Quais são os fatores que influenciam a diversidade genética dentro de uma população?

Perguntado por: Guilherme Leal  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

Dentre esses fatores, podemos citar a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética.
...
Fatores responsáveis pela variabilidade genética
  • Mutação: é a principal fonte para o surgimento de variabilidade genética. ...
  • Fluxo gênico: é a movimentação de genes de uma população para a outra.

Quais os fatores que podem influenciar na diversidade genética de uma população?

Os fatores que influenciam a diversidade genética dentro de um conjunto de genes incluem o tamanho da população, mutação, deriva genética, a seleção natural, a diversidade ambiental, a migração e os padrões de acasalamento não-aleatórios.

Quais são os fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética de uma população?

fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população – mutação e permutação; fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural.

Quais as principais causas da variabilidade genética?

A variabilidade genética é conseguida, principalmente, quando um processo de mutação leva ao surgimento de novos alelos. A mutação leva a mudanças na sequência de nucleotídeos que compõem o DNA, e, mesmo que essas mudanças afetem apenas uma base em um gene, os impactos no indivíduo podem ser significativos.

Quais as principais características da genética de populações?

Genética de populações é o ramo da Biologia que estuda a distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e fluxo gênico. A genética populacional também busca explicar fenômenos como especiação e adaptação ao ambiente.

Fatores que determinam a Diversidade Genética

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a definição de genética de populações?

A Genética de Populações é um dos ramos matemáticos da Genética porque visa estabelecer relações dos alelos mendelianos dentro de populações de indivíduos.

O que afirma a genética das populações?

A genética populacional, também chamada de genética de populações, é um campo teórico dentro da Biologia que busca, através de cálculos matemáticos, estudar a distribuição e a composição genética em uma ou mais populações e as consequências de possíveis mudanças nessa composição.

Quais são as causas da variação entre os indivíduos dentro de uma espécie?

A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, fluxo gênico entre populações e da reprodução sexuada. As mutações são mudanças aleatórias no DNA, o qual determina a aparência, comportamento e a fisiologia dos organismos.

Onde ocorre a variabilidade genética?

Introdução. A variabilidade genética é o resultado da recombinação genética e o acumulo de mutações, em um indivíduo ou em um grupo, que ocorrem em decorrência dos processos naturais do próprio organismo ou por exposição a fatores externos, deriva genética ou novas combinações a partir da reprodução sexuada.

Quais são os principais processos responsáveis pela diversidade genética em bactérias?

As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução.

Quais são os mecanismos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética?

A reprodução sexuada é um importante mecanismo que proporciona a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população. A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética.

Quanto maior for a variabilidade genética de uma população?

Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, maior será a capacidade dela se adaptar às adversidades do meio.

Quais os principais fatores evolutivos que atuam sobre uma população?

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Quais os fatores que podem influenciar na diversidade?

Padrões de riqueza e diversidade biológica
  • Isolamento e área. ...
  • Gradiente latitudinal. ...
  • Gradiente em relação à altitude. ...
  • Gradiente em relação à profundidade. ...
  • Gradiente durante a sucessão ecológica.

O que é diversidade genética?

refere-se à quantidade de indivíduos geneticamente diferentes, em virtude de fatores herdáveis e/ou ambientais, pertencentes à mesma espécie.

Quais os fatores que podem alterar a constituição genética de uma população ou quais as condições para que uma população esteja em Equilíbrio de Hardy Weinberg?

Se não há mudança nas frequências dos alelos e do genótipo da população ao longo do tempo, diz-se que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg. Alguns fatores que podem atuar alterando a frequência dos alelos são a seleção natural, mutação, migração e oscilações genéticas.

Como surgem as mutações genéticas?

As mutações acontecem quando o vírus se adapta ao ambiente para sobreviver. Ao invadir uma célula, o vírus entrega seu material genético aos ribossomos, estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Os ribossomos montam as cópias do vírus.

Qual é o conceito de variabilidade?

Significado de Variabilidade

substantivo feminino Característica, particularidade ou estado do que é variável; qualidade daquilo que pode variar. Etimologia (origem da palavra variabilidade).

Como ocorre o processo de hereditariedade?

A hereditariedade ocorre de duas maneiras: específica e individual. Hereditariedade específica: transmissão de fatores genéticos que originam características em comum em determinados grupos. A espécie humana, por exemplo, apresenta atributos físicos e estruturais comuns a todos.

Por que as mutações são consideradas a principal causa da variação genética nos seres vivos?

A mutação é considerada a fonte primária da variabilidade genética, pois ela é responsável pelo surgimento de novos alelos. Além da mutação, temos a reprodução sexuada, a deriva genética e o fluxo gênico como fatores que influenciam na variedade de alelos de uma espécie.

Quais as causas das diferenças individuais Segundo o neodarwinismo?

A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

O que diz a lei de Hardy-Weinberg?

Segundo o princípio de Hardy-Weinberg, quando não há nenhum fator evolutivo atuando em uma população, a frequência dos alelos e dos genótipos permanece constante. ... Por fim, não podem ocorrer mutações nessa população, ela não pode sofrer seleção natural e não pode ocorrer fluxo gênico.

O que diz o princípio de Hardy-Weinberg?

O princípio de Hardy-Weinberg diz que, caso fatores evolutivos não atuem sobre uma população, as frequências gênicas não se alterarão. Entretanto, esse princípio só se aplica em populações teóricas, uma vez que muitas premissas exigidas não ocorrem na natureza.

O que leva à deriva genética acontecer principalmente em pequenas populações?

A deriva genética atua principalmente em populações pequenas e pode ocorrer de duas maneiras: Efeito gargalo: Acontece quando o tamanho da população reduz-se drasticamente em uma geração. Essa diminuição pode ocorrer em razão de eventos naturais, como secas, terremotos e inundações.

Como calcular a genética de populações?

A frequência é determinada contando-se quantas vezes o alelo aparece na população, em seguida, dividindo-se pelo número total de cópias do gene. O pool gênico de uma população consiste em todas as cópias de todos os genes nessa população.

Artigo anterior
Qual é o melhor cavalo do mundo?
Artigo seguinte
Qual o homem mais rico da Ásia?