito (educando) com o cotidiano no qual ele está inserido (sociedade), tornando o ato de ensinar um processo ...

Quem criou a pedagogia crítica?

A Pedagogia Histórico-Crítica surgiu no final da década de 1970, com Dermeval Saviani. Trata-se de uma proposta que tem a intenção de superar tanto as teorias não-críticas, como as crítico-reprodutivistas.

O que é pedagogia crítica de Paulo Freire?

O processo de reflexão crítica tem como base a pedagogia crítica de Freire (1970) e parte da premissa que uma formação crítica deve conduzir ao desenvolvimento de cidadãos que sejam capazes de analisar suas realidades social, histórica e cultural, criando possibilidades para transformá-la, conduzindo alunos e ...

Qual a teoria de Comenius?

Comenius defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, aconselhando, para esse fim, que se construíssem escolas maternais; desta forma estes seres teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos depois.

Qual a teoria de Dermeval Saviani?

Dermerval Saviani acredita que a escola deve lutar contra a seletividade, a discriminação dos alunos, mas que o aluno também deve fazer sua parte, pois se somente se considerar uma peça sem qualquer importância no sistema conseguirá promover a mudança necessária para o bem de toda a sociedade e do próprio sistema.

Como é vista a educação brasileira por Dermeval Saviani?

Saviani conclui que o ensino não se limita à transmissão de conhecimento, mas é, sobretudo, uma ferramenta que deve ser utilizada de forma inteligente, propondo atividades que permitam a resolução de problemas, pois através destas, o aluno pode assumir a responsabilidade de sua própria capacidade de pensar.

O quê educação segundo Paulo Freire?

Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.

Quantas são as teorias da aprendizagem?

Para estruturar a enquete, destacamos as seguintes teorias de aprendizagem, a saber: Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Aprendizagem Significativa.

Quais são as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?

Dentre essas teorias da aprendizagem podemos destacar três delas que considero a psicogênese do desenvolvimento infantil, e o interesse natural do indivíduo em cada fase de desenvolvimento numa perspectiva integracionista são elas as teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.

Quais as teorias da aprendizagem que identificam o aluno com um papel ativo?

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

Qual o perfil do professor na tendência Histórico-crítica?

Uma formação docente assentada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica implica a própria humanização do professor. Uma formação para além do senso comum, que o transforme e que, de posse de uma fundamentação teórica apoiada na reflexão filosófica e no conhecimento científico contribua para a transformação social.

Quais as ações de um professor com uma proposta pedagógica crítica?

Observar, refletir, indagar, confrontar conceitos e agir é um caminho necessário a ação docente, pois proporciona novos conhecimentos, uma ressignificação da própria prática, bem como a construção de novas situações que favoreceriam um melhor resultado no trabalho desenvolvido.

Como a pedagogia Histórico-crítica contribui para que essa função social da escola seja contemplada no currículo da EJA?

A pedagogia histórico-crítica considera como prioritário que na escola sejam trabalhados os conteúdos num processo educativo intencional e isto representa um trabalho com o conhecimento objetivo e universal, portanto, compreende que o conhecimento tem um caráter histórico.

O que diferencia a Pedagogia Histórico-Crítica das pedagogias nova e tradicional?

É nesse aspecto que a pedagogia histórico-crítica se diferencia das teorias crítico-reprodutivistas. Ela garante a existência de um espaço para ação política, a partir da educação, que revolucione a prática social global, implodindo o modo de produção capitalista.

Por que defender a Pedagogia Histórico-Crítica na atualidade?

A importância de estudar a PHC deve-se ao fato de ser uma das principaias Teorias Pedagógicas existentes na atualidade no Brasil e, quem sabe, no mundo. Trata-se de uma pedagogia contra hegemônica, comprometida com a classe trabalhadora, que objetiva a construção de uma nova educação para outra sociedade.

Artigo anterior
O que é Pré-questionamento recurso?
Artigo seguinte
O que influenciou o romantismo em Portugal?