Quais são os fatores determinantes do estado nutricional?

Perguntado por: Verónica Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (10 avaliações)

Dessa forma, são fatores determinantes do Estado Nutricional: Fatores econômicos (renda, acesso); Fatores sociais (hábitos, modismos, estéticos, mídia, colegas, etc.); Fatores culturais (descendência, costumes);

O que são fatores nutricionais?

O estado nutricional dos indivíduos é caracterizado por grande dinamismo e decorre essencialmente do equilíbrio entre três fatores: composição da alimentação (tipo e quantidade dos alimentos ingeridos), ... nutrientes e eficiência do aproveitamento biológico dos alimentos (ou da nutrição propriamente dita).

Como se determina o estado nutricional de um indivíduo?

A avaliação do estado nutricional é fundamental no estabelecimento do diagnóstico nutricional do indivíduo. Consiste da obtenção de dados alimentares, exames físicos, bioquímicos, antecedentes e composição corporal.

Quais são os estados nutricionais?

O estado nutricional é definido como o grau com o qual as necessidades fisiológicas por nutrientes são supridas. Havendo desequilíbrio nessa relação, podem ocorrer distúrbios nutricionais, quer por falta, quer por excesso.

São fatores que interferem no estado nutricional do paciente?

As mudanças fisiológicas que interferem no estado nutricional são: diminuição do metabolismo basal, redistribuição da massa corporal, alterações no funcionamento digestivo, alterações na percepção sensorial e diminuição da sensibilidade à sede.

Aula 05 Fatores determinantes

22 questões relacionadas encontradas

O que é classificação do estado nutricional?

A classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas (por exemplo, peso e altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, peso por idade, altura por idade).

Qual o estado nutricional adequado?

O estado nutricional é considerado adequado quando existe equilíbrio entre as necessidades energéticas do indivíduo e o que ele consome.

Quando ocorre um estado nutricional deficiente?

De maneira geral, podemos dizer que a desnutrição ocorre devido a uma alimentação inadequada ou a uma incapacidade de absorção dos nutrientes ingeridos. A desnutrição pode afetar pessoas de qualquer idade, porém alguns grupos são considerados mais vulneráveis a desenvolvê-la.

O que é estado nutricional artigo?

O estado nutricional, caracterizado pelo balanço entre a necessidade e a oferta de nutrientes, está intimamente ligado à saúde da criança, influenciando seu processo de crescimen- to e evolução clínica.

Como avaliar o estado nutricional de uma pessoa?

Como a avaliação é feita? A princípio, a avaliação do estado nutricional é feita por anamnese alimentar, de modo que o nutricionista conversa com seu paciente para entender melhor os seus hábitos e, depois, procura saber mais sobre sua história clínica e o histórico familiar a fim de identificar riscos.

Como deve ser feita a avaliação nutricional dos pacientes?

É uma abordagem completa realizada pelo nutricionista com o objetivo de avaliar o estado nutricional do cliente/paciente. Como é feito? Ela é feita a partir do diagnóstico e histórico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e avaliação da composição corporal do paciente (bioimpedância e antropometria).

Quais os métodos utilizados para avaliação do estado nutricional dos pacientes?

A avaliação da nutrição é realizada por dois métodos: direto e indireto. Os métodos diretos lidam com o indivíduo e medem critérios objetivos, são eles: antropométricos; laboratoriais e bioquímicos; clínicos; e de avaliação da dieta.

O que são fatores antinutricionais dos alimentos?

Os chamados fatores antinutricionais são aqueles compostos presentes em uma vasta variedade de alimentos de origem vegetal.

Qual a diferença entre estado nutricional e avaliação nutricional?

Ressalta-se que triagem nutricional de pacientes se refere a apenas detectar a presença de risco de desnutrição. Já a avaliação nutricional, além de detectar desnutrição, também classifica seu grau e permite coleta de informações que auxiliem em sua correção.

O que é estado nutricional do idoso?

O estado nutricional dos idosos pode ser medido pelo índice de massa corporal (IMC) - peso em quilograma dividido pela altura em metros ao quadrado -, sendo os seguintes pontos de corte: IMC abaixo de 22,0 kg/m2 (baixo peso); IMC entre 22,0 e 27,0 kg/m2 (normopeso); IMC acima de 27,0 kg/m2 (sobrepeso).

O que é o Programa Sisvan?

As informações sobre estado nutricional e marcadores de consumo alimentar da população atendida na APS estão disponíveis no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

O que provoca deficiência?

Tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de medicamentos teratogênicos (capazes de provocar danos nos embriões e fetos). Doenças maternas crônicas ou gestacionais (como diabetes mellitus). Doenças infecciosas na mãe, que podem comprometer o feto: sífilis, rubéola, toxoplasmose. Desnutrição materna.

O que é deficiência de nutrientes?

Desta forma, a deficiência nutricional é a ausência ou limitação no fornecimento de um nutriente, que influencie nas atividades essenciais do metabolismo da cultura. Essa deficiência, normalmente é avaliada pela diagnose visual.

Quais são as principais deficiências nutricionais?

As principais deficiências de micronutrientes são: a anemia e a deficiência de ferro, vitamina D, vitamina B12, vitamina A e zinco. Não raramente também observo dietas com baixo teor de cálcio, selênio, ácido fólico, vitamina E, vitamina K, entre outras.

Como avaliar Escore-z?

O Escore-Z representa o número de desvios-padrão a partir do ponto central da população referência. Enquanto o Percentil quantifica os indivíduos desde o início até o final da distribuição (de próximo a zero até próximo a 100), o Escore-Z quantifica a partir da Mediana ou Percentil 50.

Quando usar percentil e Escore-z?

Para avaliar o estado nutricional de uma criança a partir das curvas de crescimento, podem ser utilizados dois parâmetros: percentil e score-z. Os pontos de corte definidos por percentil e score-z servem para investigar situações de normalidade e de risco nutricional (peso e estatura inadequados para sexo e idade).

Qual o impacto dos fatores antinutricionais na alimentação?

Eles interferem na digestibilidade, absorção ou utilização de nutrientes e, se ingeridos em altas concentrações, podem acarretar efeitos danosos à saúde, como diminuir sensivelmente a disponibilida- de biológica dos aminoácidos essenciais e minerais, além de poder causar irritações e lesões da mucosa gastrintestinal, ...

Qual a importância de conhecer fatores antinutricionais?

Eles servem para que as plantas possam se defender contra predadores, seja por meio da inibição da digestão ou absorção de nutrientes, por causar efeitos adversos, e até mesmo danosos, ao trato gastrointestinal.

O que são fatores antinutricionais qual ou quais principais substâncias consideradas fatores antinutricionais nas leguminosas e qual sua relação com os minerais?

Fatores antinutricionais são substâncias formadas naturalmente em cereais e leguminosas que reduzem consideravelmente a biodisponibilidade de minerais e proteínas do organismo. Os principais fatores antinutricionais encontrados são fitatos, taninos, inibidores de enzimas digestivas e lectinas.

Artigo anterior
Como deixar a roupa branca na máquina de lavar?
Artigo seguinte
Como mudar o ABNT do teclado atalho?