Quais são os fatores de transcrição?

Perguntado por: Raquel Costa Pires  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Os fatores de transcrição são proteínas que contém pelo menos dois domínios funcionais: um de ligação com o DNA e outro de ligação com a RNA polimerase. Essas proteínas controlam, quando, onde e como os gene serão transcritos, sendo a base para o controle da expressão gênica.

Onde fatores de transcrição se ligam?

Factores de transcrição (TF) são proteínas que se ligam ao DNA de células eucarióticas para permitir que haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA, permitindo assim a transcrição e a futura tradução.

Em que pontos a expressão gênica pode ser regulada?

Embora todos os estágios da expressão gênica possam ser regulados, o principal ponto de controle para muitos genes é a transcrição. Estágios posteriores de regulação comumente refinam os padrões de expressão gênica "rascunhados" durante a transcrição.

Por que a expressão gênica deve ser regulada?

A expressão genética pode ser regulada por vários processos celulares com o alvo para controlar a quantidade e a natureza dos genes expressados. ... Estas proteínas reguladoras ligam ao ADN e enviam os sinais que controlam indirectamente a taxa de expressão genética.

Qual a função dos promotores no processo de transcrição?

Basicamente, o promotor informa à polimerase onde "se sentar" no DNA e começar a transcrever. A região promotora precede (e ligeiramente sobrepõe-se) à região transcrita, cuja transcrição especifica. Ela contém locais de reconhecimento para a RNA polimerase ou suas proteínas auxiliares se ligarem.

Fator de transcrição

29 questões relacionadas encontradas

O que é splicing alternativo e qual a sua função?

Compreende um importante mecanismo na expressão gênica de eucariotos, responsável pelo aumento da diversidade proteômica e, portanto da capacidade codificante do genoma. Diferentes mecanismos parecem afetar a regulação do splicing alternativo, incluindo estresse metabólico.

O que é uma região promotora?

A região promotora é uma sequência de DNA localizada anteriormente à uma região codificante e é responsável por iniciar o processo de transcrição. ... Esta dificuldade se deve ao tamanho reduzido do promotor e ao padrão pouco conservado, o que gera resultados com alto número de falsos positivos.

Quais os princípios básicos da regulação gênica em Procariotos?

Regulação da Expressão Gênica: Modula a interação da RNA polimerase com a região promotora bem como a sua atividade catalítica. ... Afinidade do promotor pela enzima. Proteínas reguladoras: Repressores: se ligam ao DNA em regiões denominadas operadores.

Qual a importância da regulação gênica para os organismos Procarióticos?

Já que a síntese de proteínas requer grandes quantidades de energia e recursos, as bactérias (e eucariotos) desenvolveram mecanismos elaborados para controlar a escolha de quais proteinas são feitas em diferentes momentos, sob diferentes condições ambientais. Isso é regulação gênica.

O que é regulação negativa?

Para alguns genes, para se iniciar a transcrição, é necessária a presença de um activador ligado ao operador. Para outros, será evitar a ligação de um repressor. Estes casos são referidos como regulação negativa porque é a ausência de uma proteína que permite que ocorra a transcrição.

Quais são os pontos de regulação do processo de transcrição?

Pontos Principais:

Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene. Os repressores reduzem a transcrição. Grupos de fatores de transcrição ligando locais chamados intensificadores e silenciadores podem ativar ou desativar um gene em partes específicas do corpo.

Quais as regiões reguladoras da transcrição?

Uma sequência reguladora (também denominada região reguladora ou "elemento regulador") é um segmento de ADN (DNA) onde as proteínas de união ao ADN, tais como os factores de transcrição, se ligam preferencialmente. ...

O que é o código genético?

O código genético diz respeito aos códons e aos aminoácidos que eles codificam. ... O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).

Onde ocorre o processo de transcrição?

A transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é formada, utilizando como molde uma das fitas do DNA. ... Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase. Todo o processo ocorre no núcleo da célula.

Como se inicia o processo de transcrição?

O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.

Como ocorre o processo de transcrição do DNA?

A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. ... O processo é iniciado quando a polimerase do DNA se liga a uma das extremidades do DNA.

Por que a regulação gênica é importante para as bactérias?

Esses exemplos ilustram um ponto importante: que a regulação gênica permite que bactérias respondam a mudanças no meio através da alteração da expressão gênica (assim modificando o conjunto de proteínas presentes na célula).

Qual é a importância das mutações nos genes reguladores?

Estas mutações devem-se a alterações na expressão do DNA. ... Mutações nestes genes reguladores podem dar lugar a alterações em mais do que um gene, uma vez que atuam como “maestros” da expressão proteica.

O que estuda a Epigenética?

Do grego, “epi”, que significa sobre ou por cima da nossa genética, a epigenética é o estudo da hereditariedade, com o intuito de analisar suas cargas genéticas a fim de prever sua saúde estética a partir daí.

Como ocorre a regulação da expressão gênica em Procariotos?

Regulação em procariontes e eucariontes

Ambas usam proteínas regulatórias que se ligam perto da região codificante de proteínas para modular o nível de transcrição. ... A diferença mais importante é que o DNA eucariótico é compactado em nucleossomos, formando a cromatina, enquanto o DNA procariótico não tem nucleossomos.

Como ocorre a regulação da expressão gênica no que se refere à estrutura da cromatina?

A expressão genética é controlada com a ajuda das proteínas reguladoras a níveis numerosos. Estas proteínas reguladoras ligam ao ADN e enviam os sinais que controlam indirectamente a taxa de expressão genética.

Quais alterações podem ocorrer na estrutura da cromatina?

A cromatina é uma substância dentro de um cromossomo que consiste em DNA e proteína. O DNA carrega as instruções genéticas da célula. Alterações na estrutura da cromatina estão associadas à replicação do DNA e à expressão gênica. ...

Qual é a função da ligase?

Na replicação de DNA, o trabalho das ligases é unir fragmentos de DNA recém sintetizados para formar uma fita sem emenda. ... Usando o ATP como fonte de energia, a ligase catalisa uma reação em que o grupo fosfato terminal da extremidade 5' de uma fita de DNA é ligado ao grupo hidroxila terminal da extremidade 3' da outra.

Qual a função do Spliceossomo?

O processamento do pré-mRNA é realizado por uma complexa maquinaria molecular chamada de spliceossomo. O spliceossomo é composto por cinco snRNP (pequenas ribonucleoproteinas) e por proteínas ricas em serina e arginina (proteínas SR). Essa maquinaria reconhece porções do íntron e isso permite a clivagem dessa região.

O que são as regiões enhancers?

Enhancers são sequências curtas de nucleotídeos que podem estimular ou potencializar a transcrição de genes mesmo estando localizado há milhares de nucleotídeos do promotor.

Artigo anterior
Qual as menores cidades do mundo?
Artigo seguinte
Qual a diferença de indústria leve e pesada?