Qual tipo de radiação causa câncer de pele?

Perguntado por: Madalena Correia Pinto  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

A exposição desprotegida aos raios UVA e UVB danifica o DNA nas células da pele, produzindo defeitos genéticos, ou mutações, que podem levar a câncer de pele e envelhecimento precoce. Os raios ultravioleta também podem causar danos oculares, incluindo catarata e câncer de pálpebra.

Qual radiação causa o câncer de pele?

A exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tumor mais frequente em ambos os sexos. A radiação solar (exposição natural à radiação UV) pode atingir as pessoas de três maneiras: diretamente, dispersa em céu aberto e refletida no ambiente.

Quais raios causam o câncer de pele?

A relação da exposição ao sol e do câncer de pele

O sol emite raios com altos níveis de radiação ultravioleta. Essa radiação atinge superficialmente (raios UVB) e mais profundamente (raios UVA) a pele, podendo causar queimaduras, lesões, alergias e também o câncer de pele.

Qual radiação queima a pele?

Radiação Ultra-Violeta

A UVB, situada entre 290nm e 320nm é prejudicial a quase todas as formas de vida e é a maior responsável pelas lesões na pele.

Qual raio UV dá câncer?

Além disso, a exposição aos raios UVA e UVB tem uma relação importante com o desenvolvimento do melanoma. Esse é o mais perigoso dos três tipos mais comuns de câncer de pele.

Entenda tudo sobre radiação ultravioleta, protetor solar e câncer de pele!

15 questões relacionadas encontradas

Qual faz mal UVA ou UVB?

Os raios UVA penetram na pele profundamente e causam problemas como manchas de pigmento escuro, alergia solar e envelhecimento prematuro, enquanto os raios UVB são responsáveis por queimaduras e bronzeamento. Porém, ambos aumentam seu risco de câncer de pele.

Qual causa câncer UVA ou UVB?

Raios UVB estão mais ligados ao câncer de pele

A pele começa a ficar vermelha cerca de 2 a 7 horas depois da exposição ao sol. Como o UVB é mais energético que o UVA, acredita-se que ele tem o poder de gerar mais câncer de pele”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Qual a diferença entre os raios UVA UVB e UVC?

Depois temos o ultravioleta B (UVB) de energia intermediária, tendo comprimento de onda na faixa de 315 nm a 280 nm. Finalmente, temos o ultravioleta C (UVC) como o mais energético, cobrindo uma faixa de comprimento de onda de 280 nm a 200 nm (alguns estendem este limite até 100 nm).

Qual e o tipo de radiação mais perigosa?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano.

Qual UV perigoso?

Há dois tipos de raios ultravioleta: o UV-A, que penetra mais fundo na pele, altera o funcionamento das células e pode provocar câncer, e o UV-B, que atinge só a superfície da pele, mas é o mais perigoso porque é mais cancerígeno.

Qual é o raio solar silencioso que causa o câncer de pele?

Por outro lado, os raios UVA não queimam, tornando-os mais silenciosos e perigosos pelo potencial cancerígeno, além de acelerar o processo de envelhecimento da pele. Por isso, a recomendação é sempre utilizar filtros solares! O protetor solar age como um filtro sobre a pele, protegendo-a dos raios ultravioletas.

Qual o pior raio ultravioleta?

Radiação UVC: também nomeada UV curta ou germicida, apresenta um comprimento de onda entre 200 e 290 nanômetros e é a radiação mais energética. Trata-se da radiação mais prejudicial aos seres humanos, mas que felizmente é totalmente bloqueada pela camada de ozônio.

O que a radiação causa na pele?

Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura. Medula óssea: há o rico de aniquilar a fábrica de células do sangue e de defesa. Isso abre alas para infecções oportunistas.

Como a radiação afeta a pele?

Os danos incluem não apenas queimaduras solares dolorosas, mas também formação de rugas e outras mudanças associadas ao envelhecimento da pele (fotoenvelhecimento), ceratoses actínicas, câncer de pele e até mesmo reações alérgicas e agravamento de algumas doenças cutâneas ( see page Reações de fotossensibilidade).

Quais os efeitos da radiação na pele?

Os principais efeitos maléficos destas radiações são manchas e perda da elasticidade, descamação, perda de água e ressecamento da pele, queimaduras solares ou eritema, e o bronzeamento. O efeito que vem causando maior preocupação é o câncer de pele.

Porque o raio gama e perigoso?

Os Raios gama não são tão energéticos, mas são extremamente penetrantes, podendo atravessar o corpo humano, são detidos somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal. Por estas características esta radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células.

Qual tipo de radiação faz mal?

A radiação ionizante pode aumentar o risco de câncer. A exposição de espermatozoides e óvulos à radiação traz um pequeno aumento do risco de defeitos genéticos nos descendentes.

Qual o perigo da radiação beta?

Danos causados ao ser humano:

Visto que seu poder de penetração sobre o corpo humano é de apenas 2 cm, as partículas β podem penetrar na pele, causando queimaduras, mas são barradas antes de atingir órgãos mais internos do corpo.

O que os raios UVB causam na pele?

A exposição desprotegida aos raios UVA e UVB danifica o DNA nas células da pele, produzindo defeitos genéticos, ou mutações, que podem levar a câncer de pele e envelhecimento precoce. Os raios ultravioleta também podem causar danos oculares, incluindo catarata e câncer de pálpebra.

Qual é o tipo de radiação solar que é mais prejudicial à saúde humana?

Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol. São invisíveis e os mais prejudiciais à saúde humana, por isso a importância da proteção solar todos os dias.

Como os raios UVA e UVB agem na pele?

Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Qual raio solar faz mal?

Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento, e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele.

Qual protetor solar tem proteção UVC?

ProShield MDC® é um produto vegetal obtido por ecoextração. Apresenta potente ação antioxidante e escudo antipoluição. Sua ação protege da luz visível, da poluição digital e contra as radiações UVA, UVB e UVC, além de estimular a produção de colágeno.

O que significa raios UVA?

O raio ultravioleta A, ou UVA, diz respeito à luz ultravioleta que apresenta um comprimento de onda mais longo (de 400 nm a 315 nm). É intenso durante o ano todo e é o raio menos energético da subdivisão. Porém, é o mais nocivo e o que penetra mais profundo nas camadas cutâneas, atingindo até a derme.

Como se proteger dos raios UVC?

Tome mais cuidado em locais onde há areia ou água, como praias ou piscinas, pois essas superfícies refletem os raios UV como um espelho, e podem atingi-lo, mesmo que você esteja na sombra. Nunca se exponha ao sol sem ter protegido a pele com um creme protetor solar, meia hora antes da ida a praia ou piscina.

Artigo anterior
Qual é o tipo de órbita de satélite?
Artigo seguinte
Qual a diferença de HD para pendrive?