Qual é o local de última escolha para uma punção intravenosa periférica?

Perguntado por: Joana Matilde de Paiva  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

Punção venosa periférica: dar preferência aos membros superiores, evitando os locais de dobras cutâneas; Punção venosa central: ordem de preferência (acesso subclávio > jugular > femoral).

São locais mais indicados para punção endovenosa periférica?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

Qual a veias de primeira escolha para punção venosa periferia?

As veias do arco dorsal da mão foram as de primeira escolha e as epicranianas as de última escolha. Os critérios de escolha foram visualização, facilidade, durabilidade e fármaco infundido.

Quais devem ser os critérios para a escolha do melhor local de punção?

A seguinte ordem de opção na escolha do sítio de punção é sugerida, levando-se em conta a facilidade da técnica e o menor risco de complicações: Veia Jugular Interna (VJI); Veia Subclávia (VSC); Veia Femoral (VFe);

Quais são as veias para punção venosa?

Acesso venoso periférico
  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

Punção Venosa Periférica- Técnica Passo a Passo

34 questões relacionadas encontradas

Qual veia do braço e fatal?

Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico. Ferimento profundo pode matar uma pessoa em até 20 minutos.

Como escolher a melhor veia?

Use um torniquete

Esse é um dos métodos que as enfermeiras mais utilizam para visualizarem melhor a veia dos pacientes. A tira de borracha pressiona as veias, restringindo o fluxo sanguíneo e, consequentemente, aumentando a concentração de sangue dentro delas. Quanto mais sangue em uma veia, melhor é sua visualização.

Quais os locais que devemos evitar para uma punção venosa?

Não devemos escolher lugares com terapia ou hidratação intravenosa, locais com cicatrizes ou queimadura, perto de onde foi realizado uma mastectomia, cateterismo ou qualquer outro procedimento cirúrgico, áreas com hematomas, abscessos, que já sofreram trombose (pouco flexíveis) e com múltiplas punções recentes.

Como fazer uma boa punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Quais são os tipos de punção?

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta.

Quais as melhores veias para punção?

Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.

Quando usar Scalp ou Abocath?

O primeiro é utilizado em procedimentos cotidianos, em membros, como braço, mão e perna; enquanto o segundo é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro ou dieta parental.

Onde se localiza a veia cefálica?

A veia cefálica, geralmente é formada sobre a tabaqueira anatômica, próxima ao cotovelo, frequentemente envia uma raiz, a veia cefálica intermédia do cotovelo, que se encontra com a veia basílica intermédia do cotovelo e formam a veia intermédia do cotovelo4-11.

Quando é indicada a punção venosa?

Quais as indicações e contra-indicações da punção venosa periférica? É indicada a desidratação em adultos e crianças, reposição de volumes estéreis, administração de drogas de uso contínuo e hemoderivados. Manter via de acesso rápido em situações emergenciais.

Como fazer acesso venoso periférico?

O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.

Quando os cateteres de inserção periférica são indicados?

O PICC (Cateter Central de Inserção Periférica) é indicado para: Pacientes que necessitam de acesso venoso vascular para terapia venosa prolongada (maior que seis dias);

Qual a forma correta de coletar sangue?

Coleta de sangue com seringa e agulha
  1. Coloque a agulha na ponta da seringa, sem retirar dela a sua capa protetora. ...
  2. Pressione o êmbolo da seringa, retirando dela todo o ar;
  3. Coloque o garrote no braço do seu paciente e peça para que ele feche a mão;
  4. Escolha a veia que será puncionada delicadamente;

Por que devemos evitar punção nos membros inferiores?

As veias de membros inferiores não devem ser utilizadas a menos que seja absolutamente necessário, em virtude do risco de embolias e tromboflebites.

Quais as complicações relacionadas a punção venosa?

As complicações locais identificadas como as mais frequentes foram: flebite com 64,9 %, infiltração com 40,5% e hematoma com 18,3%. Trombose, tromboflebite e extravasamento atingiram menos que 5 %.

Quais as orientações que devemos passar aos paciente pós Puncao venosa e pós punção para coleta de exames?

Pressione firmemente o local da punção com dedo indicador da outra mão até estancar o sangramento. > Não utilize bolsa ou segure pacotes ou peso com braço que foi puncionado.

Por que a veia fica fina?

Múltiplas punções para qualquer que seja o propósito pode causar inflamação (flebite) no vaso e com isso as veias tornam-se mais delgadas ("secas").

Quando o sangue não sai da veia?

O sangue grosso, conhecido cientificamente por hipercoagulabilidade, acontece quando o sangue fica mais espesso que o normal, ocorrendo devido a alterações dos fatores de coagulação, acabando por dificultar a passagem do sangue nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de complicações, como AVC ou trombose, por exemplo.

Porque as veias afina?

As veias e vênulas possuem paredes musculares muito mais finas que as artérias e arteríolas, principalmente porque a pressão em veias e vênulas é muito menor. As veias podem dilatar-se para acomodar um aumento do volume sanguíneo.

Artigo anterior
Quantos quilos dá para engordar em uma semana?
Artigo seguinte
O que significa ter direito à liberdade?